As artes circenses: o que são?

As artes circenses: o que são?

Estás familiarizado com o circo, mas sabias que podes praticá-lo como passatempo? Descobre aqui o que são as artes circenses.

Todos conhecemos o circo sob a sua forma mais tradicional: um chapitô, palhaços, magia (estás a pensar como eu na mulher cortada ao meio em duas caixas. ;-) ), contorcionistas, acrobatas... Largamente representado no imaginário infantil, o universo do circo é um criador de emoções.Todos temos presente um espetáculo que nos fez brilhar os olhos quando éramos crianças (ou adultos)! 
Mas será que conheces verdadeiramente as artes circenses enquanto desporto? Então, o que são afinal as artes circenses?

As artes circenses: o que são?

O que são as artes circenses?

Sabemos pouco sobre o novo circo, também conhecido como o circo contemporâneo, como disciplina desportiva. Embora o circo seja, acima de tudo, uma forma de arte, existe uma federação francesa de escolas de circo, tal como existe para o desporto. (FFEC). Tem atualmente mais de 27.000 membros, a maioria dos quais com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. O circo contemporâneo é praticado em clubes, associações, escolas e mesmo em casa. Estamos a falar então de artes circenses.

Estas artes circenses incluem várias atividades desportivas e artísticas divididas em 6 disciplinas:

A acrobacia no solo  é emblemática porque é uma das disciplinas ancestrais do universo circense. O acrobata utiliza o seu corpo para realizar figuras (contorções, saltos, balanços, elevações, etc.) no solo. Esta prática é similar à ginástica artística. Assim, os praticantes de circo são frequentemente também ginastas.

A acrobacia aérea  refere-se a todos os exercícios de acrobacia realizados em altura. Vários aparelhos aéreos estão presentes nesta disciplina, entre outros: aro, corda, trapézio e pano.

O equilibrismo  é a arte do equilíbrio. Trata-se de realizar proezas técnicas através da estabilização do corpo em posições incríveis. A disciplina pode ser executada com objetos específicos tais como a bola de equilíbrio, estacas, rolla bolla, monociclo ou arame (funambulismo).

O malabarismo  consiste em atirar, apanhar, fazer saltar, girar ou equilibrar um ou mais adereços. É possível fazer malabarismos com muitos objetos, alguns dos quais são emblemáticos da disciplina, nomeadamente: argolas, bolas, pratos chineses, massas, mas também ioiô, diabolo, ou ainda o bastão do diabo...

As artes circenses: o que são?

Porquê praticar circo?

A meio caminho entre desporto e arte, as artes circenses são um desporto muito completo onde todos podem encontrar algo para fazer.

De um ponto de vista artístico, o circo oferece a possibilidade de desenvolver a própria imaginação. A estética é fulcral para isto. O espetáculo deve ser bonito, a fim de deslumbrar o público. As disciplinas de circo são todas incutidas com este espírito. A experimentação, vigilância e diligência são assim valores que o praticante terá de desenvolver.

O circo é também uma atividade desportiva extremamente completa: equilibrismo, malabarismo, acrobacia ... Estas práticas mobilizam e desenvolvem uma grande quantidade de faculdades corporais. Equilíbrio, destreza, força, flexibilidade...  Mas não só! Aprendemos a ouvir e observar  o nosso corpo no espaço, a fim de limitar a tomada de riscos. Superares-te a ti próprio, sim, mas... em segurança! O jovem artista de circo poderá assim avaliar a sua própria tomada de riscos para evitar ferir-se a si próprio ou a outra pessoa. Um grande trunfo na vida diária.

Devido a todas as competências desenvolvidas, o circo é uma excelente base para a prática de outros desportos mais tarde!

Para os mais jovens, o circo é também um instrumento educativo excecional! É por isso que a disciplina é frequentemente praticada nas escolas como parte de um projeto educativo. O desejo de construir um belo espetáculo desenvolve no jovem praticante a capacidade de se superar a si próprio, de gerir o stress e de ser paciente. A construção de um projeto comum contribuirá também para o desenvolvimento de um espírito de equipa.

As artes circenses: o que são?

Onde praticar circo?

Se quiseres dar o salto e tornares-te um artista de circo (quem sabe? podes tornar-te no novo malabarista estrela do cirque du soleil!) existem 800 escolas e ateliers em França, 150 das quais são acreditadas pela federação francesa de escolas de circo (FFEC). Para encontrares uma escola de circo, vai diretamente ao website da FFEC ou pergunta na tua cidade, irás certamente encontrar uma perto de ti.

No que diz respeito ao local de treino, não é necessário comprares uma caravana para chegar ao chapitô na cidade vizinha.;-). O circo é praticado em todo o lado, na maioria das vezes num pavilhão, num ginásio e até em casa!

Se tens alguma dúvida sobre a prática das artes circenses, não hesites em contactar-nos: os nossos artistas de circo da Decathlon terão todo o prazer em responder às tuas perguntas.

As artes circenses: o que são?

Rozenn

Editora conselhos desportivos ginástica e acrobacia

Entusiasta de desportos acrobáticos e corrida