escolher-triatlo

Como escolher o seu primeiro triatlo

Escolher o primeiro triatlo é como escolher o itinerário quando se vai de férias, se errar pode transformar a promessa de momentos agradáveis num verdadeiro calvário!

A escolha da sua primeira experiência vai determinar o volume de trabalho que deverá dedicar, bem como a margem de progressão que deverá atingir antes da sua primeira experiência de triatlo. Este artigo vai-lhe permitir conhecer os pré-requisitos para os diferentes formatos. Vai igualmente ajudá-lo(a) a se colocar as perguntas certas a fim de ter algumas indicações para se colocar corretamente e se lançar serenamente nesta modalidade tão envolvente.

Quais são as suas motivações? 

Antes do mais deve definir o que procura nesta primeira experiência. Deseja apenas terminar a prova e desfrutar do momento sem dar importância ao tempo? Se deseja abraçar um novo desafio, desde logo tudo é possível, saiba que é um atleta em potência e que se der meios à sua ambição nada é impossível!!!

Se quer participar numa distância longa, é claro que pode! Mesmo que eu o desaconselhe vivamente, trata-se apenas de uma questão de trabalho (mas de muito, muito trabalho). No seu caso, falamos do prazer de conseguir chegar ao fim. Ou quer participar para ganhar? Nesse caso, a escolha da prova será ainda mais importante: deve saber se o nível é, ou não, elevado. Por exemplo, escolher um formato pequeno no início da temporada é arriscado, porque são frequentemente escolhidos pelos atletas profissionais como preparação para as provas mais importantes. Deve igualmente conhecer o perfil da prova a fim de verificar se este se adequa à suas necessidades. Ao definir estes dados essenciais, não abordará da mesma forma a sua preparação e isso irá forçosamente influenciar a escolha do formato e, de um modo geral, da prova.

Que tipo de praticante de desporto é? 

Não basta conhecer a razão porque o faz! Para atingir o alvo, é preciso que se conheça bem para conseguir escolher bem! Uma vez escolhido o modo como quer viver a sua prova, deve avaliar-se a si próprio para selecionar a prova ideal. Conhecer-se bem vai-lhe permitir evitar um falhanço estrondoso e frequentemente desmotivador! Cada triatlo corresponde a um tipo de desportista.

Os formatos curtos do tipo «descoberta» têm duas facetas. A primeira é a acessibilidade para os principiantes (daí o seu nome), pode tomar parte na aventura do triatlo sem consagrar todos os seus dias à preparação física. Em seguida, apresentam um outro aspeto que vai agradar aos corredores explosivos e poderosos: são provas muito rápidas e as distâncias em cada modalidade curtas. As provas deste tipo de formato podem ser muito nervosas, com braçadas muito enérgicas na natação (a famosa máquina de lavar!!).

Os formatos L e XL são feitos para os atletas de fundo. As palavras -chave destes formatos são: endurance e gestão. O aspeto mental será um ponto fundamental no seu trabalho de preparação. Para o seu perfil, o triatlo de formato olímpico é o mais complicados de abordar visto que reúne o conjunto dos pré-requisitos dos outros formatos: são provas nervosas com muito ritmo, mas as distâncias são bastante longas pelo que necessita obrigatoriamente de uma boa endurance e de manter um ritmo intenso durante toda a prova.

Em função do seu perfil desportivo, terá uma maior ou menor predisposição para as diferentes disciplinas do triatlo. Se o seu objetivo é ganhar, privilegie o triatlo «descoberta» ou S. Mesmo que ainda não se sinta preparado, um plano de treino bem construído pode levá-lo à vitória. Já nos formatos M a XL, o nível europeu é de tal modo elevado que tentar uma boa classificação nessas provas é uma proeza. Em contrapartida, essas distâncias podem representar um excelente desafio para os triatletas que os procuram, sem que lhes importe estar constantemente a verificar os tempos. Um alerta à atenção dos principiantes ambiciosos que pensam em enfrentar os dois formatos mais longos: para tal deverá ser já praticante de uma das três modalidades (corrida, natação ou ciclismo) para ter um ponto forte com o qual pode contar, e é claro que a preparação será muito demorada !!!

primeiro-triatlo

Qual é o seu desporto preferido? natação, ciclismo, corrida?

Antes de se inscrever sem refletir, teste-se! Se é um principiante em todas as modalidades desportivas, limpe a poeira da sua velha bicicleta que dorme na garagem e vá dar uma volta. No dia seguinte, calce os ténis e corra durante 20 a 30 minutos. E no outro dia, mergulhe na piscina municipal. Tudo isso para sentir o seu corpo e avaliar se se sente preparado para encadear as três disciplinas. Irá privilegiar entrar na prova com um único objetivo: chegar ao fim do formato «descoberta» ou S para dar início à sua jornada de triatlo. As distâncias curtas deste tipo de triatlo vão-lhe permitir desfrutar e, sobretudo, não se sentir desmotivado com esta bela disciplina.

Se já é um praticante, tudo depende dos seus antecedentes. Passo a explicar: um praticante de um desporto coletivo, brilhará nos formatos curtos que são corridas explosivas. Pelo contrário, um maratonista pode preferir o formato M em que a endurance é um fator a ter em conta! Também irá precisar de usar a sua velha bicicleta, correr e nadar para experimentar as sensações e escolher a prova correta.

