Léxico do Futebol

O nosso léxico do futebol

Pergunta-te por que razão os guarda-redes adotam um comportamento distractivo em frente a um ponta de lança?

Bem-vindo ao nosso vocabulário futebolístico!

"Deverias ter centrado ao primeiro poste"
"Não serve de nada perderes tempo com dribles para depois perderes a bola contra os pés do adversário
Se pretendes dedicar-te a um desporto tão popular como o futebol, terás de conhecer este vocabulário único e imagético.
Propomos-te aqui algumas definições da linguagem tática, técnica e humana do futebol.

A

Amortecimento

O curso da bola é amortecido com o corpo do jogador que, assim, poderá controlá-la mais facilmente. 
Por exemplo, poderá amortecê-la com o peito, um grande clássico.

Ângulos superiores

Os ângulos superiores designam cada um dos ângulos da baliza formados pelos postes e pela barra transversal. 
É o ponto mais difícil de alcançar pelo guarda-redes. Por isso, afine a sua pontaria para bater uma bola com efeito ou com potência!

Assistência

Não são apenas os golos que fazem ganhar jogos! Diz-se que o jogador faz uma assistência quando passa a bola a um jogador que marca golo imediatamente a seguir.

Área de grande penalidade

Trata-se da grande área que se encontra à volta da baliza. Nesta zona da verdade, poderá provocar um penalti em caso de falta do adversário e o guarda-redes pode agarrar a bola com as mãos.

B

Bicicleta

Uma verdadeira habilidade acrobática, a bicicleta é sem dúvida o movimento mais espetacular do futebol. De costas para a baliza, o jogador eleva as pernas inclinando o corpo para trás para pontapear a bola, que não chega a tocar no chão. Se conseguir marcar desta forma, terá toda a razão para grandes festejos.

 

Braçadeira

No futebol, o capitão da equipa usa uma braçadeira em redor do bíceps. 
Segundo o regulamento, o uso da braçadeira de capitão autoriza-o a dirigir-se ao árbitro. Na prática, fala-se muito num campo de futebol.

Batimento com efeito

Se quer tentar outra coisa que não os pontapés potentes, para evitar barreiras e bloqueios da equipa adversária, tente bater a bola com efeito! 
Com a parte interior ou exterior do pé, pontapeie o lado da bola para lhe conferir uma trajetória em curva.

Barreira

Vai sofrer um livre? Acontece aos melhores. O importante agora é posicionar bem a sua barreira. 
Com um braço para cima e o outro para baixo, os jogadores posicionam-se na frente do local de marcação do livre para proteger a baliza.

C

Cabeça

O futebol joga-se também com a cabeça! Pois é, não é só com os pés. Para marcar um golo, para passar ou controlar a bola, é preciso saber "usar a cabeça".

Cartão

Se cometer uma falta grave, o árbitro poderá fazer-lhe uma advertência mostrando-lhe um cartão amarelo. À segunda advertência, recebe um cartão vermelho e é obrigado a abandonar o jogo, deixando a sua equipa em inferioridade numérica. Em caso de falta grosseira, poderá receber um cartão vermelho, sem direito a advertência.

 

 

Carrinho

É o principal movimento defensivo. O jogador faz um carrinho atirando-se para o chão para recuperar a bola com o pé. Se jogar como médio defensivo, terá mais oportunidades de fazer carrinhos durante todo o jogo, mas sempre pela frente, com um só pé projetado e de forma a jogar a bola.

Chapéu

Como em todos os desportos com bola, sabe bem fazer, de vez em quando, um chapéu ao guarda-redes. 
Para isso, faça passar a bola por cima da cabeça do guarda-redes. Também pode utilizar esta técnica para driblar um adversário de jogo.

Canto

O canto é assinalado quando a bola ultrapassa a linha de fundo, tendo sido tocada pela última vez por um dos jogadores que está a defender o lance. 
Dirija-se portanto para o canto do campo, para passar a bola aos seus colegas, que procurarão posicionar-se na área de grande penalidade, na esperança de cabecear a bola para dentro da baliza.

Centro

O centro é feito quando se executa um passe na lateral do campo para a área de grande penalidade. 
O centro pode ser feito com a bola no ar ou no solo. Se joga nas laterais, é um papel de ataque com aceleração.

