DESCobrir O HOT YOGA !

Este estilo de yoga muito exigente, que inclui muitas variantes, pratica-se numa sala aquecida. Lê os nossos conselhos abaixo para descobrir tudo que deves saber sobre esta prática.

banniere_hot_yoga_conseil

Existem muitas variantes de Hot Yoga, tais como o yoga Bikram e os fluxos Vinyasa, que partilham no entanto uma particularidade, estes métodos praticam-se todos numa sala aquecida, entre 30 °C a 40 °C consoante a modalidade e o estúdio. Em geral, este tipo de yoga baseia-se nas posturas físicas (asanas) e na respiração (pranayama). Alguns tipos de Hot Yoga, como o Bikram, impõem a mesma sequência de posturas em cada aula, sem variações. Em contrapartida, muitos estúdios propõem outros estilos de yoga numa sala aquecida, como o Vinyasa ou o Moksha, para permitir aos yogis diversificar o treino. Na década de 1970, Bikram Choudhury foi o primeiro professor de yoga a experimentar o yoga numa sala aquecida. Desde aí, vários estilos surgiram a partir das suas ideias.
Uma coisa é certa, este estilo de yoga vai acelerar o teu ritmo cardíaco e fazer-te transpirar.

VANTAGENS

Uma prática regular pode proporcionar muitos benefícios físicos e mentais!

 

hot_yoga_ap

Ao nível físico:

Favorece a perda de peso e uma boa saúde cardíaca

Melhora a flexibilidade

Aumenta a força e melhora o equilíbrio

Melhora a circulação

Contribui para a desintoxicação do corpo

Ao nível mental:

Reduz o stress e a ansiedade

Diminui a tensão

Aumenta a sensação de tranquilidade

Melhora a concentração

hot_yoga_am

Como decorrerá a primeira aula:

Como existem muitas variantes desta modalidade de yoga, aconselhamos que questiones o teu professor se vai praticar uma determinada sequência ou fluxos. 
Hidrata bem o corpo antes e durante a sessão. 
Nos estúdios de Bikram explicam quando deve beber água durante a prática. Não obstante, é preferível não comer demasiado antes da sessão para não sentir inchaço ou incómodo durante as posturas. 
Tendo em conta que a sessão ocorre numa sala aquecida, a higiene é importante. Além disso, vários estúdios proíbem o uso de perfumes para evitar odores fortes que podem tornar-se invasivos por causa do calor. 
Por último, mas antes de tudo, deves ouvir o teu corpo para não ultrapassar os teus limites, e demonstrar humildade e respeito para contigo mesmo. 
O Hot Yoga é uma modalidade exigente, e muitos yogis explicam que foram necessárias várias sessões para se adaptarem ao calor. Os professores aconselham o acompanhamento de algumas aulas de teste antes de decidir se este estilo de yoga é adequado para ti.

Do que precisas para praticar:

Um tapete: escolhe um tapete estável e que não seja demasiado espesso.

Uma toalha : como vais transpirar muito, recomenda-se uma toalha antiderrapante para tapar o tapete e evitar deslizes.

Calções ou corsários: para suportar melhor o calor, recomenda-se o uso de calções ou corsários respiráveis que acompanhem os movimentos e eliminem eficazmente a transpiração.

Um top adequado: um top de yoga respirável e leve é recomendado. Podes começar com um top de alças ou uma t-shirt, embora provavelmente a dispa durante a sessão para estar mais à vontade.

Acessórios: em alguns estilos de Hot Yoga, os yogis recorrem a acessórios como blocos e correias para praticar determinadas posturas sem sacrificar a técnica.


Prepare-te para transpirar ao praticar Hot Yoga!