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Dicas para pedalar no rolo de treino

O rolo de treino é um elemento essencial no treino de qualquer praticante de ciclismo durante o inverno. Dependendo do teu nível de praticante aconselhamos os clássicos, os interativos ou os direct drive.

Sabes como escolher o rolo de treino mais indicado para ti? Neste artigo partilhamos alguns conselhos para que a escolha seja mais fácil.
- A quem se destina?
- Como funciona um rolo de treino?
- Vale a pena investir num rolo de treino interativo?
- Clássico ou Direct Drive?
- Como e a que dispositivos posso ligar o rolo de treino?
- Dicas importantes!

O rolo de treino: a quem se destina?

Independente do nível de prática, o rolo de treino pode ser um aliado fantástico para alcançar os nossos objetivos. Seja na preparação de uma grande corrida ou simplesmente para mantermos a forma física quando não é possível desfrutar da bicicleta no exterior. Graças ao rolo de treino, a estrada pode ser a nossa sala!

DICAS PARA PEDALAR NO ROLO DE TREINO

Como funciona um rolo de treino?

Sabias que podes pedalar em casa com a tua própria bicicleta? É verdade, apenas tens de saber que existem algumas diferenças (que fazem toda a diferença) e que devemos ter em consideração ao escolher o nosso rolo ideal.

O rolo de treino clássico funciona com uma travagem magnética que, ao encostar no pneu da bicicleta, cria uma determinada resistência que pode ser ajustada através de um seletor fixo ao guiador da bicicleta. Quanto maior for a resistência, maior será o nosso esforço.
Vantagens: simples de usar, resistente e com uma boa relação qualidade/preço.

O rolo de treino conectado funciona com uma travagem eletromagnética, tem a particularidade de ser controlado por uma interface conectada. Isso quer dizer que podemos conectar o rolo com uma APP no nosso telemóvel, e ver dados como velocidade, distância, tempo, potência que ajudam a tornar o treino no rolo mais específico.
Vantagens: permite monitorizar dados e intensidade de treino.

O rolo de treino interativo para além de enviar dados de treino, também os recebe, ou seja, a resistência aumenta ou diminui de forma automática consoante as indicações da nossa APP de treino! Isso quer dizer que podemos experimentar fazer as subidas míticas da Volta a Portugal sem sair de casa! Além disso, podemos estar conectados com outras pessoas para pedalar em conjunto.
Vantagens: simulação realista da estrada, conectividade interativa, níveis de resistência máxima.

Um rolo interativo vale a pena?

É uma questão frequente, especialmente porque o investimento entre um rolo clássico e um interativo é substancial.

- Frequência de utilização
Sejam quais forem as razões, se o objetivo é pedalar todos os dias no rolo de treino, deve considerar-se uma opção interativa. Irá ajudar a manter a motivação sempre em altas graças à imersividade através das APP de treino indoor.

- Tipo de utilização. 
Se normalmente se pedala com um grupo na estrada, é muito provável que alguém desse grupo já tenha um rolo de treino. Se for o caso, poderás continuar a partilhar os benefícios de pedalar em conjunto, mesmo quando não for possível sair para a estrada!

- Objetivos
Se se pretende melhorar a forma física, monitorizar a intensidade do treino e comparar dados é fundamental. Um rolo interativo, para além de indicar os dados mais básicos como velocidade, distância e tempo também faz a leitura da potência e batimentos cardíacos.

Os nossos conselhos para escolher corretamente um rolo de treino

Um rolo interativo clássico ou direct drive?

Caso a opção seja um treino imersivo que os rolos interativos permitem, existem ainda duas opções para escolher: um rolo clássico (que utiliza a roda traseira da bicicleta) ou um rolo com o sistema direct drive (a bicicleta fica presa diretamente no rolo, não é necessário usar a roda traseira.

DICAS PARA PEDALAR NO ROLO DE TREINO

ROLO DE TREINO INTERATIVO CLÁSSICO

Os rolos clássicos são simples de utilizar, leves e compactos. São mais acessíveis e permitem fazer quase todo o tipo de treino que se faz no exterior. 
O tipo de pneu que deve ser utilizado é o liso.

DICAS PARA PEDALAR NO ROLO DE TREINO

ROLO DE TREINO INTERATIVO DIRECT DRIVE

Os rolos direct drive oferecem mais estabilidade, são muito mais silenciosos, oferecem mais níveis de resistência e simulação de subidas. Com um rolo direct drive, até podes treinar sprints com toda a segurança. Aqui não é necessário trocar o pneu nem utilizar a roda, no entanto, deverás adquirir uma cassete com igual número de velocidades da tua bicicleta para encaixar no mesmo.

Como e a que dispositivos posso ligar o rolo de treino?

A transmissão dos dados é feita através da frequência ANT+ ou Bluetooth Smart, dependendo do dispositivo que quisermos utilizar.
As APPs mais populares de requerem a conexão com o PC (permitindo o controle atrás de uma APP secundária) através da frequência ANT+, sendo nesse caso uma PEN ANT+.
Os rolos interativos possuem sensores integrados que fazem a leitura de todos os dados de treino, desde a cadência, velocidade e potência. 
Por fim, para controlar a frequência cardíaca deve incluir-se no KIT de treino uma banda cardio.

Os nossos conselhos para escolher corretamente um rolo de treino

Dicas importantes

1. Prever sempre uma tolha para proteger a bicicleta e um bidon de água para hidratação. 
Pode optar-se por uma rede de proteção que é também um porta-bidon de guiador.

2. Escolher um lugar com boa ventilação para diminuir a desidratação.

3. Simular o treino em estrada, mas sem exageros. 

A duração de um treino no rolo será quase sempre inferior ao treino na estrada. Deve começar-se devagar e ir aumentando o tempo e intensidade à medida que se estiver mais à vontade.

4. Utilizar um pneu específico para o rolo de treino.
Vai durar mais tempo e provocar menos ruído. Caso não seja possível, deve optar-se por um pneu liso (slick).

5. Divertir!
O treino no rolo deve ser divertido, sentir-se prazer e descontração enquanto se pedala.

Agora que já sabes tudo sobre rolos de treino, a escolha vai ser mais fácil!
Se quiseres saber mais sobre este tema, acompanha os nossos conselhos e novidades.

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