O futebol: início e objetivos

Procuras um desporto coletivo que possas praticar onde e com quem quiser? O futebol espera por ti!

Descubra o futebol: início e objetivos

Se pretendes um desporto com bola que possas praticar em qualquer lugar e com qualquer pessoa, bem-vindo/a aos desportos coletivos. 
Em clube ou em lazer, o futebol joga-se em qualquer lugar no mundo. Vamos explicar-lhe as razões e as origens deste sucesso, bem como as regras e o equipamento para começar bem. Vais iniciar-te no mundo do futebol? Descobre connosco os benefícios e as qualidades do futebol!

ESTÁS INDECISO/A ENTRE A RELVA E O SINTÉTICO? DE 5 OU DE 11, NO EXTERIOR OU EM PAVILHÃO, CONTA-NOS A TUA PRÁTICA DO FUTEBOL.

O que é o futebol?

O futebol surgiu em Inglaterra no século XIX. Na época, cada colégio queria ter o seu próprio desporto coletivo. Enquanto as elites da cidade de Rugby decidiram passar a bola à mão, outras cidades inspiraram-se no regulamento desportivo de Cambridge para criar “o jogo mais simples”. E compensou! Os princípios do jogo e a facilidade em jogar em qualquer lugar fazem com que o futebol seja um dos desportos mais difundidos e praticados. Já improvisou um jogo com mochilas para delimitar as balizas? Ou simplesmente praticou passes de bola e toques de cabeça com os seus amigos? É assim em todo o mundo! O futebol é universal e distancia-se muito em relação a outros desportos na Europa, África e América do Sul. Quer saber mais sobre as famosas leis do jogo? Nós explicamos-lhe: O futebol é um desporto coletivo onde deve marcar mais golos do que a equipa adversária. Para movimentar a bola, que é redonda, deve utilizar os pés. Ou a cabeça. Ou as pernas. Ou o tronco. Nunca pode utilizar as mãos. A não ser que seja guarda-redes. Fácil, não é? Além de se praticar em qualquer lugar no mundo e com quaisquer condições meteorológicas, o futebol joga-se em pavilhão, 5 contra 5: o futsal pratica-se numa superfície dura, em que o tamanho do pavilhão é semelhante ao de um terreno de andebol. O Futebol de 5 é praticado num pavilhão mais pequeno com revestimento sintético, e pode utilizar painéis que delimitam as partes laterais do campo para fazer com que a bola ressalte.  

Descubra o futebol: início e objetivos

As regras  do futebol 

Se queres jogar a sério em vez de brincares com a bola, explicamos-te as regras principais.

Uma partida de futebol são 11 contra 11, com 10 praticantes em campo, que jogam sem as mãos, e 1 guarda-redes por equipa, que pode segurar a bola com as mãos na sua área de ação.

Na defesa, deves jogar sempre a bola, não o adversário.

Para ganhares um jogo, tens duas partes de 45 de minutos para marcares mais golos do que o adversário. E, para marcares um golo, deves colocar a bola na baliza adversária.

Por último, o fora de jogo apimenta o futebol: não pode estar atrás do/a penúltimo/a adversário no momento de passe de um elemento da tua equipa.

Quais os benefícios do futebol?

Além de ser um desporto de iniciação fácil, os benefícios do futebol para a tua saúde são muitos. É um desporto onde corres muito e fazes sprints. Trabalhas tanto o cardio como a resistência. É também um jogo de bola que estimula a tua coordenação, o equilíbrio e o tónus muscular através de vários gestos. Por último, caso tenhas dúvidas, é também um desporto lúdico que permite desanuviar. O futebol puxa pelo teu espírito de equipa. Aprende que a solidariedade e o esforço coletivo aumentam o talento individual.  Para saberes se não tens contra-indicações médicas, consulta o teu médico!

O futebol é adequado para ti?

Sim! O futebol é um desporto que pode ser praticado em qualquer idade e sem pré-requisitos. Graças à sua popularidade, podes encontrar sempre um ambiente adaptado à tua idade e ao teu nível para jogar futebol.

As várias posições e formações no campo de futebol permitem-te encontrar o teu papel numa equipa em função da tua condição física, do teu à-vontade com a bola ou a tua visão do jogo.

Se gostas de corrida e de desportos coletivos, encontrarás o seu lugar numa equipa de futebol!

O equipamento necessário para jogares futebol

Além da bola para começares jogos e exercícios em qualquer lugar, precisas de uma camisola e de uns calções que permitam movimentos amplos, meias altas e calçado adaptado à superfície: se usares as mesmas solas para futebol de 11, futebol de 5 e futsal, irás passar o jogo a escorregar nos passes de bola. Para não ficares com marcas de pitões nas tíbias, recomendamos o uso de caneleiras. Para guardares as balizas, além de equipamento de cor diferente, recomendamos luvas para evitares os golos agressivos!

Descubra o futebol: início e objetivos
Redator de fotografia da Décathlon

Merwen

Redator de equipa da decathlon

Viciado em parques, apaixonado por pavilhões, entendido em piscinas e grande amante do desporto em geral.

Descubra a nossa seleção de conselhos