O seu filho quer dar cambalhotas? De lado, para a frente, para trás… Como ajudá-lo a enrolar bem o corpo?
A cambalhota é um exercício básico na ginástica. Durante a prática da Ginástica, é um dos exercícios que as crianças adoram fazer! Mas, enquanto pais, quando vemos o nosso futuro campeão de ginástica fazer uma cambalhota, sentimos alguma necessidade de saber mais sobre este exercício. Como ensiná-lo a fazer uma boa cambalhota? E que precauções tomar para proteger a sua cabeça e pescoço?
O treino da cambalhota permite à criança desenvolver coordenação, flexibilidade e força muscular. O equilíbrio será também solicitado quando finalizar a cambalhota de pé.
O exercício pode todavia revelar-se mais complicado para uma criança, porque esta perde as suas referências espaciais.
É muito importante que a criança só comece a fazer cambalhotas quando ela se sentir à vontade! Enquanto não ganhar a confiança necessária, pode começar com um exercício muito simples, como a "salsicha" ou rolar de lado deitada no chão!
Algumas regras de base para executar uma cambalhota em total segurança:
Para garantir o conforto e a segurança do seu filho, utilize um colchão, um tapete bem grosso ou lajes de espuma e remova os objetos, brinquedos ou mobiliário que estiverem mais próximo do seu ginásio improvisado.
Pôr-se de cócoras ou ajoelhar-se em frente ao colchão
Colocar as mãos à frente, afastadas na largura dos ombros
Encolher a cabeça: “encosta o queixo ao peito” ou “olha para a tua barriga”
Levantar o quadril e dar um impulso com os pés para enrolar o corpo.
Depois de algumas horas de treino, a cambalhota já sai perfeitamente direita. O teu filho está super contente e sentes-te muito [email protected] Como um verdadeiro desportista que adora desafios, e até se entusiasma:
“E agora! Para trás!”
Assegura-te que colocas almofadas grandes sob parte de um colchão, de forma a criar um plano inclinado "improvisado”.
- Pede ao teu filho para
Pôr-se de cócoras
Encostar as mãos às orelhas e juntar os cotovelos,
Rolar para trás sobre as costas,
Elevar o corpo para libertar a cabeça.
A criança tem dificuldade? Então está na hora de o pai ou a mãe, ou os irmãos e as irmãs, ou quem acompanha a diversão, fazerem a melhor demonstração possível! Nalguns casos, é o suficiente para desbloquear a criança. Algumas crianças conseguem reproduzir melhor um exercício quando veem outra pessoa a exemplificar na prática.
Aconselhamos os pais que têm algum receio em dar cambalhotas a irem assistir a uma ou duas sessões de Ginástica , para aprenderem os gestos de segurança e os poderem reproduzir mais tarde em casa.
Estás em modo Ginástica em casa e queres ensinar a criança a fazer boas cambalhotas.
Com o ambiente de casa já adaptado e seguro, a criança ajoelha-se ou agacha-se, coloca as mãos à frente, inclina a cabeça, levanta o quadril e dá um impulso com os pés. Até aqui tudo bem... mas a cambalhota sai de lado. Não te preocupes, é perfeitamente normal, está a aprender. De 1 aos 3 anos, é por vezes difícil inclinar a cabeça, e uma certa apreensão ou desequilíbrio impedem a boa execução da cambalhota.
As crianças têm por vezes algum receio de se lançarem. Tranquiliza a criança e encoraja-a sem a forçar, incitando-a a empurrar bem com os dois pés ao mesmo tempo no momento da impulsão. Dá-lhe tempo e respeite o seu ritmo, a sua vontade e o seu cansaço. Isso também contribuirá para um desenvolvimento saudável.
Uma pequena dica para o ajudar a enrolar o corpo: Coloque no colchão duas linhas de almofadas ou duas cordas e peça ao teu filho para fazer cambalhotas sem tocar nessas linhas laterais.
A criança é agora um pró na Ginástica - variante cambalhota. As suas ideias e comentários interessam-nos, por isso não hesite!
Faltam-lhe acessórios? Encontre todos os nossos produtos para a pratica de Ginástica em casa!