1. Qual o seu nível de prática?
Se se está a iniciar no triatlo, este ano deve concentrar-se em 1 ou 2 objetivos principais. Deve primeiro situar-se, treinar-se em cada um dos três desportos e trabalhar as transições, para estar pronto na sua primeira prova.
Para os praticantes de nível intermédio, mais habituados a encadear os treinos e as provas, o seu corpo poderá absorver um volume de treino mais significativo. Poderá assim concentrar-se em 2 ou 3 objetivos ao longo do ano e intercalar a sua preparação com provas de preparação mais curtas. Por exemplo.um ou dois triatlos mais curtos, duatlos, trails, corridas em estrada, ciclodesportivas ou swim and run para variar os prazeres.
O meu conselho para se organizar bem:
Em função das suas capacidades e experiência desportiva, cada pessoa tem uma capacidade diferente em encadear as provas. Iremos concentrar-nos no praticante de nível iniciado ou intermédio. No início da temporada, temos frequentemente tendência em participar em alguns duatlos. Proponho que programe um ou dois duatlos no início da temporada. Isto dar-lhe-á objetivos para trabalhar a velocidade. Em seguida, pode programar um formato S e contar com 8 semanas de preparação específica para este objetivo. Se continuar no formato S, penso que 3 triatlos serão um bom objetivo. Paralelamente, pode participar em algumas corridas ou swim and run. Em seguida, se desejar encadear um formato M, conte idealmente com 2 meses de recuperação entre as 2 prova. Isto irá permitir-lhe recuperar e, simultaneamente, preparar-se especificamente para este novo objetivo.