Controlo orientado

Mesmo que seja muito entusiasmante, não pode passar o jogo à espera de cabecear a bola perfeita. 
Terá de controlar a bola à receção de um passe. Num controlo orientado, terá de antecipar o seu próximo movimento para amortecer a bola na direção desejada.

Corredor

Os corredores designam as laterais direita e esquerda do terreno de jogo, ao longo das linhas laterais. 
Se joga à defesa ou como médio lateral, é esta a faixa de terreno dos seus incontáveis avanços e recuos.

Chuto de bola no ar

O jogador chuta uma bola no ar sem a controlar. Se já tiver ocorrido o ressalto da bola, o chuto já não é considerado de bola no ar. 
Aproveitará assim um remate muito rápido e potente. Se acerta ou não na baliza, isso já é outra história...

D

Defesa

Para o guarda-redes, este é o ponto fulcral da sua missão. A defesa dos remates da equipa adversária evita sofrer golos. Poderá agarrar a bola com as mãos, socá-la para desviá-la da baliza ou fazê-la saltar por cima da trave.

 

 

Defesa lateral

À esquerda ou à direita do terreno, o jogador ocupa as laterais da defesa. Além de defender o seu corredor e de cobrir o meio campo lateral, terá de correr bastante. 
A sua equipa conta com as suas acelerações e centragens de bola no ataque.

Defesa central

Eis uma posição que dá jus ao nome. O defesa central defende no seu meio-campo. Os 2 defesas centrais formam o reduto de defesa central. 
A sua defesa deve ser eficaz quer em duelo, quer no jogo aéreo.

Desimpedir

Mais abaixo, falamos-lhe das habilidades de contra-ataque dos líberos. Mas por vezes, sob a pressão da equipa adversária, é melhor optar pela via mais simples. Enviar a bola bem alto e bem longe para aliviar a defesa. Isso dar-lhe-á tempo de reorganizar a defesa.

Desvio

Faz um desvio de bola quando recebe a bola e a transmite a um colega, sem a controlar. Se gosta de fazer correr a defesa, um pouco de altruísmo pode acelerar bastante o jogo.

Drible

Fala-se de "drible" quando o jogador desloca a bola com o pé. O drible designa portanto a condução da bola. 
Por extensão, é também a panóplia de movimentos e toques de bola que dificultam a vida ao adversário.

Drible da vaca

Contrariamente ao seu colega mais pequeno, que pode ser realizado com menos espaço, o drible da vaca requer um pouco mais de espaço e velocidade. 
O jogador contorna o seu adversário, passando por um lado enquanto a bola passa pelo outro.

Drible com controlo de bola

No futebol ou na vida em geral, há coisas mais agradáveis do que ser enganado. 
Neste drible, com a planta do pé, puxe a bola na sua direção no momento em que o seu adversário vai na sua direção.

Decisão por grandes penalidades

Eis o procedimento mais cruel do futebol! Em caso de igualdade do resultado no final do tempo de prolongamento; cada equipa tem direito a 5 tentativas de penalti contra a equipa adversária. Se, no final das 5 tentativas, o resultado continuar empatado, passa-se ao procedimento de morte súbita: perde a primeira equipa a falhar após boa cobrança da outra. Avisámos que o método era cruel...

E

Extremo

Num esquema com vários atacantes, é necessário distribuir-se a toda a largura do terreno. Ao ocupar a posição de extremo, este jogador ocupará as laterais do terreno de jogo, seja para centrar a bola, seja para desviá-la para a baliza e rematar.

 

 

Exterior

Este termo designa a superfície exterior do pé. Para pontapear uma bola com efeito, faça-o com o lado de fora do pé.

Empate

Trata-se do resultado do jogo. Ainda assim, num resultado 0-0 e 5-5, o espetáculo não é o mesmo. 
No futebol, é possível terminar o jogo empatado! Fala-se então de empate ou igualdade de resultado.

F

Futebol de 5

É o mais novo da família do futebol, é jogado no interior e em relvado sintético. 
A área de jogo é mais pequena do que no futsal, mas pode utilizar as barreiras à volta da mesma para fazer ressaltar a bola.

Formação

Em futebol, a formação designa a composição da equipa. Descreve o número de jogadores em campo por linha: na defesa, no meio campo e no ataque. À baliza, não pode haver mais do que um guarda-redes.

