Que acrobacias de ginástica podem ser realizadas no trampolim?
Se tiveres feito alguma ginástica em criança, algumas das acrobacias vão trazer-te recordações. A vantagem de fazer uma roda ou um mortal no trampolim é que o impulso é mais forte, pelo que será muito mais fácil fazer certas acrobacias de ginástica:
Salto de carpa com as pernas afastadas: Passemos ao salto de carpa. Saltas com os dois pés no centro do trampolim, para lançares as duas pernas para o ar na horizontal e os braços entre as pernas
Salto de carpa com as pernas fechadas: O mesmo salto de carpa, mas com as pernas fechadas!
Salto engrupado: Começas com uma vela e, quando atinges o ponto mais alto do salto, fazes o movimento! Juntas as pernas e depois afastas-las para poderes pousar facilmente no trampolim.
Para os saltos estáticos, posiciona os joelhos bem no centro do trampolim, onde obterás o melhor ressalto.
Roda
Talvez já saibas fazer uma roda no chão: uma roda cuja receção se faz com as pernas juntas. Se nunca a conseguiste fazer na aula de ginástica, com a ajuda do trampolim, podes fazer uma magnífica roda. Começa com as mãos no ar e faz uma rotação de um quarto à medida que a tua primeira mão toca no trampolim, depois outra rotação de um quarto, até a tua segunda mão pousar, os pés juntam-se na fase de descida antes da receção.
Salto grab
Se praticas skate (ou snowboard), conheces a noção de grab: agarrar. Um nose grab, por exemplo, consiste em agarrar a ponta da prancha quando estás no ar durante um salto. No trampolim, é um pouco semelhante, embora não tenhas prancha para agarrar. Para realizares um salto grab, salta na tela para ganhares altura e, quando estiveres no ar, juntas as pernas para tocares nos pés.
Mortal de frente
Passemos para outro clássico das aulas de ginástica que, sejamos honestos, é difícil de realizar pelo comum dos mortais, mas mais fácil no trampolim, desde que o praticante tenha aquecido bem e saiba utilizar o salto para ter impulso. Começas com os pés juntos para lançares-te para a frente, até que as tuas mãos toquem no solo ao mesmo tempo. Empurras os teus braços com força para impulsionar as pernas para trás e já está! Ficas na posição inicial na outra ponta do trampolim. Uma acrobacia reservada aos mais experientes!
Mortal para trás
Já dominas o mortal de frente? Podes tentar o mortal para trás. O salto é igual ao do mortal de frente, mas lanças-te para trás, para que as tuas mãos toquem no trampolim e te impulsionem para a frente.