A que idade podemos começar a praticar natação artística?
Não há limite de idade para iniciar a natação artística: nunca é tarde demais! Se está à vontade na água e gostava de experimentar, atreva-se! Cada vez mais clubes apresentam horários para todas as faixas etárias, dos mais pequenos aos adultos, mesmo principiantes. É certo que a aprendizagem é mais fácil quanto mais cedo se começar... como, aliás, acontece com todas as disciplinas. Mas com perseverança e trabalho, verá evolução.
Geralmente, os clubes aceitam crianças a partir dos 6 ou 7 anos, alguns por vezes aceitam ainda mais novos. Claro que será mais fácil iniciar a natação artística em boas condições se a futura nadadora ou nadador já estiver à vontade na água: se não tiver medo, se conseguir pôr a cabeça debaixo de água, etc. já será muito bom! Também é possível iniciar a natação artística um pouco mais tarde, pelos 8 anos de idade, e aceder a equipas de alto nível se a criança já tiver praticado atividades semelhantes, como a dança, a ginástica, a ginástica rítmica, este tipo de atividades tem pontos em comum com a natação sincronizada: todas desenvolvem a flexibilidade, o fortalecimento do core, a tonicidade, o sentido de ritmo... por isso, é uma grande ajuda!
Queremos sublinhar o seguinte: não é por a criança ter 9 anos e nunca ter praticado qualquer outro desporto que deve deixar de a inscrever num clube de natação artística! Existe em muitos clubes grupos ditos de "lazer" que não participam em nenhuma competição, ou que apenas tomam parte em competições regionais e distritais; o nível destes grupos é, geralmente, mais acessível e menos exigente do que os grupos de alto nível. Também encontramos associações que oferecem aulas de iniciação para aprender as bases da natação artística e organizar "espetáculos": a ênfase é posta no talento artístico e na criatividade! É outra faceta da nossa disciplina, um pouco como o mermaiding… Se ainda não conhece esta prática, convidamo-lo a ler o nosso artigo sobre o assunto para saber mais!
Em suma, a natação artística não se limita unicamente à competição e à técnica: também podemos praticá-la de forma mais lúdica e tirar partido de outros aspetos do desporto.