Criado por B.K.S. Iyengar, o estilo Iyengar tem origem na prática Hatha clássica e coloca o foco na técnica e precisão das posições.
O Yoga Iyengar é constituido por mais de 200 posições físicas (ásanas), bem como inúmeras técnicas respiratórias (pranayamas).
O alinhamento é tão importante, que inúmeros alunos de Yoga Iyengar, permanecem no mesmo nível durantes vários anos, até executarem corretamente as posições e encadeamentos básicos.
Regra geral, as posições encadeiam-se em sequências detalhadas e são mantidas durante muito tempo com a ajuda de acessórios e suportes, tais como blocos, correias, almofadas, cadeiras e bancos.
Os professores seguem um programa de certificação rigoroso para ensinar este tipo de yoga com tanta precisão e disciplina como as exigidas por B.K.S. Iyengar.
Se procura um meio de melhorar o alinhamento e a técnica das suas posições de yoga, Iyengar é a prática mais indicada para si!
- Melhora a postura e o alinhamento
- Aumenta o tónus muscular
- Promove a flexibilidade
- Contribui para a desintoxicação do corpo
- Trabalha a respiração
- Reduz a tensão
- Aumenta a sensação de tranquilidade e diminui o stress
- Melhora a concentração
Ainda que as ásanas e as pranayamas sejam diferentes de sessão para sessão, a atenção está sempre focada nos mais pequenos aspetos da prática.
Regra geral, o professor inicia a sessão com técnicas respiratórias e posições físicas.
Depois do aquecimento, passa às posições mais exigentes.
Percorre regularmente a sala para corrigir posições e pedir aos alunos que utilizem suportes e acessórios que os ajudem a realizar corretamente as posições.
Mesmo que implique menos movimento que os fluxos Vinyasa, uma sessão de Iyengar é muito exigente e poderá fazê-lo transpirar.
O Yoga Iyengar pode ser praticado a todos os níveis, pois as posições podem ser adaptadas de inúmeras maneiras.
Este método de yoga é também um excelente complemento para as pessoas que praticam outros estilos, permitindo melhorar a precisão das ásanas e compreender melhor a anatomia e os benefícios de cada posição.
Um tapete: Escolhe um tapete antiderrapante e estável com cerca de 5 mm de espessura.
Calções ou leggings: Regra geral, os professores têm necessidade de ver os músculos das pernas do aluno para avaliar a técnica. Recomendamos portanto que use calções ou uns leggings justos e respiráveis.
Um top adequado: Prefira uma camisola de alças ou uma t-shirt respirável bem justa ao corpo. A maioria dos instrutores de Iyengar tradicional recomenda o uso de vestuário 100% algodão, mas verá muitos alunos com matérias sintéticas mais respiráveis.
Acessórios e suportes: O Yoga Iyengar inclui praticamente todos os suportes que um praticante de yoga pode utilizar. Serão raras as vezes que não terás de usar blocos, correias, almofadas (bolsters, zafus, etc.) ou suportes maiores como cadeiras e bancos.
Encontra o teu alinhamento através do Yoga Iyengar!