 

 

 

 

Futsal

Esta variante do futebol joga-se no interior, em piso duro. Os jogos são disputados entre 5 jogadores de cada equipa, num campo parecido com o do andebol. 
Se prefere o jogo técnico ao físico, vai adorar.

Fora de jogo

Se se encontrar à frente do último defesa no meio campo adversário, quando um colega lhe passar a bola, estará fora de jogo. 
Fácil, não? Pois é, mas acabou de perder a bola.

Finta

Através desta habilidade técnica, o jogador descreve com os pés círculos em redor da bola, sem a tocar.
É possível que tal habilidade possa parecer supérflua quando assim descrita, mas em plena corrida, as suas fintas podem provocar suores frios a muitos defesas.

G

Golo

Este termo designa o momento em que a bola transpõe totalmente a linha da baliza. Para marcar um golo, terá portanto de enviar a bola para trás da linha da baliza. Se marcar na própria baliza, trata-se de um autogolo. Os golos insólitos ou os frangos também são possíveis.

 

 

Guarda-redes

Último reduto da equipa, o papel deste jogador - solitário - consiste em proteger a baliza utilizando todo o seu corpo. 
Por vezes, são chamados de goal (guarda-redes em inglês). O guarda-redes é o único jogador que pode segurar a bola com as mãos na sua área.

Giro de 360º

Se conseguir executar este drible, fará parte dos artista do esférico. Esta habilidade é executada rodando a bola com o pé em redor do seu adversário.

H

Hat-trick

Terá mais hipóteses de realizar um hat-trick se for ponta de lança do que se for guarda-redes. Diz-se que um jogador faz um hat-trick quando marca três golos no mesmo jogo.

 

 

I

Interior

Ao contrário do exterior do pé, o interior designa a parte interior do pé. É a parte mais utilizada em futebol para controlar e chutar a bola. Não se esqueça: planta do pé, segurança!

 

 

 

 

J

Jogador de campo

Se prefere pontapear a bola no ar em vez de a socar por cima de uma baliza, é um jogador de campo. Este termo designa todos os membros de uma equipa à exceção dos guarda-redes.

 

 

 

 

L

Livre

É assinalado um livre quando a equipa que defende comete uma falta. O livre é marcado no local onde foi cometida a falta. A um remate direto à baliza chama-se "livre direto"; se o jogador tiver de passar a bola a um colega, chama-se "livre indireto". Transformar livres em golos é uma arte do futebol.

 

 

Lançamento de bola parada

Designa a retomada do jogo com a bola parada: através de marcação de livre, canto ou penalti. Poderá fazer do lance de bola parada a sua especialidade. 
Mesmo que jogue à baliza!

Líbero

Antigamente, o líbero era o último reduto entre a defesa e o guarda-redes. Hoje em dia, esta posição designa um dos membros da defesa central. 
Se baseia a sua defesa no posicionamento e antecipação e se a sua técnica lhe permite lançar um contra-ataque, faz parte dos últimos líberos.

M

Médios

É a posição crucial do futebol moderno. Se o jogador ocupar a posição de médio, estará no coração do jogo.Existem tantos médios como estilos de futebol, mas em todo o caso, terá sempre uma boa visão do jogo e precisará de três pulmões!

 

 

Médio defensivo

Ocupa a posição à frente da defesa e, regra geral, gosta de fazer carrinhos ao adversário.

Médio organizador

Além de ter como função recuperar a bola, faz subir a bola no terreno e aproveita a sua posição recuada para organizar o jogo.

Médio ofensivo

Conduz o ataque e usa a prestigiada camisola número 10. Esta lendária posição no futebol combina tática e sentido de jogo com criatividade, técnica e talento ofensivo.

Médio lateral

Ocupa os corredores ao ataque e à defesa. Complementar dos jogadores de retaguarda e dos laterais, distribui o jogo, instiga velocidade na lateral e centra.

Mudar o flanco

Existem duas formas de mudar o flanco do jogo. Se executar um passe aéreo à largura do campo para colocar o jogo na lateral oposta, é uma mudança de flanco bem sucedida. Se a sua bola embater na trave da baliza, a apenas alguns centímetros de marcar golo, apesar de também ter mudado o flanco do jogo, teve um resultado lamentável.

