Encontrar uma boa localização
Recomendamos que escolhas antecipadamente o local onde vais passar a noite. Não te esqueças de levar um mapa, uma manta de sobrevivência e de verificar a meteorologia antes de partir. Idealmente, deves ter um «plano B preparado» em caso de mau tempo.
Não hesites em adiar a tua saída se o tempo estiver instável caso não tenhas uma alternativa.
Um local ideal de acampamento caracteriza-se por alguns critérios muito simples:
- um ponto de água próximo é importante.
->Limita o transporte de água potável e para tornar a água da montanha alimentar, basta colocar alguns comprimidos purificadores, ou usar um cantil com filtro. No entanto, não te deves instalar muito perto do ponto de água, desta forma consegues evitar a humidade e a presença de mosquitos.
- Uma zona plana e seca, o mais possível ao abrigo do vento (de preferência na zona inferior dum pico ou desfiladeiro, se possível encostado a um maciço rochoso).
Plano é uma noção bastante relativa, uma encosta ligeira de 2% ou 3% será uma opção aceitável para ter a cabeça mais alta do que os pés.
- Uma boa exposição a oeste ou a este.
Aqui a escolha é pessoal: escolhe entre o pôr do sol para aproveitar a luz fantástica ao fim do dia ou escolhe o nascer do sol por razões obviamente associadas à de manhã ao acordar! Se optares pela opção «nascer do sol», a lógica será orientar a entrada da tenda para este.
Na floresta ou numa clareira, a noite é geralmente agradável (a temperatura da massa de ar no meio florestal é geralmente superior 1 a 3°C) no entanto, numa floresta de coníferas (pinheiros, ciprestes, pinheiros-silvestres...) a acidez do solo é favorável ao aparecimento de formigas!
Por outro lado, a floresta permite pendurar as mochilas para que estas não fiquem ao alcance de roedores e outros pequenos animais como raposas ou doninhas.