COMPREENDER E PREVENIR AS CÃIBRAS MUSCULARES

Hidratação, alongamentos, aquecimento... Segue o guia para prevenir e evitar as cãibras ou contrações musculares.

Compreender e prevenir as cãibras musculares
Compreender e prevenir as cãibras musculares

Mesmo que sejam breves, são dolorosas…

As cãibras musculares são muito frequentes e, mais particularmente nas  mulheres grávidas e nas pessoas mais idosas. Estas contrações são sempre involuntárias, não param imediatamente e provocam uma rigidez visível do músculo, podendo durar entre alguns segundos até 15 minutos ou por vezes mais. O seu desencadeamento é provocado por uma impulsão elétrica do corpo. É frequente que as cãibras se repitam várias vezes antes de pararem naturalmente.


Podem incidir sobre qualquer músculo, que seja a barriga da perna, as pernas, os pés, o pescoço… Uma contração muscular pode incidir sobre uma parte de um músculo, um músculo inteiro ou mesmo vários músculos ao mesmo tempo. Surgem por vezes durante um esforço físico ou durante a noite, chamadas as cãibras noturnas. Ninguém está livre de ter uma cãibra, nem mesmo as crianças!

Compreender e prevenir as cãibras musculares

QUAIS SÃO OS FATORES QUE FAVORECEM O APARECIMENTO DE CÃIBRAS MUSCULARES?

É difícil estabelecer com precisão as causas de uma cãibra. No entanto, sabe-se que alguns fatores têm tendência a provocar o aparecimento de cãibras:

- os exercícios físicos intensos sem preparação nem aquecimento suficientes~- a gravidez ou o envelhecimento~- alguns distúrbios metabólicos tais como a desidratação, o consumo excessivo de alcaçuz…~- algumas « intoxicações » como o consumo excessivo de excitantes (chá, café…)~- uma transpiração elevada~- uma sobrecarga muscular (por exemplo se ficarmos em pé durante muito tempo)~- o frio~- algumas carências em vitaminas~- uma deficiente circulação sanguínea nas pernas.

O QUE FAZER QUANDO SURGE UMA CÃIBRA?

Quando uma caïmbra aparece durante uma atividade física, é necessário suspender o esforço e se possível, alongar o músculo em causa sobre um chão frio para aliviar a dor. De seguida é necessário massajar suavemente o músculo e beber um copo de água com açúcar. Se for uma caïmbra da barriga da perna, recomendamos que te deites sobre as costas, eleves a perna onde sentes dor e peças a alguém que massaje suavemente puxando a ponta do pé para cima. Bebe água com açúcar ao mesmo tempo.

Compreender e prevenir as cãibras musculares

COMO PREVENIR AS CÃIBRAS?

De forma a evitar tanto quanto possível as contrações musculares dolorosas, é necessário:

- assegurar uma boa hidratação antes, durante e após a atividade física e mesmo quando não pratica esforço

- efetuar um bom aquecimento

- evitar o consumo de álcool, tabaco e excitantes tais como o café ou o chá

- realizar regularmente, ver todos os dias exercícios de alongamento.



Finalmente, se não conseguires aliviar as tuas dores, não hesites em consultar um médico.

Compreender e prevenir as cãibras musculares

mais conselhos úteis para ti