1/ À descoberta do trenó
Quando te falamos de trenó admite que te vêm automaticamente duas imagens à cabeça:
O trenó um desporto para crianças? Não só. Descobre o desporto mais lúdico das estâncias de ski. Para partilhares sem moderação!
Sonhas com descidas nas pistas cobertas de neve mas falta-te informação para te aventurares?
Não te preocupes, estamos aqui!
Descobre os nossos conselhos sobre os diferentes tipos de trenó, o equipamento necessário, os melhores locais onde podes deslizar com total liberdade e os benefícios da prática de trenó sobre o teu corpo (e cabeça).
Pronto para te deixares convencer e despertares o praticante de trenó que existe em ti?
Tira o teu trenó do armário e prepara-te para nunca mais o deixares!
Quando te falamos de trenó admite que te vêm automaticamente duas imagens à cabeça:
As das tuas últimas férias na montanha. O teu filho enchouriçado num casaco de penas de tripla camada a insistir para que o leves para o topo do Monte Branco após uma descida de 45 segundos. O que tentas fazer apesar da tarte que comeste na véspera e as faltas repetidas ao ginásio.
A segunda leva-te ao universo do bobsleigh, debaixo dos gritos do publico entusiasta (admite que tens essa imagem na cabeça). Lanças-te a 120 km por hora, o cabelo ao vento, o espírito livre e o coração leve...antes de aterrar atrás do clube dos pequeninos . Somos sinceros, o teu primeiro campeonato do mundo ainda está longe...
Resumindo. Tudo isto para te dizer que longe destas duas imagens um pouco redutoras, o trenó não é só isto. É um desporto (ainda não te tinhas apercebido) e uma verdadeira disciplina. É mesmo o teu melhor aliado para te divertires em família e esvaziar a cabeça.
Historicamente, o trenó era utilizado como veículo para deslocar mercadorias sobre o gelo ou sobre a neve. Mas antes do ano 800 os terríveis Vikings já o utilizavam como meio de transporte. E com trenós com dois patins, como os que utilizamos atualmente. Não estou a inventar nada, todas as informações estão aqui.
De entre os mais conhecidos, mostramos-tee alguns tipos de trenó utilizados atualmente nas montanhas, jardins e pistas exclusivas.
O intemporal trenó plano
Para adultos ou crianças, este trenó está equipado com dois travões robustos colocados de cada lado. Permitem ao mesmo tempo controlar a trajetória e regular a velocidade. Para o resto contamos com o teu talento!
O trenó tradicional em madeira
Dobrável ou não, o trenó de madeira, é um pouco o trenó intergeracional dos contos de Natal. Uma plataforma simples, dois patins em aço, o movimento do corpo para assegurar a direção e os pés para travar. É isto simplesmente.
O divertido trenó pá
Este trenó é "divertido" porque alguns modelos permitem juntar vários. Se tiveres de tomar conta de três crianças, pode ser útil. Relativamente à direção segura a pega e controla a direção ou a travagem com o corpo.
Estás a ver o pai Natal, as renas, o trenó e isso tudo? Então a rena, é para ti. O conceito é simples, dois rails, um assento para o bebé e um arnês de segurança. Só tens de caminhar e ir puxando o trenó com uma correia. A criança vai-se divertir imenso e isso vale o esforço.
Já te encontras na linha de partida, pronto a desafiar o cronómetro ao milésimo de segundo. Sim, mas sem equipamento vai ser complicado, vê estas duas pequenas listas que te vão ajudar:
O equipamento necessário para o teu pequeno praticante de trenó:
- Um gorro
- Uma proteção para os olhos
- Um protetor solar
- Umas luvas/luvas sem dedo bebé
- Um fato de ski
- Umas botas de neve
- O trenó de bebé Bobee bob
O nosso conselho extra:
Vais poder observar, no trenó, o bebé coloca frequentemente as mãos de lado em contacto com a neve. É certo que vai ficar com as mãos frias! Garante por isso que as mãos dos pequeninos se mantêm no trenó.
