Antes da corrida: treine as transições
Para um encadear tranquilo das várias disciplinas no dia D, faça sessões de treino especificamente orientadas para as transições. O mais fácil é encadear a bicicleta com a corrida a pé indo correr alguns minutos após uma saída de bicicleta (ou sessão de home trainer) para habituar as suas pernas à transição. Ao fazê-lo regularmente, verá que a sensação de pernas pesadas no momento do arranque da corrida a pé acabará por desaparecer gradualmente. Se se sentir à vontade e se estiver a treinar para um formato longo, não hesite em prolongar gradualmente as distâncias a pé. O seu corpo estará mais preparado no dia da corrida.
Para se habituar a passar da natação à bicicleta, nada o impede de nadar numa piscina ou na natureza e de continuar com uma sessão de bicicleta ou de home trainer. Também se recomenda encadear a natação e a corrida a pé para habituar o seu corpo a passar da posição horizontal para a vertical, correndo simultaneamente até à zona de transição.
Outra possibilidade é a de trabalhar o encadeamento múltiplo: este treino consiste em fazer uma curta sessão de bicicleta, encadeá-la com uma curta corrida a pé e depois retomar a bicicleta, repetindo a sequência algumas vezes. A praticar com moderação pois este tipo de sessão é intenso e exige muito do organismo.