O QUE É A MARCHA ATLÉTICA?

Descobrir a marcha atlética

A Marcha Atlética é uma disciplina desportiva que integra a família do atletismo. Esta atividade desportiva consiste em marchar mais rapidamente possível numa dada distância, conservando em permanência um pé em contacto com o chão.

O QUE É A MARCHA ATLÉTICA?

Benefícios da marcha atlética

Este desporto que exige uma certa destreza técnica, recursos mentais e físicos é fonte de benefícios para a saúde. Como qualquer atividade de resistência, a prática da Marcha ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, e a sua intensidade permite controlar o peso.

O QUE É A MARCHA ATLÉTICA?
O QUE É A MARCHA ATLÉTICA?

História da marcha atlética

A Marcha Atlética nasceu no século XII em Inglaterra no decorrer da alternância corrida-marcha efetuada pelos militares nas suas deslocações. Os primeiras provas  de Marcha tiveram lugar no final do século XVIII em Inglaterra. As provas duravam então várias horas, até vários dias. A Marcha Atlética moderna foi inscrita em 1908 pela primeira vez nos Jogos Olímpicos. Mas a falta de regras claras e um grande número de irregularidades fazem-na desaparecer dos Jogos em 1928. É restabelecida de forma definitiva em 1952.

O QUE É A MARCHA ATLÉTICA?
O QUE É A MARCHA ATLÉTICA?

As principais regras da marcha atlética

A Marcha Atlética é regida por duas regras principais :
- A primeira pressupõe que a perna de apoio esteja estendida desde o momento em que o pé toque no chão até passar por baixo do corpo.  
- A segunda proíbe um tempo de suspensão, ou seja, é preciso que um dos dois pés esteja sempre em contacto com o chão. O respeito destas duas regras é garantido pelos juízes que observam a olho nu a passagem dos praticantes de Marcha. Caso não respeitarem, exibem um cartão amarelo, e um cartão vermelho. Se um atleta receber três cartões vermelhos de três juízes diferentes, é desqualificado.

O QUE É A MARCHA ATLÉTICA?

Outros conselhos sobre a marcha atlética

Quais as necessidades para praticar a marcha atlética

Marcha Atlética: o que é necessário para te iniciares na Marcha Atlética?

A Marcha Atlética pode executar-se em qualquer estrada relativamente plana, numa pista de atletismo ou em torno de um lago de água.Depois de algumas sessões de iniciação e de domínio da técnica, só falta equipares-te para praticar este desporto.
Marcha atlética: o equipamento de inverno

Marcha atlética no inverno: como se deve equipar?

Nem pensar em deixares o frio impedir de percorrer os quilómetros? Descobre como equipares-te para a Marcha Atlética no inverno.
Técnicas de marcha atlética

Técnicas de Marcha Atlética

A Marcha Atlética é uma prática tecnicamente exigente, que se revela mais complexa que a corrida. Este desporto possui a sua, ou melhor, as suas próprias técnicas... que os juízes controlam durante as competições!