AQUABIKE

- Resistência cardiovascular: Elevada
- Intensidade de força física: Moderada
- Velocidade de execução dos movimentos: Elevada

Praticamos para...

Trabalhar a resistência cardíaca pedalando dentro de água e fazer sequências de múltiplas posições numa bicicleta aquática. 
Muscular as pernas e tirar partido da hidromassagem na pele, graças à pedalagem aquática. Estes movimentos dinâmicos e regulares permitem a descontração muscular e acentuam a drenagem linfática. 
Esta atividade pratica-se frequentemente em grupo nos centros de fitness, piscinas municipais, centros de bem-estar aquáticos e alguns spas.

Deixe-se guiar pelo treinador e o som da música para ativar os músculos das coxas e das nádegas. 
Pode também praticar sozinho na sua piscina privada, com ou sem treinador, em função da sua motivação e da sua disponibilidade financeira.

#1 QUAIS OS BENEFÍCIOS DO AQUABIKE?

Os movimentos de pedalagem aquática visam todos os músculos dos membros inferiores, para uma ação eficaz contra a celulite e a pele casca de laranja. Queima calorias e melhora a capacidade respiratória, utilizando a água como fonte principal de resistência.

A sua eficácia aplica-se igualmente a atletas de alto nível em recuperação, já que é um desporto não traumatizante para as articulações. Permite retomar serenamente uma atividade desportiva e manter a forma física.

#2 QUAIS OS MÚSCULOS TRABALHADOS?

- Coxas: os quadricípetes (situados acima dos joelhos) são os músculos mais trabalhados quando nos apoiamos nos pedais e os isquiotibiais (situados abaixo das nádegas) são trabalhados em cada movimento de deslocação do pedal.

- Cintura abdominal e nádegas: estes músculos desempenham um papel essencial para estabilizar e manter uma cadência durante a atividade.

- Consoante os exercícios: se utilizar os braços na sessão de exercício, estimula os músculos da parte superior do corpo (bicípites, tricípites, trapézio, deltoides...)

#4 QUE NÍVEL DE ÁGUA PARA A MINHA PRÁTICA?

O Aquabike pratica-se de preferência numa piscina de fundo plano, a uma profundidade de 1m10 a 1m40.

No aquabike, depois de efetuar as regulações, a água deve chegar à cintura. Mantenha os membros inferiores submersos na água enquanto pedala, a fim de tirar pleno partido dos benefícios da água no seu corpo.

As pessoas de estatura baixa (menos de 1m60) ou de estatura média (1m70) podem praticar Aquabike em todas as piscinas que tenham no mínimo 1m10.

As regulações da bicicleta ajudam a encontrar uma posição confortável durante a prática.

Os praticantes de estatura alta devem dar preferência a piscinas com 1m30-1m40 de profundidade, para que a água fique ao nível da cintura depois de ajustar o selim, sem que os joelhos fiquem acima da superfície da água.

#5 REGULAÇÕES

Consoante os modelos de aquabike, pode regular a bicicleta de acordo com a sua estatura, a fim de adotar a postura de prática mais adequada a si. Uma vez dentro de água, certifique-se de que:

1 - Ajusta ou posiciona bem os pés na pedaleira. Alguns sistemas de aquabike permitem regular a correia para fixar o pé, utilize-a de modo que se adapte da melhor forma ao formato do seu pé.

2 - Regula a altura do selim (alto/baixo). O selim deve estar suficientemente alto para que a perna de apoio fique esticada em contacto com os pedais.

3 - Regula o avanço do selim (para a frente/trás). A parte da frente do joelho deve estar na vertical ao nível do eixo da pedaleira.

4 - Regula o guiador. Em altura, para não esforçar as costas, e também de frente para trás, para encontrar uma posição confortável com os braços.

aquabike

DESCUBRA OS NOSSOS CONSELHOS DE AQUAFITNESS