Descobre o teu estilo de ioga

Descobre o teu estilo de yoga

Queres descobrir que tipo de yoga combina melhor contigo? Gostas mais de sessões de ioga em grupo ou em casa? Dá uma vista de olhos às nossas dicas!

Queres começar a praticar ioga, mas com a certeza de que encontraste o estilo que combina melhor contigo, com as tuas expectativas, necessidades e capacidades (físicas e de tempo). 
Estamos aqui para ajudar, pois acreditamos que qualquer pessoa pode gostar de ioga, desde que encontre o estilo que combina melhor consigo.

Descobre o teu estilo de ioga

Que tipo de yoga é melhor para ti?

Há tantos estilos de ioga, quanto os tipos de praticantes.
Mas, é claro, existem vários tipos principais que respondem às diversas necessidades de quem se quer estrear neste desporto. Preparámos um artigo especial para te ajudar a encontrar o estilo que melhor corresponde às tuas necessidades atuais.
Hatha ioga, Yin ioga e ioga Restaurativo são perfeitos se o objetivo é relaxar, ao passo que os estilos Ashtanga, Vinyasa, Iyengar e Hot Yoga são mais indicados para descomprimir. Podes também adaptar o estilo a como te sentes nesse momento. Independentemente do estilo praticado, uma coisa é certa: é a forma perfeita de "desligar"!

Descobre o teu estilo de ioga

Como vai ser a tua primeira aula de yoga?

Encontraste o estilo de ioga que parece combinar melhor com as tuas expectativas e necessidades? Só falta encontrar uma aula.
Desde aulas gratuitas no Decathlon Coach, a sessões ao ar livre que não exigem pré-inscrição, ou aulas em ginásio, as possibilidades são infinitas!
É perfeitamente compreensível se te sentires nervos@ antes da primeira aula. Todos nós nos preocupamos com o olhar dos outros ou em saber se o instrutor vai ser ou não simpático. Mas lembra-te disto: é raro haver alguém que acolha melhor do que os praticantes de ioga. O ioga é um desporto sem qualquer competição. Há quem o pratique há anos, quem seja naturalmente mais flexível e quem tenha de adaptar as posturas para salvaguardar as articulações. Somos todos diferentes.
Se tens dúvidas, eis o nosso conselho: lê as regras de ouro do ioga e, se persistirem incertezas, não hesites em esclarecê-las com a pessoa responsável pela aula.

Descobre o teu estilo de ioga

O que fazer se detestaste a primeira aula?

Acontece! Na verdade, é completamente normal. 
O ioga é uma modalidade muito pessoal, por isso, para gostar de uma aula, é preciso gostar tanto do professor, como do tipo de ioga. Se algum destes elementos não for o ideal para ti, a aula de ioga não será a melhor experiência!
O que precisas de fazer é descobrir o que te agradou e o que não te agradou. Deste modo, das duas uma: ou poderás concluir que o ioga não é para ti, ou conseguirás encontrar uma aula que corresponda melhor às tuas necessidades. Muitas vezes, as pessoas ficam desiludidas porque a intensidade da aula não era o que esperavam, e só descobrem isto quando vão experimentar a aula. Se a dinâmica de grupo não é a tua praia, podes experimentar aulas online a partir do conforto de casa. A boa notícia é que ainda te resta uma panóplia de opções para experimentar!

Descobre o teu estilo de ioga
Descobre o teu estilo de ioga

Experimenta os nossos vídeos de youtube para descobrir o estilo certo para ti

Temos um objetivo simples: apresentar os benefícios do ioga ao maior número de pessoas. É por isso que oferecemos vídeos gratuitos no nosso canal de YouTube, com a ajuda dos nossos instrutores de ioga parceiros. É o lugar perfeito para experimentar todo os tipos de ioga e descobrir o mais indicado para ti! 

Descobre o teu estilo de ioga

O que vestir na primeira aula de yoga online ou presencial?

O que precisas para fazer ioga? Em primeiro lugar, só precisas de um tapete e um vestuário que garanta liberdade de movimentos. Em função do tipo de ioga, este vestuário poderá ser umas leggings de algodão orgânico, ou um top de desporto em vez de uma t-shirt. Uma vez mais, tu decides. Se frequentas aulas num ginásio, serão providenciados acessórios. Os blocos podem ser úteis se te faltar flexibilidade, podes usar um cobertor no final da sessão, para relaxar durante a Savasana, ou recorrer a um elástico para treinar a flexibilidade. Estes acessórios também podem ser usados em casa, se sentires a necessidade de uma ajudinha depois de tentares alguns vídeos.
Se a meditação faz parte da tua rotina, vais gostar de permanecer sentad@ num zafu ou almofada de meditação.

Descobre o teu estilo de ioga

Sem tempo para fazer ioga?

É comum não haver tempo suficiente para treinar durante o dia ou a semana. Mas não te preocupes: podes fazer uma sessão em apenas 20 ou, até, 10 minutos! Com o ioga, é importante manter uma regularidade, mas és livre de adaptar o tempo e o nível de energia que vais despender. Começa por sessões curtas para não adiares. E quando vires que tens tempo suficiente para uma sessão de uma hora, força! As aulas em estúdios ou ginásios costumam ter a duração de 1h-1h30, mas se praticares ioga em casa, tu decides quanto tempo dedicar. Lembra-te de que pouco é melhor que nada. Portanto, se só tiveres 5 minutos para exercícios de respiração, é ótimo na mesma - o principal é criar uma bolha de relaxamento nos dias mais atarefados.

Descobre o teu estilo de ioga
Descobre o teu estilo de ioga

O cam's yoga, da nossa parceira camille, é totalmente voltado para iniciantes. dá-lhe uma oportunidade!

Tal como nós, a embaixador Kimjaly Camille acredita que todos podem tirar proveito da prática diária de ioga. Foi por isso que criou o Cam's Yoga: uma plataforma acolhedora repleta de energia positiva e que oferece aulas de ioga para todos os níveis. E para ajudar todos a entrar no mundo do ioga, Cam oferece aulas gratuitas no nosso canal de YouTube!

Todos prontos para começar a fazer ioga? Uma última dica: escuta o teu corpo.
Vai ser o teu melhor guia nesta nova aventura.