Aprender a correr

Vontade de gastar energias? De apanhar ar? Partilhar momentos desportivos sozinho ou em grupo? A corrida pode ser o seu desporto, em grupo, sozinho ou em família, entre amigos, venha gastar energias e sentir um máximo de prazer!

Aprender a correr

Vontade de gastar energias? De apanhar ar? Partilhar momentos desportivos sozinho ou em grupo?

A corrida pode ser o seu desporto, em grupo, sozinho ou em família, entre amigos, venha gastar energias e sentir um máximo de prazer!

Aprender a correr: as bases de uma boa passada 

Em primeiro lugar, a fase de ataque permite a tomada de contacto do pé com o chão, posicionando o seu pé no alinhamento do corpo.~Depois, dobre o joelho da perna de apoio e desenvolva bem o resto do pé até que esteja bem assente no chão.~Avance com a bacia sobre a perna de apoio. Conserve-a bem direita e no alinhamento dos ombros. O seu pé passa da frente para detrás da bacia.~Esta fase de apoio no chão deve ser curta para reduzir o tempo da passada e assim aumentar a sua velocidade.~Por fim, estique bem a perna traseira, deve estar na ponta dos pés.~Empurre com a perna no chão para provocar o impulso

O seu pé deixa o contacto com o chão e volta a iniciar a fase de ataque.

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Aprender a gerir o seu esforço

Para aprender a correr, deverá aprender a respirar com a barriga, comece em pé ao repouso.~Encha a barriga progressivamente, respirando pela boca e pelo nariz.~De seguida, prolongue a sua expiração ao máximo, encolhendo a barriga. As costas devem manter-se direitas e deve sentir os ombros relaxados.~Treine a respiração com a barriga, alternando corrida e caminhada.~Concentre-se na sua expiração, contraindo bem os abdominais.~A respiração abdominal é a técnica mais eficaz para manter uma boa velocidade na duração.~Permite não ter a sensação de falta de ar quando corre.

Dica: Para avaliar a sua velocidade de resistência, corra a falar alto.~Se conseguir fazê-lo sem ficar sem fôlego, é porque está com a velocidade certa. Senão, abrande a velocidade. Também pode equipar-se com um relógio cardio que permite saber em que intensidade de esforço se encontra, graças à sua frequência cardíaca.

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COMO COMEÇAR?ALGUMAS DICAS PARA AS SUAS PRIMEIRAS SESSÕES

Comece por prever um vestuário específico adaptado à prática da corrida: t-shirt ou top para cima e calções ou calças justas de desporto para baixo.

Escolha o seu calçado com cuidado, em função da sua morfologia e da passada. É importante traçar objetivos realistas para ganhar motivação. Tenha em mente que o objetivo é começar a correr, não forçosamente correr sem parar! Aceite alternar corrida e caminhada e ouvir o seu corpo.

Se pretender medir os progressos da sua condição física, pode escolher um percurso de referência: permitir-lhe-á avaliar o seu progresso e ver se a sua velocidade aumenta.

Preveja um treino de dez a quinze minutos, duas vezes por semana. Poderá, de seguida, aumentar este tempo progressivamente. Faça as coisas pouco a pouco! O objetivo é aguentar o treino todo e recuperar bem depois.

Para manter a motivação, também pode correr com um parceiro de corrida.

Aprender a correr

Não existem propriamente regras para praticar este desporto mas existem pontos essenciais à boa prática da corrida:

- Tenha cuidado quando for correr na cidade, não se esqueça do código do peão e mantenha um olho nos carros.

- Seja respeitoso do meio ambiente à sua volta, cuide da natureza, é importante para o nosso lindo planeta!

- Equipe-se de maneira adequada em função das condições meteorológicas e da hora à qual irá correr…

- O esforço implica uma perca de água pela transpiração, e é essencial compensar esta perca bebendo quando correr. Não espere que a sede se faça sentir para beber, esta sensação significa que já se encontra desidratado. Se correr mais do que uma hora, pode também beber um sumo de frutas, ou uma bebida para esforço contendo sódio, glícidos e vitaminas. Estas bebidas permitem compensar as percas de glícidos e sais minerais.