QUAIS SÃO AS NECESSIDADES PARA INICIAR A MARCHA ATLÉTICA?

A Marcha Atlética é uma atividade desportiva que pode ser praticada por todos, e em qualquer idade.   Marchar de forma atlética pode executar-se em qualquer estrada relativamente plana, numa pista de atletismo ou em torno de um lago de água. 

CALÇADO DE MARCHA ATLÉTICA LEVE, DINÂMICO E CONFORTÁVEL

Depois de algumas sessões de iniciação e de domínio da técnica, só falta equipar-se para praticar este desporto. As necessidades são poucas para esta prática: um bom calçado de Marcha, um vestuário adaptado, uma pomada antifricções... e vamos lá! Tal como na corrida, a escolha do calçado é fundamental, porque são as únicas partes em contacto com o chão. O corpo repercuta cerca de 4 vezes o seu peso em cada colocação do pé em marcha atlética (contra 7 em corrida).  O calçado de Marcha deve, assim, possuir qualidades de flexibilidade e de dinamismo para utilizar o melhor possível o desenvolvimento do pé e restituir, assim, a energia armazenada durante a fase de ataque do calcanhar.  Se as saídas previstas forem bastante longas (várias horas), a leveza do calçado é um aspeto importante na ótica de tornar a passada mais leve, ao máximo. De facto, é inútil acrescentar ao peso, é energia desperdiçada. Não deve, por isso, negligenciar o conforto, porque as fricções nos pés devem ser evitadas para reduzir o risco de surgimento de bolhas. A ausência de costuras e um reforço flexível ajudam a evitar esses problemas.

O VESTUÁRIO DE MARCHA ATLÉTICA

Escolha um vestuário leve e flexível durante as suas saídas de Marcha Atlética. No verão, uns calções e uma t-shirt sem mangas são suficientes, no inverno umas calças justas e uma camisola com um casaco térmico.  Para evitar as fricções, a utilização de uma pomada antifricções torna-se indispensável.

FAÇA O PLENO DE MOTIVAÇÃO E DE APLICAÇÃO

A motivação e a concentração são qualidades importantes quando se pretende iniciar a Marcha Atlética. Este desporto exige um pouco de tempo até se dominar a técnica, não se deve ter pressas. Treine regularmente para repetir e fixar a técnica, corrigindo progressivamente os pequenos defeitos. A aplicação Decathlon Coach pode ser útil para programar e medir as suas sessões de Marcha. 

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