Tens espírito nómada e estás a pensar ir de férias acampar ou fazer uma viagem numa carrinha, mas a cozinha não é a tua praia?
Não te preocupes, temos conselhos para ti e vamos ajudar-te a cozinhar com simplicidade no campismo.
Em primeiro lugar, recomendamos que faças um inventário do material de cozinha e do equipamento que vais precisar para cozinhar.
São estes os essenciais que vão determinar quais os pratos e receitas que podes preparar no campismo!
Conjunto de cozinha
Cozinhar num fogareiro a gás ou a lenha vai poupar-te muitas sandes de fiambre e manteiga todos os dias!
Está na altura de aprenderes receitas simples ao ar livre.
O conjunto de cozinha vai ser o teu material de cozinha preferido. É fácil de transportar e contém todos os talheres e utensílios essenciais para poderes cozinhar no campismo.
Uma geleira de campismo
Uma geleira é indispensável para conservar os produtos frescos, assim como alguns pratos já cozinhados.
Os sacos de congelação são indispensáveis para conservar os alimentos mais facilmente e otimizar o espaço dentro da geleira.
Para além disso, são práticos para transportar o piquenique nas caminhadas!
Se levares o teu próprio cantil, evitas que tenhas de comprar garrafas de água diariamente e assim podes ser mais amigo do ambiente.
Durante a viagem, certamente irás encontrar vários pontos de água onde podes encher os teus cantis, de forma prática e sustentável.
Escolhe uma garrafa de água isotérmica para manter a água fresca no calor ou quente quando quiseres levar chá ou café numa caminhada.
Pensar no menu antes da viagem ajuda a ter algum planeamento quando chegamos ao destino e montamos o acampamento.
Podemos optar por levar já alguns enlatados connosco ou então começar a preparar a ementa assim que o acampamento estiver montado: "o que é que vamos comer durante toda a semana?"
É importante planear as refeições com antecedência para poupar tempo para o resto da semana.
Após um dia de caminhada, provavelmente não terás cabeça ou energia para ir às compras ou pensar sobre o que comer. Por isso, dedica algum tempo sozinho ou com o grupo para decidirem em conjunto o que querem cozinhar. Para quem tem famílias grandes e crianças, é um ótimo programa para manter as crianças envolvidas e ocupadas!
Para ajudar nesta tarefa, partilhamos a nossa sugestão de lista de compras essenciais para cozinhar no campismo:
. Hidratos de carbono: arroz, massa, quinoa, sêmola, flocos de aveia, pão de forma, batatas...
. Proteínas: atum em conserva, bifes, sardinhas, salmão fumado, fiambre...
. Produtos láteos: iogurtes, leite, queijo fatiado, queijo fresco (atenção, não se conservam durante muito tempo mesmo numa geleira)
. Legumes e fruta fresca: courgette, tomate, cebola, pimento, maçã, abacate, banana, alperce...
. Conservas: feijão verde, feijão vermelho, milho, ratatouilhe, leite de coco, pesto...
. Condimentos: sal, pimenta, azeite, sumo de limão...
. Outros: sacos do lixo, esponja, detergente para loiça (os indispensáveis, que temos tendência a esquecer quando vamos de férias...)
Se tiveres disponibilidade, e de forma a poupar tempo durante as férias, podes preparar pratos com antecedência para levar contigo nas tuas bagagens.
. Para o pequeno-almoço, levar cereais num saco de congelação ou até mesmo bolachas e madalenas para o lanche das crianças (ou até para ti!).
. Podes fazer o teu próprio molho de salada e guarda-o num frasco hermético ou simplesmente num cantil.
. Se preparares refeições depois de chegares ao parque de campismo, congela-as com antecedência para que se conservem por mais tempo.
Também podes ver as nossas refeições liofilizadas.
Achas que cozinhar num fogareiro é enfadonho e demorado?
Vamos mudar a tua opinião :)
Cozinhar num fogareiro não é mais complicado do que com o teu fogão de cozinha habitual. Aqui estão algumas dicas para facilitar a sua utilização:
Não te esqueças que só tens um bico, por isso, se quiseres poupar tempo, é importante organizares bem as tuas refeições.
