NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

O que é a natação artística (ou natação sincronizada)?

Os ballets aquáticos dos anos 1930 evoluíram… Disciplina completa, exigente e graciosa, apresento-lhe a natação artística!

Natação artística diz-lhe alguma coisa? Quando ouvimos falar deste desporto, pensamos logo nas nadadoras, em fatos de banho com lantejoulas, em maquilhagem pesada…
Mas a natação artística é mais do que o visual. Mergulhe connosco no universo deste desporto que exige resistência, força, flexibilidade e sentido de ritmo!

NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

O que é a natação artística?

A natação artística, anteriormente designada por natação sincronizada, é aquela que se parece mais com dançar dentro de água. As atletas devem estar sincronizadas numa mesma coreografia, encadeando figuras técnicas, efeitos artísticos e movimentos acrobáticos: saltos, espiras, espargatas… todos os anos, as equipas inventam novas combinações cada vez mais impressionantes. 

Existe um certo número de movimentos, de deslocamentos e de figuras com nomes por vezes originais: a remada americana, a posição básica dorsal, a barracuda, o pontapé na lua, o flamingo… Na natação artística, o princípio é sempre o mesmo: as nadadoras sincronizadas querem sempre obter a máxima altura acima da água possível; a cabeça para baixo com a remada americana, a cabeça fora de água com a retropedalagem, e na horizontal com a posição básica dorsal

NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

Natação artística vs. natação pura

Em natação artística, à semelhança da natação pura, não é surpresa nenhuma que a principal semelhança é o meio: a água! O deslize é também essencial em ambas as disciplinas
Os pontos comuns terminam aqui; a natação artística e a natação pura continuam a ser desportos diferentes. Por exemplo, na natação pura, deslocamo-nos sempre na horizontal. Já na artística, é mais comum as nadadoras estarem de cabeça para baixo ou com a cabeça à superfície, ou seja, mais num eixo vertical (graças à remada americana e à retropedalagem). 

Além disso, os nadadores de natação pura utilizam os seus movimentos e músculos para se deslocarem, respirando ao máximo dentro de água. Na artística, a água é mais utilizada para se propulsionarem, a respiração é bloqueada durante o esforço e a flexibilidade é a palavra de ordem! As equipas nacionais trabalham ainda com preparadores físicos para aliar a potência e a flexibilidade dos músculos. 

A última grande diferença entre as duas disciplinas: os outros! Na natação artística, as nadadoras estão sempre rodeadas dos membros da sua equipa, enquanto na natação, cada um tem a sua linha da água. E além do mais... quem já viu praticantes de natação pura vestir um fato de banho com lantejoulas ou nadar ao ritmo de uma música? 

NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

As provas na natação artística

Existem vários tipos de prova em função do número de nadadores presentes numa equipa; sim, leu bem: nadadores! Se a natação artística é um desporto maioritariamente feminino desde os Campeonatos do Mundo de 2015, a FINA (Federação Internacional de Natação) abriu as portas aos homens, permitindo-lhes participar em competições internacionais.

Atualmente, os nadadores estão apenas autorizados a participar em provas de duetos mistos em campeonatos nacionais, campeonatos europeus e campeonatos do Mundo.

Mas regressemos aos diferentes tipos de prova no seio da natação artística: o solo, o dueto (feminino ou misto), o ballet a 8, o esquema combinado (a 10) e o esquema highlight (a 10).

NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

Porquê escolher natação artística? 

Se está à vontade na água e lhe apetece dançar sempre que ouve música, porque não se aventura e experimenta a natação artística? É um desporto completo que solicita e desenvolve várias capacidades em simultâneo: a frequência cardíaca, a força, a apneia, a flexibilidade… Além disso, sendo praticada na água, é uma atividade não traumatizante para as articulações e a coluna vertebral, pois não implica quaisquer impactos! 

A natação artística também puxa pelas nossas capacidades mentais: aprendemos a memorizar as coreografias, as figuras, a ter uma maior perceção do corpo no espaço e na música, etc. Este desporto ajuda a fomentar um forte espírito de equipa, concentração e rigor. É um programa mais que completo! 

NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

Qual é o perfil indicado para a natação artística?  

Esta disciplina é indicada para todas as pessoas que estão à vontade na água e que gostam de música, femininos ou masculinos, de todas as idades! De facto, quanto mais cedo se começar, mais fácil será a aprendizagem. Se é verdade que certos clubes oferecem a aprendizagem da natação inicialmente e depois orientam os nadadores para a natação artística, o ideal é saber nadar para se iniciar; mas não é necessário ser um especialista na matéria. 

