COMO FAZER UMA CAMBALHOTA? OS NOSSOS CONSELHOS PARA OS PAIS.

O seu filho quer dar cambalhotas? De lado, para a frente, para trás… Como ajudá-lo a enrolar bem o corpo?

ginástica para criança e bebé

A cambalhota é um exercício básico na ginástica. Durante a prática da Ginástica, é um dos exercícios que as crianças adoram fazer! Mas, enquanto pais, quando vemos o nosso futuro campeão de ginástica fazer uma cambalhota, sentimos alguma necessidade de saber mais sobre este exercício. Como ensiná-lo a fazer uma boa cambalhota? E que precauções tomar para proteger a sua cabeça e pescoço?

ginástica para criança e bebé

a cambalhota

O treino da cambalhota permite à criança desenvolver coordenação, flexibilidade e força muscular. O equilíbrio será também solicitado quando finalizar a cambalhota de pé.

O exercício pode todavia revelar-se mais complicado para uma criança, porque esta perde as suas referências espaciais.

É muito importante que a criança só comece a fazer cambalhotas quando ela se sentir à vontade! Enquanto não ganhar a confiança necessária, pode começar com um exercício muito simples, como a "salsicha" ou rolar de lado deitada no chão!

Algumas regras de base para executar uma cambalhota em total segurança:

Para garantir o conforto e a segurança do seu filho, utilize um colchão, um tapete bem grosso ou lajes de espuma e remova os objetos, brinquedos ou mobiliário que estiverem mais próximo do seu ginásio improvisado.

Para dar uma bela cambalhota sem se magoar, recomendamos aos pais que sigam estas indicações, pedindo à criança para:

Para os prós da cambalhota para a frente, passamos para a cambalhota para trás?

Depois de algumas horas de treino, a cambalhota já sai perfeitamente direita. O teu filho está super contente e sentes-te muito orgulhos@. Como um verdadeiro desportista que adora desafios, e até se entusiasma:
“E agora! Para trás!”

Assegura-te que colocas almofadas grandes sob parte de um colchão, de forma a criar um plano inclinado "improvisado”.

- Pede ao teu filho para

Por fim, deixe-o evoluir ao seu ritmo.

A criança tem dificuldade? Então está na hora de o pai ou a mãe, ou os irmãos e as irmãs, ou quem acompanha a diversão, fazerem a melhor demonstração possível! Nalguns casos, é o suficiente para desbloquear a criança. Algumas crianças conseguem reproduzir melhor um exercício quando veem outra pessoa a exemplificar na prática.  

Aconselhamos os pais que têm algum receio em dar cambalhotas a irem assistir a uma ou duas sessões de Ginástica , para aprenderem os gestos de segurança e os poderem reproduzir mais tarde em casa.

A cambalhota de lado: É muito frequente nos principiantes!

Estás em modo Ginástica em casa e queres ensinar a criança a fazer boas cambalhotas.

Com o ambiente de casa já adaptado e seguro, a criança ajoelha-se ou agacha-se, coloca as mãos à frente, inclina a cabeça, levanta o quadril e dá um impulso com os pés. Até aqui tudo bem... mas a cambalhota sai de lado. Não te preocupes, é perfeitamente normal, está a aprender. De 1 aos 3 anos, é por vezes difícil inclinar a cabeça, e uma certa apreensão ou desequilíbrio impedem a boa execução da cambalhota.

As crianças têm por vezes algum receio de se lançarem. Tranquiliza a criança e encoraja-a sem a forçar, incitando-a a empurrar bem com os dois pés ao mesmo tempo no momento da impulsão. Dá-lhe tempo e respeite o seu ritmo, a sua vontade e o seu cansaço. Isso também contribuirá para um desenvolvimento saudável.

Uma pequena dica para o ajudar a enrolar o corpo: Coloque no colchão duas linhas de almofadas ou duas cordas e peça ao teu filho para fazer cambalhotas sem tocar nessas linhas laterais.

A criança é agora um pró na Ginástica  - variante cambalhota. As suas ideias e comentários interessam-nos, por isso não hesite!  

Faltam-lhe acessórios? Encontre todos os nossos produtos para a pratica de Ginástica em casa!

EM FRENTE GINÁSTICA PARA CRIANÇA E BEBÉ!