3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

As nossas 6 ideias de atividades no trampolim 

Cansado(a) de teres de pedir aos teus filhos para pararem de saltar na sua/tua cama, cedeste ao apelo do trampolim. Aqui estão algumas ideias de atividades no trampolim para que os teus filhos se mexam em total segurança! 

3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

Que atividades podem ser realizadas num trampolim?

Propor às crianças que realizem atividades num trampolim é uma forma eficaz de canalizar a sua energia, mantendo-as entretidas. 
Bónus para ti: não estás muito longe, mas estás tranquilo(a). É também uma boa forma de dar autonomia às crianças: uma vez dadas as instruções, elas conseguem!

3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

O tornado

As crianças gostam de ficar um pouco tontas, e a prova disso é que adoram andar de carrossel, enquanto tu tens dificuldade em vê-las girar. O tornado é ideal para elas! Com o cronómetro na mão, contas o número de piruetas que conseguem fazer em 30 segundos, permanecendo no centro do trampolim. Esta atividade permite que as crianças tomem consciência do seu corpo no espaço e aprendam a saltar no trampolim. Talvez tenhas de ajudá-las a sair do trampolim, se ficarem demasiado tontas.

3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

A eiffel tower*

A ideia é simples: o objetivo é saltar o mais alto possível, idealmente tão alto quanto a Torre Eiffel, ou seja, 324 metros. Demasiado fácil, não achas?

*Torre Eiffel

3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

Salto livre

O título diz tudo, não há regras, basta improvisar. As crianças fazem todos os saltos que quiserem dentro de um limite de tempo. Ter um tempo limite apimenta um pouco a atividade.

Ideia bónus para que todas as crianças se sintam felizes (que também funciona para os adultos):

Se tiveres de manter várias crianças ocupadas, porque não colocá-las como juízes numa mesa com lousas e giz para registarem os saltos e depois levantarem as suas lousas? Elas revezam-se no trampolim e competem em várias categorias: artística, altura, etc. Para ainda mais diversão, põe música!

3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

Os saltos "básicos", perfeitos para treinar os saltos no trampolim

Experimenta saltar no trampolim, mas ao som da música! Seleciona uma música com uma batida forte e salta ao som do ritmo:

A vela (salto em extensão)
Um clássico para aquecer as pernas no trampolim. Deves saltar com o corpo direito, no centro da superfície de salto, com os pés esticados quando estás no ar e os braços esticados acima da cabeça, para acompanhar o movimento. Quanto mais praticares este exercício, mais alto conseguirás saltar!

Sentado(a) > de pé
Começas de pé no trampolim, dás o impulso para saltar e sentas-te na superfície de salto. Podes repetir este movimento várias vezes, de pé > sentado(a), sentado(a) > de pé... as mãos podem ser posicionadas ao longo do tronco para permitir que permaneças direito(a) quando estás sentado(a), mas o peso do corpo não deve repousar sobre elas.

Sentado(a) > de joelhos
Começas de pé mas, desta vez, colocas-te de seguida de joelhos, graças ao poder de ressalto do trampolim. A ideia é que o trampolim permite realizar este movimento com toda a leveza, para preservar os joelhos. 

O 180° (meia pirueta)
Se já tiveres realizado várias velas, está na altura de experimentares as rotações fáceis. O 180° é um bom aquecimento: fazes uma vela e rodas meia volta sobre ti próprio(a). As tuas costas estão onde o teu rosto estava antes e vice-versa.

O 360° (pirueta total): Após vários 180°, já te sentes mais à vontade para dares uma volta completa sobre ti próprio(a), uma volta a 360°. Saltas como se fosses fazer uma vela, girando sobre ti próprio(a), bem no centro da superfície de salto.

Que acrobacias de ginástica podem ser realizadas no trampolim?