Não é preciso dominar os 4 estilos (bruços, crol, costas e mariposa) para se iniciar em natação sincronizada. A aprendizagem da natação faz parte dos treinos; a natação permite às nadadoras aquecerem e trabalharem a componente cardíaca. Certos clubes aceitam grupos de natação artística infantil a partir dos 6 anos. As aulas de iniciação para adultos são mais raras, mas é possível iniciar-se em categoria de lazer! 

O conselho de Virginie Dedieu, três vezes campeã mundial, válido para todas as idades e todas as categorias:

“Tudo é possível! Tem de acreditar nos seus sonhos. Acreditar e trabalhar, é assim que se consegue! 
A perseverança e o trabalho são a chave. Também é preciso ter confiança em si e acreditar no fator tempo: não é por não conseguirmos realizar uma figura num dia que nunca vamos conseguir desbloqueá-la. É preciso continuar a trabalhar, repetir uma e outra vez, e chegará lá! 
É preciso permitir-se o tempo de conseguir.” 

NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

A que idade podemos começar a praticar natação artística?

Não há limite de idade para iniciar a natação artística: nunca é tarde demais! Se está à vontade na água e gostava de experimentar, atreva-se! Cada vez mais clubes apresentam horários para todas as faixas etárias, dos mais pequenos aos adultos, mesmo principiantes. É certo que a aprendizagem é mais fácil quanto mais cedo se começar... como, aliás, acontece com todas as disciplinas. Mas com perseverança e trabalho, verá evolução.

Geralmente, os clubes aceitam crianças a partir dos 6 ou 7 anos, alguns por vezes aceitam ainda mais novos. Claro que será mais fácil iniciar a natação artística em boas condições se a futura nadadora ou nadador já estiver à vontade na água: se não tiver medo, se conseguir pôr a cabeça debaixo de água, etc. já será muito bom! Também é possível iniciar a natação artística um pouco mais tarde, pelos 8 anos de idade, e aceder a equipas de alto nível se a criança já tiver praticado atividades semelhantes, como a dança, a ginástica, a ginástica rítmica, este tipo de atividades tem pontos em comum com a natação sincronizada: todas desenvolvem a flexibilidade, o fortalecimento do core, a tonicidade, o sentido de ritmo... por isso, é uma grande ajuda!

Queremos sublinhar o seguinte: não é por a criança ter 9 anos e nunca ter praticado qualquer outro desporto que deve deixar de a inscrever num clube de natação artística! Existe em muitos clubes grupos ditos de "lazer" que não participam em nenhuma competição, ou que apenas tomam parte em competições regionais e distritais; o nível destes grupos é, geralmente, mais acessível e menos exigente do que os grupos de alto nível. Também encontramos associações que oferecem aulas de iniciação para aprender as bases da natação artística e organizar "espetáculos": a ênfase é posta no talento artístico e na criatividade! É outra faceta da nossa disciplina, um pouco como o mermaiding… Se ainda não conhece esta prática, convidamo-lo a ler o nosso artigo sobre o assunto para saber mais! 

Em suma, a natação artística não se limita unicamente à competição e à técnica: também podemos praticá-la de forma mais lúdica e tirar partido de outros aspetos do desporto.

Agora já sabes tudo o que há para saber para te iniciares em natação artística! 

Atreve-te a lançares-te à água?

Camille Adam

Camille adam

Descobri a natação artística aos 9 anos de idade. Foi a minha mãe que me inscreveu: adorava dar espetáculo, estava super à vontade na água e tudo o que era lantejoulas fascinava-me... tornou-se óbvio desde logo que a natação artística e eu íamos ter uma longa história juntas! Adoro o tipo de esforço exigido por esta disciplina: o fortalecimento do core, a apneia, poder evoluir em todos os sentidos e em todas as dimensões, mover-me, sorrir... e também a vertente coletiva, claro: é incrível a força que uma equipa desperta! A entreajuda, o apoio, a perseverança, o perfecionismo, a gestão do stress: a natação artística foi a minha melhor escola de vida, quer como nadadora, quer como treinadora.

Para ir mais longe na natação artística

natação sincronizada

Natação sincronizada: um desporto de raparigas?

No cinema, esta semana (outubro de 2018), um filme francês fala-nos de natação sincronizada! É a ocasião de nos debruçarmos sobre este desporto desconhecido e de colocar a questão: os rapazes podem praticar natação sincronizada? Como está a natação sincronizada masculina?

NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

O que é a natação artística (ou natação sincronizada)?

Os ballets aquáticos dos anos 1930 evoluíram… Disciplina completa, exigente e graciosa, apresento-lhe a natação artística!