tudo sobre a natação artística

Dossier: tudo sobre a natação artística

Com a nossa parceira técnica Virginie Dedieu!

Natação sincronizada, natação artística, diz-te alguma coisa?

natação sincronizada

Natação sincronizada: um desporto de raparigas?

No cinema, esta semana (outubro de 2018), um filme francês fala-nos de natação sincronizada! É a ocasião de nos debruçarmos sobre este desporto desconhecido e de colocar a questão: os rapazes podem praticar natação sincronizada? Como está a natação sincronizada masculina?

Quando ouvimos falar deste desporto, pensamos logo nas nadadoras, em fatos de banho com lantejoulas, em maquilhagem pesada...

Mas a natação artística é mais do que o visual. Mergulha connosco no universo deste desporto que exige resistência, força, flexibilidade e sentido de ritmo! 

Virginie dedieu, parceira técnica da decathlon

Três vezes campeã do mundo a solo, com uma medalha olímpica em dueto… Se há um palmarés de natação sincronizada de cortar a respiração, é certamente o da Virginie Dedieu! Retrato desta grande atleta francesa em 5 questões: percurso, prática desportiva, parceria com a Decathlon Natação Artística, projetos e objetivos.

Virginie Dedieu parceira técnica da Decathlon

Pormenores sobre o papel da virginie dedieu no âmbito da natação artística da decathlon

“Desenvolvemos em conjunto ferramentas pedagógicas para as jovens nadadoras. São ferramentas que não existem ainda e que criamos ou que adaptamos por lhes faltarem funcionalidades para a nadadora sincronizada. Por exemplo, adaptámos uma mola de nariz à prática desportiva. Trabalhámos na criação de um fato de banho preto muito técnico necessário na competição em figuras exigidas.

Participar neste processo é realmente importante para mim. Fui atleta de alto nível, por isso tenho muitos conhecimentos sobre a minha prática. A ideia de poder transmitir e desenvolver estas ferramentas que ainda não existem interessa-me bastante.”

tudo sobre a natação artística

A pergunta extra: de onde surge a natação artística?

A natação artística nasce da natação ornamental e dos ballets aquáticos teatrais no final do século XIX e no início do século XX, recorrendo simultaneamente às técnicas de salvamento e de natação.

Os primeiros concursos dirigiam-se aos homens, mas a natação artística foi sendo cada vez mais associada às mulheres depois de a australiana Annette Kellerman se ter apresentado num tanque de vidro no Hipódromo de Nova Iorque em 1907. (...) 

Todos os aspetos da performance passam a ser tidos em conta: quando um nadador bate ou segue círculos à superfície, pode inclusivamente controlar os salpicos de água.

Este desporto tende a ser misto. No entanto, algumas alianças nacionais (como os Estados Unidos, o Canadá, a Itália, a Rússia e a França) aceitam concorrentes masculinos. Em setembro de 2000, a Federação internacional de natação (FINA) aceitou finalmente a participação dos homens na competição internacional de duplas da Taça do Mundo de 2002 em Zurique. Surgiu depois uma nova prova nos Campeonatos do Mundo de 2015 em Kazan: uma dupla mista. No entanto, nos Jogos Olímpicos, apenas as mulheres podem participar na competição.

DOSSIÊ: tudo sobre a natação artística

Onde podes conhecer e descobrir mais informações sobre natação artística?

Um desporto para todos/as!
Não procures mais! Encontras junto da Federação Portuguesa de Natação todas as informações sobre o desporto, competições e muitas curiosidades. Espreita o site e descobre mais.

Descobre mais sobre natação artística

natação sincronizada

Natação sincronizada: um desporto de raparigas?

No cinema, esta semana (outubro de 2018), um filme francês fala-nos de natação sincronizada! É a ocasião de nos debruçarmos sobre este desporto desconhecido e de colocar a questão: os rapazes podem praticar natação sincronizada? Como está a natação sincronizada masculina?
NATAÇÃO ARTÍSTICA (OU NATAÇÃO SINCRONIZADA)

O que é a natação artística (ou natação sincronizada)?

Os ballets aquáticos dos anos 1930 evoluíram… Disciplina completa, exigente e graciosa, apresento-lhe a natação artística!