Ginástica para criança e bebé em casa: Exercícios para o equilíbrio

Graças à Ginástica, podes acompanhar a criança com exercícios em forma de jogo. O reforço dos músculos garante uma boa postura e um bom equilíbrio.

ginástica para criança e bebé

O teu filho balança-se num tronco de árvore, numa cadeira, no corrimão das escadas, nos braços do sofá, na tua Bola de Pilates ou na extremidade dos teus braços? É normal!
Isso diverte-o e, além disso, trabalha o equilíbrio, procurando o ponto de apoio que lhe permitirá ficar estável e desenvolver o seu sentido de segurança.
Ou então talvez esteja destinado a uma carreira de equilibrista.

3 razões que explicam o porquê das crianças se BALANÇAREM

1- Brincam e divertem-se a imitar os animais preferidos, ou então o pai e a mãe, a avó ou até o tio, que praticam Pilates.

2- Precisam de se acalmar: é um reflexo das crianças quando estão enervadas. Através do movimento do corpo, canaliza a energia e liberta o stress do dia. Mais uma razão para compreender porque é que o desporto é bom para todos, independentemente da idade.

3- Apreendem o seu corpo, o ambiente, a sua noção de segurança e testam os seus próprios limites.

Alguns exercícios para melhorar o equilíbrio

Eis uma série de exercícios para melhorar o equilíbrio. Com ou sem o material da ginástica para criança e bebé da DECATHLON, estes exercícios são simples e fáceis de realizar em casa. Oferecem-te igualmente momentos de alegria e de partilha com o teu filho. Torna esses momentos divertidos, convidando o teu filho a participar na criação destes pequenos exercícios, e mantém-te sempre por perto para acompanhá-lo e tranquilizá-lo sempre que ele precisar. Certos exercícios, ainda que sejam muito simples, podem parecer-lhe difíceis, já que a todo o momento está a aprender coisas novas.

Balançar-se: os primeiros passos para melhorar o equilíbrio

3 RAZÕES QUE EXPLICAM PORQUE É QUE AS CRIANÇAS SE BALANÇAM.

Um conjunto para o equilíbrio: o aliado ideal

O conjunto de equilíbrio é uma conceção 100% Decathlon. Annabel, engenheira de produto, concebeu este conjunto para melhorar o equilíbrio da criança. Para nos assegurarmos da eficácia do conjunto de equilíbrio, realizámos testes cruzados: avaliámos as aptidões de 18 crianças em matéria de equilíbrio.
9 delas utilizaram o conjunto de equilíbrio 2 vezes durante 20 minutos por semana durante 2 meses; as outras 9 não o utilizaram. O resultado foi inequívoco: a medição das aptidões em termos de equilíbrio no final deste teste demonstrou que todas as crianças que haviam utilizado o produto durante várias semanas desenvolveram mais o equilíbrio do que as restantes (equilíbrio sobre um pé e equilíbrio na trave).

Conjunto de equilíbrio para criança
melhorar o equilíbrio com o conjunto de equilíbrio para criança

Como utilizar o conjunto de equilíbrio de ginástica para criança e bebé? 

O conjunto de equilíbrio é composto por 4 traves e 4 bases que encaixam umas nas outras para formar um percurso. Deixa que a imaginação do teu filho construa esse percurso. Disposição em quadrado, em ziguezague, empilhando duas bases… são muitas as opções para criar um percurso. 
Depois de criado o percurso, podes encaixar os animais em espuma fornecidos com o conjunto para trabalhar o equilíbrio, obrigando a criança a baixar-se e a levantar-se. A criança deverá então realizar o percurso, apanhar ou transpor os animais, colocá-los no sítio próprio ou deslocá-los.
Para começar, propomos que o percurso seja efetuado sem obstáculos. As primeiras passagens sobre as traves são um pouco difíceis. Mas isso é perfeitamente normal pois a criança está ainda a trabalhar o seu equilíbrio. A sua confiança crescerá rapidamente e acabará por utilizar os pequenos animais em espuma para dificultar o percurso.
Quando a criança estiver totalmente à vontade com o conjunto de equilíbrio, pensa em virar as traves ao contrário. São ligeiramente curvas e a sua textura difere de um lado ao outro. Poderá assim descobrir mais algumas sensações ao mesmo tempo que brinca!

cambalhota

A cambalhota

- Sentado nos blocos de ginástica para criança e bebé, num tapete ou num colchão, pede-lhe para levantar os joelhos até ao peito, envolvendo as pernas (tíbias) com os braços.

- Ficará em equilíbrio sobre os glúteos. (Em caso de dificuldade, coloca-lhe uma mão nas costas e depois sobre as pernas, para o ajudar a manter a posição).

- Com a cabeça bem enrolada, queixo no peito, propõe-lhe que rode sobre as costas e que se balance de trás para a frente sem bater com a cabeça no chão.

Certifica-te de que as costas enrolam bem e que não batem com força no chão. Ajuda-o, colocando a mão no fundo das suas costas.

Para que serve? Para desenvolver o equilíbrio, fortalecer os abdominais, flexibilizar as costas e... divertir-se.  

Além disso, é um bom exercício para aprender a fazer cambalhotas para trás...

peanut

A Peanut Ball

A peanut ball é uma Bola de Pilates em forma de amendoim, especialmente concebida para as crianças e bebés. Podem utilizá-la como um cavaleiro no seu cavalo ou para fazer alongamentos, colocando as mãos por cima e balançando-se para reforçar os músculos das pernas e os abdominais.
A criança balança-se para a frente, para trás, para um lado e depois para o outro. Um único objetivo: Não cair!
Será mais fácil para os mais crescidos, porque provavelmente os pés já chegam ao chão. Pelo contrário, para os mais pequenos, deve segurar a criança ou a bola para evitar quedas.

avião

O avião

Sentado nos joelhos, de pé ou sentado, pede-lhe que estenda os braços para os lados e faça o avião.

O avião inclina-se para um lado, depois para o outro, inclina-se ainda mais e mais e continua… Sem cair!

Podes fazer este exercício em conjunto, frente a frente, para um momento de cumplicidade.

Para que serve? O movimento dos braços para um lado e depois para o outro vai desequilibrá-lo. Será obrigado a usar os músculos das costas, dos braços, da barriga e da cintura para se equilibrar!

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS