Não é necessário nem desejável esperar até aos 40 anos para ser um praticante de corrida regular. A corrida, desporto intergeracional: resumo (não exaustivo) das vantagens da prática desportiva precoce regular…
Um coração, dois pulmões e duas pernas: sem truques nem encenações! Correr é o esforço do quotidiano e de uma certa rotina. É o desporto que ensina o método, a regularidade e um melhor conhecimento de si mesmo.
Para os jovens atletas que desejam brilhar noutras modalidades (coletivas ou individuais), a corrida é um trampolim que permite ganhar em resistência e tenacidade.
A todos os que têm como destino uma carreira amadora traçada durante vários anos, a corrida propõe um calendário de provas ilimitado. Desde a corrida no inverno às corridas de primavera ou estivais, até às corridas em montanha, são aos milhares as competições organizadas anualmente só no território francês. É portanto possível mudar de zona de recreio e viajar para sítios diferentes apenas com as suas pernas…
Os benefícios obtidos da prática regular e precoce da corrida são muitos ao nível psicológico:
- Correr estimula o metabolismo e contribui para um melhor controlo do peso.~
- Correr desenvolve as capacidade cardiovasculares, ao aumentar o consumo máximo de oxigénio (VO2max) e a capacidade de produzir um esforço moderado cada vez mais longo.~
- Correr contribui para uma boa saúde óssea. Os estudos comprovam que a prática de corrida reduz os riscos de desenvolver osteoporose precoce.
Jogar futebol, basquetebol ou rugby para fazer amigos é bom. Mas o cliché que reduz a corrida a uma atividade solitária deve ser combatido. A corrida, um desporto de equipa? Sim, pode ser!
Ao jovem praticante de corrida, recomendamos:
- Aderir, se for possível, aos clubes ou associações perto do seu local de residência.- Consultar as redes sociais para entrar em contacto com outros praticantes de corrida (respeitando as regras de prudência adequadas).- Tirar partido das provas cronometradas para criar laços na comunidade de corrida.
Além das modalidades, a corrida impõe uma relação pacífica mas ativa com o tempo que passa. O planeta Terra como zona de recreio: a via de um praticante de corrida é, em primeiro lugar, o resumo dos locais visitados ao longo dos anos.
No asfalto das cidades ou nos trilhos dos campos, a aprendizagem do básico da corrida é a obra de uma vida. E ainda melhor se, por vezes, é necessário cometer os mesmos erros (ou faltas de jeito) para encontrar o caminho certo…