Se tiveres feito alguma ginástica em criança, algumas das acrobacias vão trazer-te recordações. A vantagem de fazer uma roda ou um mortal no trampolim é que o impulso é mais forte, pelo que será muito mais fácil fazer certas acrobacias de ginástica:

Salto de carpa com as pernas afastadas: Passemos ao salto de carpa. Saltas com os dois pés no centro do trampolim, para lançares as duas pernas para o ar na horizontal e os braços entre as pernas

Salto de carpa com as pernas fechadas: O mesmo salto de carpa, mas com as pernas fechadas!

Salto engrupado: Começas com uma vela e, quando atinges o ponto mais alto do salto, fazes o movimento! Juntas as pernas e depois afastas-las para poderes pousar facilmente no trampolim.
Para os saltos estáticos, posiciona os joelhos bem no centro do trampolim, onde obterás o melhor ressalto.

Roda
Talvez já saibas fazer uma roda no chão: uma roda cuja receção se faz com as pernas juntas. Se nunca a conseguiste fazer na aula de ginástica, com a ajuda do trampolim, podes fazer uma magnífica roda. Começa com as mãos no ar e faz uma rotação de um quarto à medida que a tua primeira mão toca no trampolim, depois outra rotação de um quarto, até a tua segunda mão pousar, os pés juntam-se na fase de descida antes da receção.

Salto grab
Se praticas skate (ou snowboard), conheces a noção de grab: agarrar. Um nose grab, por exemplo, consiste em agarrar a ponta da prancha quando estás no ar durante um salto. No trampolim, é um pouco semelhante, embora não tenhas prancha para agarrar. Para realizares um salto grab, salta na tela para ganhares altura e, quando estiveres no ar, juntas as pernas para tocares nos pés.

Mortal de frente
Passemos para outro clássico das aulas de ginástica que, sejamos honestos, é difícil de realizar pelo comum dos mortais, mas mais fácil no trampolim, desde que o praticante tenha aquecido bem e saiba utilizar o salto para ter impulso. Começas com os pés juntos para lançares-te para a frente, até que as tuas mãos toquem no solo ao mesmo tempo. Empurras os teus braços com força para impulsionar as pernas para trás e já está! Ficas na posição inicial na outra ponta do trampolim. Uma acrobacia reservada aos mais experientes!

Mortal para trás
Já dominas o mortal de frente? Podes tentar o mortal para trás. O salto é igual ao do mortal de frente, mas lanças-te para trás, para que as tuas mãos toquem no trampolim e te impulsionem para a frente.

3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

Queres dificultar a atividade? adiciona uma bola!

Uma atividade no trampolim que vai agradar-te: E que tal divertires-te com uma bola no trampolim? Atiras a bola para o ar e fazes o maior número possível de acrobacias antes de a bola tocar na tela ou tens de apanhar a bola no final do salto, como um ginasta. Outra opção é fazer aquilo a que eu chamo o leão-marinho: cabecear a bola ao saltar no trampolim, ganha o que acertar na bola mais vezes!

Estás à procura de outras ideias para que os teus filhos se mexam de forma lúdica?

Tal como o trampolim, as artes circenses são excelentes para propores aos teus filhos uma atividade desportiva e lúdica... Malabarismo com bolas, com pratos chineses, diábolo ou vareta: descobre todos os nossos conselhos para que o teu filho se torne um pequeno artista de circo!

3 ideias de atividades para praticar trampolim em total segurança

Rozenn

Editora de conselhos desportivos

Apaixonada por corrida e desportos acrobáticos.

Tens vontade de saltar? os nossos outros conselhos poderão interessar-te 

Como realizar a manutenção do seu trampolim durante o inverno?

Como realizar a manutenção do teu trampolim durante o inverno?

Todas as respostas às tuas dúvidas sobre a manutenção do seu trampolim Decathlon durante o inverno.

O Trampolim, gastar energias sem contar!

O Trampolim, gastar energias sem contar!

Eis um novo espaço para descobrir e conquistar! Atenção, sensações fortes e ataques de riso garantidos… Se te sentes capaz de desafiar as leis da gravidade, de saltar e voltar a saltar como um coelho ou um felino (tu é que sabes!), então o trampolim permitir-te-á, sem esforço, trabalhar os teus músculos e o teu equilíbrio.