É preferível cozinhar primeiro os alimentos mais demorados e enquanto isso, podes fazer outras tarefas como cortar vegetais, pôr a mesa, lavar a loiça (mantendo sempre o fogareiro debaixo de olho)
Conheces a expressão "one pot"? São receitas práticas, simples e deliciosas que juntam vários ingredientes num só tacho! Por isso, são ideais para preparar num fogareiro.
Precisas apenas de uma panela para preparar o prato.
Nem a meteorologia te vai parar!
No momento de cozinhar é muito importante a escolha de um bom sítio, abrigado do vento e da chuva.
Se viajas numa carrinha, podes utilizar o fogareiro no interior (salvo contra-indicação e analisando todas as condições) mantendo as janelas abertas. Ou então, o melhor mesmo será montares uma estrutura no exterior para teres ainda mais segurança ao ar livre.
A nossa equipa desenvolveu um pára-vento para fogareiro, que pode ser um aliado na preparação das tuas refeições.
Tens um fogareiro a lenha?
Lembra-te de utilizar lenha bem seca e fósforos para facilitar o acendimento.
Cozinhar num fogareiro a lenha é mais demorado do que a gás, pelo que podes perder a paciência se o fogo levar muito tempo a acender.
Ir à aventura, no meio da natureza, é o que procuramos quando acampamos em plena natureza.
Quando preparamos este tipo de viagem, tendemos a esquecer uma das necessidades primárias do Homem: alimentar-se.
Aqui estão algumas dicas sobre a melhor forma de organizar as tuas refeições quando vais acampar na natureza e nem sempre tens perto de ti lugares de apoio:
- Antecipa a preparação das refeições e os imprevistos (este ponto é importante, falamos por experiência própria!).
Por vezes, as coisas não correm como planeado: o local de pernoita que tinhas marcado num mapa já não existe, por isso tens de encontrar outro local e isso pode prolongar o teu dia por alguns minutos ou mesmo por mais algumas horas.
- Uma vez no local, estarás cansado, provavelmente será de noite e não te apetece cozinhar.
Para evitar esta situação, planeia chegar ao local onde vais dormir por volta das 18 horas.
Isto dá-te algum espaço para respirar se tiveres um contratempo durante o dia, e se tudo correr bem, podes dedicar algum tempo a cozinhar como um chef.
- Prepara as tuas próprias refeições liofilizadas ou snacks para levares contigo.
Para poupar tempo e espaço na tua mochila, podes preparar misturas prontas em sacos de congelação, tais como arroz + especiarias e sal + lentilhas, que podes misturar com atum enlatado depois de cozinhado.
Também podes preparar umas sandes - tem a vantagem de não necessitar de tempo de cozedura.
Do mesmo modo, podes fazer barras de cereais caseiras com aveia, fruta seca, sementes oleaginosas, mel e lascas de chocolate!
Procura pontos de água (tais como fontes públicas ou estações de despejo de autocaravanas) onde possas lavar a tua loiça e encher as tuas garrafas e bidões de água.
Como medida preventiva, enche sempre as tuas garrafas de água e/ou bidões para que tenhas sempre uma reserva no caso de não encontrares água na tua próxima etapa.
Não te esqueças de verificar se a água é segura para beber caso queiras bebê-la.
Um pequeno conselho de viajante: lavar a loiça tão regularmente quanto possível para evitar transportar pratos sujos ou ficares sem talheres!
O objetivo de umas férias é fugir da rotina do dia a dia, certo? Cozinhar não tem de ser uma dor de cabeça ou a tarefa do dia, pelo contrário!
Diverte-te a cozinhar coisas que adoras com os teus amigos e família! Ou quem sabe até para te surpreenderes a ti próprio e melhorares as tuas habilidades de cozinha em diferentes tipos de ambiente :)
Tens agora todas as ferramentas necessárias para ter umas férias fantásticas e fazer da cozinha o teu passatempo favorito (se é que ainda não o é).
Não te esqueças, planeia as tuas refeições para a semana, compra produtos essenciais e "práticos", tais como conservas que te podem ajudar, planeia a preparação e o tempo de cozedura dos alimentos na tua agenda.
Leva contigo o que precisas para armazenar a comida cozinhada e, mais importante…DESFRUTA TUDO e, acima de tudo, BOM APETITE!