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5 DICAS: O QUE DEVE SABER ANTES DE PRATICAR UM DESPORTO

Praticar um desporto é também treinar corretamente, de acordo com algumas regras essenciais. A Domyos dá-lhe 5 truques para o ajudar a alcançar os seus objetivos desportivos.

número1

AQUECER BEM ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA

O aquecimento antes da prática desportiva é indispensável. Permite aquecer os músculos e prepará-los para o esforço.

Fazer alguns exercícios de aquecimento antes de todas as sessões é importante: aumenta as suas hipóteses de ter um melhor desempenho e, sobretudo, evita eventuais lesões.

número -2

ALONGAR BEM DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA

A sua sessão de desporto está a chegar ao fim e na sua cabeça já está a antecipar as dores musculares do dia seguinte? Existe uma solução para prevenir estas dores musculares: fazer alguns exercícios de alongamento logo a seguir a cada sessão.

Evita assim o arrefecimento dos músculos e limita o aparecimento de lesões, de entorses, de tendinite…

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número-3

CONHECER OS SEUS LIMITES

Retomou a atividade desportiva e está mais do que pronto a superar-se? Tenha cuidado, querer fazer demasiado pode levá-lo ao pior! Escute o seu corpo: este é um mote a seguir.

Lembre-se disto:

• Não é necessário bater recordes: não retome a atividade física a um ritmo intenso

• Determine a frequência de treino e alterne as sessões: uma vez a cada três dias no início e, depois, em dias alternados

• Não ultrapasse os seus limites, não force demasiado e não tente progredir demasiado rápido

• Abrande o ritmo e faça um intervalo à mínima dor

número -4

HIDRATAR-SE BEM

A água é o nutriente mais importante para o nosso organismo. Aliás, os músculos têm cerca de 80% de água.

Uma boa hidratação aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e contribui para o processo de recuperação. Como o esforço físico irá fazê-lo eliminar muita água, deve hidratar-se corretamente para evitar o aparecimento de lesões, tendinites, cãibras, fadiga, hipertermia ou problemas digestivos.

Irá otimizar ainda mais os seus resultados desportivos e aumentar o seu desempenho.

número -5

HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Para praticar um desporto em plena forma, deve adotar um modo de vida saudável! Uma alimentação variada, rica em frutos e legumes contribui para o seu equilíbrio e para uma saúde de ferro. Os açúcares lentos, como o arroz e as massas, irão fornecer a energia necessária antes de ir para a sua sessão de desporto. Adapte a sua alimentação à sua atividade e à respetiva intensidade.

A qualidade do seu sono é fundamental para praticar um desporto. Ofereça-se tempos de repouso regularmente para recomeçar com o pé direito!

O sono é reparador: bem repousado, terá um melhor desempenho na sua prática desportiva!

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