bicicleta viagem bikepacking

O que é o bikepacking?

Quem disse que viajar de bicicleta exigia necessariamente uma bicicleta totalmente carregada com porta bagagens traseiro e frontal? Se acha que sim, é porque ainda não conhece o bikepacking. Um pequeno resumo desta prática que revoluciona o domínio das viagens de bicicleta.

1/ Liberdade e minimalismo

O bikepack… quê? Bikepacking! Simplificando, o bikepacking é a versão minimalista da viagem de bicicleta. É uma feliz combinação entre a vontade de viajar pelos caminhos e a necessidade de levar consigo o essencial. O bikepacking significa a liberdade de explorar os mais belos caminhos, de pedalar em pistas esquecidas e de descobrir caminhos isolados. Graças ao minimalismo que implica, o bikepacking leva-o aos mesmos locais que a caminhada mas com as sensações e a diversão de estar junto da tua bicicleta.

"A liberdade faz parte do ADN da viagem de bicicleta. Liberdade de escolher o seu itinerário, liberdade de fazer a sesta em frente ao mar, liberdade de acampar num pinhal... "

2/ O equipamento

Não é necessário uma bicicleta específica nem porta-bagagens, as bolsas de bikepacking adaptam-se directamente ao quadro. Colocam-se no tubo do selim, prendem-se directamente ao guiador ou aproveitam o espaço oferecido pelo triângulo central da sua bicicleta. Os principais elementos de um kit de bikepacking são a bolsa de selim, a bolsa de quadro e a bolsa de guiador. As bolsas de bikepacking são leves e permitem uma melhor repartição da carga na bicicleta.

O que é o bikepacking?

Arnês para bolsa de selim

O arnês permite-lhe transportar a bolsa estanque Riverside (8579464). Perfeitamente estável, fixa-se nas calhas e no espigão de selim da maioria das bicicletas.

2/ O EQUIPAMENTO

Arnês para bolsa de guiador

Suporte para transportar a tua bolsa estanque (8579463) ou qualquer outro objeto cilíndrico. Estável e equipado com três correias integradas, pode ser facilmente fixado em qualquer tipo de guiador.

O que é o bikepacking?

Bolsa de quadro

Esta bolsa de quadro impermeável IPX6 foi concebida para guardar objetos pesados e/ou que precisam de ser rapidamente acessíveis durante a prática de bikepacking.

bikepacking
O que é o bikepacking?

3/ Onde quiser quando quiser

O bikepacking dá-lhe acesso a todos os terrenos. É compatível com a estrada e os caminhos. Permite viajar com autonomia mantendo a bicicleta leve e fácil de manusear. A duração ideal de um passeio em bikepacking é aquela de que dispuser. E se partisse apenas para uma noite ao luar? Vontade de partir? Explore o outro lado do mundo com todos os seus pertences nas bolsas de bikepacking.

O que é o bikepacking?

4/ Filosofia

O bikepacking nasceu no final dos anos 2000 nos Estados Unidos. Atualmente a prática envolve uma verdadeira cultura. Existem numerosos itinerários partilhados pela comunidade e eventos que unem os praticantes de bikepacking na América do Norte, na Europa e noutras regiões.

Então, convencido? O único perigo do bikepacking é o seu caráter viciante. Para nós, experimentá-lo foi adotá-lo. Os praticantes de bikepacking são os exploradores dos tempos modernos. E tu, qual é o teu próximo destino?

O que é o bikepacking?
O que é o bikepacking?

Preparado para tua próxima aventura?

Se viajar é o teu hobbie, porque não fazê-lo de bicicleta? Com uma bicicleta consegues descobrir regiões, países e o mundo inteiro enquanto cuidamos do planeta.

Descubra todos os nossos conselhos 

Como equipar a minha bicicleta de gravel para bikepacking?

Como equipar a minha bicicleta de gravel para bikepacking?

Vais partir em bikepacking com a tua bicicleta de gravel e não sabes como a equipar? Que alforges escolher? Segue os nossos conselhos!
Dicas para Viajar de Bicicleta em Autonomia

Dicas para Viajar de Bicicleta em Autonomia

Sabe qual é a melhor bicicleta para viajar? Descobre as dicas do nosso parceiro bikepacker Rui Ribeiro para escolher a sua companheira de aventuras!
LISTA DE MATERIAL PARA UMA VIAGEM DE BICICLETA

LISTA DE MATERIAL PARA UMA VIAGEM DE BICICLETA

Graças à nossa lista de material a levar numa viagem de bicicleta, nunca mais te esqueças do essencial e não leves nada supérfluo.