Guia para acampar com crianças

Aproveita o fim-de-semana ou férias e sai da rotina! Descobre como acampar com crianças de um forma simples e fácil.

Duas mulheres, uma numa tenda e outra a ler numa rede vermelha

Quando viajamos com crianças a logística aumenta ou diminui dependendo da idade dos mais pequenos. Aproveita o fim-de-semana ou férias, sai da rotina e entra em contacto com a natureza. 

Sair de cada com crianças pode ser um desafio, para tornar a tua experiência de acampar com crianças positiva e divertida deixamos-te algumas dicas. Organiza e planeia a estadia para que a possam aproveitar ao máximo.

família dentro de dentro de tenda em campismo

Escolhe o local

Existem muitos parques de campismo de norte a sul do país e ilhas. Começa por escolher a localização, se queres ficar no litoral ou no interior. Em seguida escolhe o parque de campismo e tem em consideração o terreno e infraestruturas. Como vais acampar com crianças, liga antecipadamente para que fiques numa zona do parque perto das casas de banho e numa zona com mais sombra. Desta forma se for necessário colocar os mais pequenos a dormir uma sesta, vai ser mais simples, mesmo com calor.

Tenda

Hoje em dia tens muitas opções de tendas e muitos parques de campismo têm a opção de reserva de bungalow. Mas, um dos momentos mais gratificantes de acampar é montar a tenda!
Escolhe a tua tenda, tendo em conta o número de pessoas e a tua experiência enquanto campista!

Família a fazer uma refeição numa tenda

Leva o essencial 

Quando chegar a hora de preparar a mala leva apenas o essencial! Não leves roupa e calçado desnecessário e tem em consideração as atividades planeadas e o número de dias. Se estás a planear acampar no verão, apesar de teres de levar roupa fresca e confortável para usar durante o dia, não te esqueças de um agasalho para a noite. As noites podem ser mais frescas, em especial no interior.

KIT Primeiros socorros

Prepara o teu kit de primeiros socorros e completa-o com medicação adequada para os mais pequenos, quer seja after sun, creme para picadas de insetos ou medicamentos para febre e enjoos. A prevenção pode “salvar” as tuas férias.

Kit primeiros socorros para levar a acampar

Prepara uma ementa

Vão cozinhar ou fazer as refeições fora? Se só te estás a iniciar agora como campista e vais levar os mais pequenos, cozinhar pode parecer uma logística muito grande! Mas não te assustes!
Começa por verificar se o parque de campismo tem uma zona de churrasqueiras: um churrasco é sempre simples e rápido. Em seguida faz uma lista de refeições fáceis, básicas e rápidas. 
Já tens a ementa organizada? Agora faz uma lista do material que tens de levar (pratos, talheres, panela). Não te esqueças de levar material reutilizável.
Leva uma geleira para conservares os alimentos e não te esqueças de levar snaks para os mais pequenos!

Mãe e filha com geleira num campismo

Material de campismo

Para acampar mais precisar de um pouco mais do que a tenda. Não te esqueças dos sacos-de-cama, colchonete, ou colchões insufláveis, almofada, lanterna e papel higiénico. 

Mulher em saco de cama a dormir ao ar livre

Hora de domir

Apesar de estares de férias, tenta manter as rotinas de sono. Leva a criança à casa de banho antes de ir para a tenda dormir e fecha os fechos da tenda de forma que não seja fácil para a criança sair da tenda sem supervisão.

Relaxa e diverte-te

Relaxar e diversão são as palavras de ordem para a tua estadia num parque de campismo. Simplifica e divirtam-se na natureza!

Afinal é bastante simples acampar com crianças, certo? Diverte-te e brinquem sem parar! Não te esqueças que as noites são frescas e de levar protetor solar para protegeres a tua pele durante o dia. Já marcaste a próxima escapadela em família? Marca na tua agenda, partilha com os teus amigos, colegas e familiares e desfrutem de momentos na natureza.

família a acampar decathlon