Em seguida, temos os praticantes de uma das disciplinas, mas cuidado com o excesso de confiança! Irá ter um ponto forte na prova e isso pode levar a dificuldades numa estreia. À força de querer mostrar que domina a sua modalidade, arrisca-se a queimar as asas e ter de abandonar a prova Encare-o como uma hipótese de gerir corretamente o esforço e não de tentar ultrapassar todo o mundo no ciclismo só porque é um ciclista exímio (e falo com conhecimento de causa, porque foi isso mesmo que me aconteceu no meu primeiro triatlo). Durante a preparação, pense em continuar, ainda assim, a trabalhar esses ponto forte. Pode optar por um formato olímpico, sem problema (com uma boa preparação) e para os ambiciosos um pouco mais loucos, o formato L. Mais uma vez, desaconselho vivamente que se lance na aventura de um formato XL, para o seu primeiro triatlo, já que corre o risco de ser a sua primeira, e última, experiência de triatlo. Apenas os desportistas de alto nível (profissionais) podem considerar aventurar-se na rainha das distâncias.

Onde deseja realizar o seu primeiro triatlo?

Após todo este percurso interior o(a) ter conduzido ao formato que mais lhe convém, restam os aspetos técnicos. Com efeito, o local onde a prova vai ter lugar permite, ou não, a presença dos seus próximos nesta sua estreia. Se o triatlo se desenrola perto da sua casa, isso irá facilitar a sua presença. Posso assegurar-lhe que o apoio moral é uma verdadeira fonte de energia a que pode recorrer quando começam a faltar as forças.

Em seguida, a situação geográfica da prova pode também influenciar a sua escolha. Prefere nadar no mar ou num lago? A água do mar sustenta melhor o corpo do que a água doce, mas em contrapartida estará mais sujeito(a) a uma ondulação que pode provocar ansiedade . Ao passo que a natação num lago é mais simples de abordar do ponto de vista psicológico. Também terá de considerar o relevo. O triatlo em percursos com relevo nos segmentos de ciclismo e corrida são frequentemente muito belos, mas em contrapartida exigem uma preparação física mais importante e limitativa.

Como terá compreendido, cada formato de triatlo pode corresponder a um principiante nesta modalidade desportiva. Há provas adaptadas a cada perfil de praticante. É certo que encontrará mais principiantes nas provas curtas, mas em função do seu próprio passado desportivo e da sua vontade, pode desfrutar de triatlos com dimensões mais importantes. Se ainda tem dúvidas, não hesite em pedir conselhos a um triatleta mais experiente do seu círculo. Este meio é um microcosmo em que todas as provas são conhecidas de todos e, consequentemente, poderá dar-lhe preciosos conselho para o orientar corretamente. O mais importante é escutar-se a si próprio e não duvidar das suas capacidades. É capaz de mover montanhas se se equipar com os meios para tal. Ao trabalho! E não se esqueça de se divertir!!!

foto conselheiro

Alexandre

Há 5 anos que sou um apaixonado do triatlo e pratico longa distância, triatlo L e XL. Estou inscrito no clube da AMSLF Triathlon, em Fréjus. Posso-me gabar de algumas belas experiências: Ironman®70.3® Aix en Provence, triatlo internacional Polar de Cannes, Embrunman … Sou um ciclista aguerrido e um nadador não tão bom, e quando estou em prova dou tudo o que tenho e mais um pouco! É assim que concebo o triatlo!

Descubra os nossos conselhos para se iniciar corretamente no triatlo

check-list-triatlo

Como se equipar para o seu primeiro triatlo

O grande dia chegou, está nos blocos de partida, pronto a iniciar o seu primeiro triatlo! Está bem equipado? Ajudamo-lo a pensar em tudo, para estar tranquilo no dia D.
prepa-tri.

O meu primeiro triatlo: como me preparo antes da prova?

Já está, tomou a decisão e irá lançar-se no seu primeiro triatlo. Bravo! Nesta fase, tem seguramente um milhão de perguntas, a começar pela seguinte: como me preparo antes da prova? Treino, material, que formato de prova, etc.
triatlo-êxito

Como ter êxito no seu primeiro triatlo

Já fez a inscrição, sabe que dentro de alguns meses ou semanas irá estar na linha de partida do seu primeiro triatlo. A tensão começa a aumentar? Não quer falhar nesta primeira experiência de esforço triplo? Siga os nossos conselhos!
transition2

Como conseguir boas transições numa prova de triatlo

Aí está! Está pronto a participar na sua primeira prova de triatlo e pergunta-se como conseguirá passar de uma disciplina à outra sem perder demasiado tempo? Ou talvez já tenha experimentado o triplo esforço e queira melhorar as suas transições... Este artigo é para si!
tri-bicicleta

Que bicicleta escolher para se iniciar no triatlo?

Quando se iniciam no triatlo, muitas pessoas questionam-se a esse respeito: devo comprar uma bicicleta de estrada ou uma de triatlo. Para mim, a resposta é muito fácil: se está com dúvidas, é porque a resposta é bicicleta de estrada! E passo a explicar porque é que a minha resposta é tão categórica.