Aqui, podes encontrar todos os termos do yoga explicados de forma pormenorizada.
Disciplina que mistura yoga e acrobacias, e que se pratica com um ou vários parceiros.
O yoga aéreo consiste em exercícios em suspensão em faixas de tecido, que permitem treinar posturas ásanas mais elaboradas.
O primeiro dos cinco yamas.
Respeito pelos outros e não violência. Inspirado na premissa de que todos os seres vivos têm uma energia espiritual divina. E desta forma, ferir alguém é ferir a si próprio.
Mais conhecido como Chakra do terceiro olho. A sua função é pôr a energia ligada à intuição e ao autoconhecimento a circular.
Chakra do coração, situado no centro do tronco. Este chakra está estreitamente ligado às nossas emoções.
Um dos cinco yamas, conhecido por Desapego . Sinónimo de não possessividade, lembra-nos de não invejar o que não temos.
Posturas corporais no yoga.
Disciplina de yoga fisicamente exigente, que inclui sequências de ásanas bem precisas.
Um dos cinco yamas. Este termo designa o facto de não roubar e de nos contentarmos com o que já temos.
Um dos cinco yamas. Este termo é sinónimo de celibato, a não procurar o prazer a todo o custo.
Roda da energia dentro do corpo. O corpo contém sete chakras se contarmos desde a base da coluna vertebral até à parte superior da cabeça: muladhara, svadhishana, manipura, anahata, vishuddha, ajna e sahaswara.
Designa o sol (ha) e a lua (tha), o Hatha é o yoga do corpo físico, cujo ritmo menos acelerado é ideal para os principiantes.
Posturas de yoga, ou ásanas, cuja prática coloca a cabeça mais perto do chão do que o coração. Falamos, nomeadamente, da sarvangasana e do equilíbrio em cima da cabeça ou das mãos.
Um dos cinco niyamas. Significa literalmente "entregar-se a uma vontade superior à própria", mas a ideia mais ilustrativa é abandonar o nosso ego para transcender a nossa natureza.
Estilo de yoga dinâmico que se foca no alinhamento e na precisão. As posturas devem ser mantidas durante muito tempo, muitas vezes através de acessórios que ajudam os yogis a executarem as técnicas na perfeição.
Som, palavra ou frase que se repete em silêncio ou em voz alta durante a medição ou a prática do yoga.
Posição das mãos que pode ajudar a manter a concentração durante as posturas de yoga. A mais normal consiste em juntar o polegar e o indicador afastando os outros dedos, com as palmas das mãos juntas em gesto de reza.
Chakra da terra, situado ao nível do umbigo. Dentro de nós quando estamos ancorados ao chão, refreia os nossos instintos.
Namaste significa "O divino em mim saúda o divino em si". Esta palavra é muitas vezes pronunciada no fim de uma aula de yoga, para expressar reconhecimento.
Segundo membro do yoga, que consiste em praticar a disciplina pessoal e a observação espiritual, nomeadamente através da meditação. Existem cinco niyamas: saucha (pureza), santocha (aceitação), tapas (resiliência), svadhyaya (auto-conhecimento) e Ihsvara pranidhana (entrega).
A energia vital que existe em qualquer coisa.
Técnicas destinadas a controlar a respiração e o movimento das energias.
Prática do yoga durante a gravidez, que inclui posturas e técnicas respiratórias que preparam para o parto.
O yoga enquanto relaxamento e cura. Esta disciplina propõe normalmente posturas mais longas e mais ancoradas, com o auxílio de acessórios de apoio.
Chakra que coroa a espiritualidade, associada à aceitação de estar ligado com o Todo.
Um dos cinco niyamas, significa a satisfação. Sugere satisfação e reconhecimento para com o que temos.
Língua antiga da Índia, usada no yoga. A maioria dos professores designa primeiramente todas as posturas com o nome em sânscrito.
Um dos cinco yamas. Sinónimo de veracidade, implica harmonizar os nossos atos e as nossas palavras.
Um dos cinco niyamas, significa pureza ou limpeza. Esta virtude apela a que nos mantenhamos fiéis a nós próprios.
Também designada como a postura do cadáver, esta postura é um incontornável da prática do yoga. É normalmente sustentada durante cinco minutos, no fim da aula.
Yoga "Stand-Up Paddle", praticado em cima de um paddle.
As saudações ao Sol são praticadas em várias disciplinas de yoga, nomeadamente ashtanga, hatha e vinyasa, e destinam-se normalmente a aquecer o corpo no início da aula. Esta sequência é por si só uma mini sessão de yoga.
Chakra sexual situado ao nível do cóccix. É associado à confiança em si próprio e ao potencial pessoal.
Um dos cinco niyamas. Diz respeito ao estudo e à observação de si próprio.
Um dos cinco niyamas, que designa o calor ou a austeridade. É associado à disciplina pessoal e à motivação.
A respiração Ujjayi é muitas vezes designada por "respiração do oceano" em referência ao som emitido pela garganta durante a expiração, e permite tomar consciência da própria respiração.
Significa "sincronização do movimento com a respiração", o yoga vinyasa é uma disciplina dinâmica que coloca a ênfase na sequência fluida das posturas.
Chakra da garganta, associado à energia da palavra e da escuta.
Primeiro membro do yoga, que contém as observações morais a respeitar. Existem cinco yamas: ahimsa, satya, asteya, brahmacharya e aparigraha.
Estilo de yoga suave, cuja prática se concentra nos tecidos conjuntivos, considerados como o yin. Esta disciplina consiste em sustentar durante muito tempo algumas posturas, mantendo-se atento e presente.