P

Ponta de lança

É o atacante principal, no eixo do terreno. Em posição de finalizador, em velocidade num jogo em profundidade ou com cabeceamento da bola, o seu papel consiste em marcar golos. Com o número 9 na camisola, aposta nos movimentos táticos, na capacidade de reação e no talento para marcar.

 

 

Passe de calcanhar

O passe de calcanhar é executado quando chuta ou passa a bola com o calcanhar. É muito eficaz para surpreender a defesa e jogar rapidamente, sem tempo para se voltar. Mas se se encontrar no seu meio-campo, pense duas vezes antes de tentar esta habilidade.

Passe atrasado

Este passe raso ao chão é particularmente eficaz, por isso, aproveite-o. 
O objetivo consiste em passar a bola a um colega de equipa que se encontre em posição recuada no campo. A defesa será apanhada desprevenida.

Penalti

É o pesadelo de qualquer guarda-redes! O árbitro assinala grande penalidade quando é cometida uma falta na área de grande penalidade. 
O jogador chamado a marcar o penalti coloca a bola a 11 metros da baliza, para um duelo com o guarda-redes da equipa adversária.
É uma das melhores oportunidades de golo… na condição de ter nervos de aço.

Prolongamento

Em certas competições, não é possível dar por encerrado um jogo empatado. Se, após o tempo regulamentar, houver igualdade de resultado, serão jogados dois períodos de tempo adicional para desempatar o jogo.

Q

Quadro

O quadro designa os postes e a barra transversal que delimitam a baliza. Diz-se que o batimento da bola é enquadrado quando ela toma a direção da baliza.

R

Recuperação da bola

Quando pontapeia a bola para os pés do seu adversário, são muitas as hipóteses de a perder. Mas quando a sorte lhe sorri e consegue recuperá-la, diz-se que houve uma recuperação da bola.

 

 

Rato de área

Se faz parte desta rara categoria de finalizador, preferirá os golos à boca da baliza do que os chutos a 20 metros da mesma. 
Sempre no local certo, graças ao seu sentido de oportunidade, sente-se na área de grande penalidade como se estivesse na própria casa.

Remate

Para marcar um golo, é preciso rematar à baliza. O remate designa por isso o batimento da bola em direção à baliza adversária. 
O remate pode ser feito com os pés ou com a cabeça. Se o fizer de costas ou com os joelhos, será mais difícil falar-se de um remate...

Rendilhar

Se está à vontade com a execução de dribles ou se privilegia a técnica, é porque gosta de um futebol rendilhado. 
Esta expressão designa um conjunto de fintas e exibições técnicas individuais que, por vezes, ocorrem em detrimento do coletivo.

T

Tempo de desconto

Os tempos de desconto são um sinónimo da concessão de tempo adicional. Estes últimos minutos do jogo podem ser cruciais para inverter uma situação ou arrancar uma vitória, por isso esforce-se!

Tempo regulamentar

Esta expressão designa a duração de um jogo prevista pelo regulamento: 2 vezes 45 minutos no futebol de 11 e 2 vezes 25 minutos se prefere um jogo de 5 contra 5.

U

Ultrapassagem

Gosta de fazer rolar a bola no seu corredor para ultrapassar a defesa adversária? Calha bem, é isso mesmo que se espera de um lateral. Uma ultrapassagem consiste portanto em adquirir velocidade em relação ao adversário, passando pelas alas laterais do campo.

 

 

Recomendamos também os nossos outros conselhos

Descubra o futebol: início e objetivos

Descubra o futebol: início e objetivos

Procura um desporto coletivo que possa praticar onde e com quem quiser? O futebol espera por si!

Os 5 benefícios do futebol

Os 5 benefícios do futebol

Quais as vantagens do futebol para a tua saúde? Apresentamos-te 5 benefícios da bola de futebol para o corpo e para o espírito.

Como escolher a sua bola de futebol?

Como escolher a tua bola de futebol?

Não podes jogar futebol sem bola, mas é preciso escolhê-la bem, encontrar o tamanho certo e escolhê-la em função do seu nível de prática. A KIPSTA propõe-te uma gama completa de bolas de futebol.Cabe-te a ti escolher!