dois jovens com equipamento de corrida

Benefícios da corrida para os jovens

Não é necessário nem desejável esperar até aos 40 anos para ser um praticante de corrida regular. A corrida, desporto intergeracional: resumo (não exaustivo) das vantagens da prática desportiva precoce regular…

1. O desporto da liberdade no esforço

Um coração, dois pulmões e duas pernas: sem truques nem encenações! Correr é o esforço do quotidiano e de uma certa rotina. É o desporto que ensina o método, a regularidade e um melhor conhecimento de si mesmo.

Para os jovens atletas que desejam brilhar noutras modalidades (coletivas ou individuais), a corrida é um trampolim que permite ganhar em resistência e tenacidade.

A todos os que têm como destino uma carreira amadora traçada durante vários anos, a corrida propõe um calendário de provas ilimitado. Desde a corrida no inverno às corridas de primavera ou estivais, até às corridas em montanha, são aos milhares as competições organizadas anualmente só no território francês. É portanto possível mudar de zona de recreio e viajar para sítios diferentes apenas com as suas pernas…

2. O desporto do passaporte para a saúde

Os benefícios obtidos da prática regular e precoce da corrida são muitos ao nível psicológico:

- Correr estimula o metabolismo e contribui para um melhor controlo do peso.~- Correr desenvolve as capacidade cardiovasculares, ao aumentar o consumo máximo de oxigénio (VO2max) e a capacidade de produzir um esforço moderado cada vez mais longo.~- Correr contribui para uma boa saúde óssea. Os estudos comprovam que a prática de corrida reduz os riscos de desenvolver osteoporose precoce.

3. Muito mais do que um desporto individual

Jogar futebol, basquetebol ou rugby para fazer amigos é bom. Mas o cliché que reduz a corrida a uma atividade solitária deve ser combatido. A corrida, um desporto de equipa? Sim, pode ser!

Ao jovem praticante de corrida, recomendamos:
- Aderir, se for possível, aos clubes ou associações perto do seu local de residência.- Consultar as redes sociais para entrar em contacto com outros praticantes de corrida (respeitando as regras de prudência adequadas).- Tirar partido das provas cronometradas para criar laços na comunidade de corrida.

4. Um desporto para a vida!

Além das modalidades, a corrida impõe uma relação pacífica mas ativa com o tempo que passa. O planeta Terra como zona de recreio: a via de um praticante de corrida é, em primeiro lugar, o resumo dos locais visitados ao longo dos anos.

No asfalto das cidades ou nos trilhos dos campos, a aprendizagem do básico da corrida é a obra de uma vida. E ainda melhor se, por vezes, é necessário cometer os mesmos erros (ou faltas de jeito) para encontrar o caminho certo…

Descubra a nossa seleção de conselhos

O que é a corrida?

O que é a corrida?

Precisa de se escapar, tem esse desejo profundo de tirar o seu calçado de corrida, tem simplesmente vontade de arejar a mente e o corpo de forma regular ou tem um encontro semanal a que não faltaria seja por que motivo fosse? A corrida é tudo isso ao mesmo tempo. E, principalmente, é aquilo que escolhe fazer com ela, sem pressão, mas com prazer.
escolher-panóplia-corrida-vinheta

Como escolher uma roupa de corrida?

Consulte os nossos conselhos para escolher uma roupa completa de corrida!
Está a iniciar-se na corrida? Como organizar a sua época?

Está a iniciar-se na corrida? Como organizar a sua época?

Aviso aos praticantes de corrida estreantes: a prática regular de corrida deve ser organizada com método. Quer procure progredir nas distâncias ou fazer uma introspeção, o importante é sentir prazer. Para progredir melhor!
Como escolher o vestuário de corrida jogging?

Como escolher o vestuário de corrida em estrada?

Descubra como é que um vestuário bem escolhido pode ajudar a melhorar as suas performances e o seu conforto, no treino como na competição.