Aquecimento sem bola
Antes de encadear os dribles e os lançamentos, comece por melhorar a sua forma física. O objetivo é aumentar a temperatura corporal, ativar o sistema cardiovascular, aquecer os músculos e flexibilizar as articulações. Não vale a pena começar com um concurso de afundanços se os seus movimentos estão enferrujados.
E para isso, não há nada melhor do que a corrida a um ritmo lento. Para iniciar o aquecimento físico, faça percursos de ida e volta no meio-campo de basquetebol numa corrida em velocidade moderada. Em cada extremidade do meio-campo, abaixe-se para tocar na linha de fundo e faça meia-volta. Encadeie as idas e voltas correndo em ritmo muito lento durante 5 minutos para aumentar a temperatura corporal e ativar o sistema cardiovascular.
Agora que já se sente mais flexível, vamos ao aquecimento articular, de baixo para cima, para não esquecer nada no caminho.
Para os tornozelos, coloque a ponta do pé sobre o solo e o calcanhar no ar e faça círculos fazendo girar o tornozelo. Em seguida, recomece com o outro pé. Seguidamente, pode colocar um pé de cada lado de uma linha do campo: salte ao pé-coxinho, fazendo pequenos saltos de um lado e do outro da linha. Mais uma vez, repita o exercício com a outra perna.
Para os joelhos, coloque-se com os pés juntos, as pernas fletidas e as mãos sobre os joelhos. Nesta posição, faça movimentos circulares com os joelhos, num sentido e depois no outro.
Para os punhos continuamos com os círculos! Junte as mãos, cruzando os dedos, e faça movimentos circulares com os punhos.
Andando sempre para cima, termine com os ombros. Coloque a mão direita sobre o ombro direito e a mão esquerda sobre o ombro esquerdo (está a acompanhar?), em seguida efetue movimentos circulares com os ombros para a frente e depois para trás.