O equipamento necessário para os grandes praticantes de trenó:
- Um capacete de ski
- Uma máscara de ski
- Umas luvas/luvas sem dedo de ski
- Um fato ou roupa de ski
- Umas botas de neve
- O acessório indispensável o trenó, pá, skate, trotinete…
Só te falta escolher!
Já estás pronto, toda a família está equipada e todos têm um trenó. Agora, vamos para onde?
O trenó depende antes de mais da sua vontade e das instalações propostas. Com base nestes dois critérios, os terrenos são ilimitados (se houver neve, claro).
Em plena natureza, para os amantes da natureza e da tranquilidade : Um bonito campo coberto de neve e apenas precisas do trenó para te divertires! O trenó em plena natureza é muito prático e acessível. No entanto deves manter-te atento uma vez que o terreno não está vigiado.
Num local dedicado ao trenó, para te divertires com toda a segurança: hoje em dia quase todas as estâncias de ski têm uma pista de trenó gratuita. Uma zona cuidada e vigiada para o divertimento de pequenos e graúdos.
Numa pista de trenó paga, para viver uma experiência inesquecível : Cada vez mais estações de ski propõem pistas de trenó pagas. Mais compridas e por vezes com subidas mecânicas, delimitadas e vigiadas, para aproveitares ao máximo uma descida num cenário inesquecível.
Sobretudo divirte-te nas pistas!
Podes também juntar a prática de trenó à prática de raquetes de neve durante uma caminhada. Podes fazer a subida em raquetes e a descida de trenó, com a vantagem de conheceres bem o caminho de descida.
A nossa ideia: Para um serão inesquecível, porque não subires em raquetes até um restaurante em altitude.E depois de jantar, descer de trenó. Vários restaurantes na montanha organizam passeios deste género, informa-te junto do posto de turismo da tua estância de ski preferida
Quando chegares ao local, respeita as regras de base, para tua segurança e dos que se encontram contigo e para os outros visitantes destes magníficos locais.
- A primeira regra é evidentemente não te lançares na pista sem verificar se existe outro trenó à frente para evitar qualquer risco de colisão.
- Vigia os teus filhos (ou os amigos)!
- Não te esqueças de subir pela parte lateral da pista para não incomodar os outros praticantes.
- É proibido praticar trenó nas pistas de ski e nas estradas de montanha mesmo que estejam cobertas de neve.
- Para protegeres a cabeça de pequenos e graúdos, recomendamos usares um capacete de ski durante a prática de trenó.
Comecemos pelo essencial: o trenó é um desporto adaptado a toda a gente e a todas as idades.
Para a descoberta da montanha é ideal para te familiarizares com a neve e a velocidade. E para os praticantes habituais, é um meio excelente de terminar um dia de ski ou de regressar do serão (depois de uma boa refeição no restaurante local). Já percebeste o trenó é teu amigo, pouco importa os objetivos.
E a nível do corpo, o que se nota?
- Uma dose de vitaminas: como todos os desportos outdoor, o trenó permite-te repor o stock de vitamina D, o que favorece a secreção de serotonina, a hormona que diminui o stress. E é uma ótima notícia, porque muitas vezes temos défice de vitamina D durante o inverno.
- Uma sessão de reforço muscular: praticar trenó permite também exercitar os abdominais de forma suave. Efetivamente, a tua barriga irá trabalhar ao longo de toda a descida. E para trabalhar um pouco mais a zona abdominal, lembra-te de levantar os pés, irás exercitar bastante os músculos. E quanto maior for a descida, mais os abdominais trabalham! Um bom motivo para apanhares a maior descida possível!
- Um depósito cheio de glóbulos vermelhos: uma boa descida de trenó, tem de ser merecida! Para aproveitar uma boa sessão de trenó temos quase sempre de começar por subir tudo a pé na parte lateral da pista. Temos pressa, corremos, puxamos os trenó, tentamos acompanhar as crianças, resumindo, o coração acelera rapidamente e ficamos sem fôlego num instante. Já não restam dúvidas, estamos mesmo a praticar desporto! Com a altitude e a diminuição do nível de oxigénio, os efeitos duplicam e fica atestado de glóbulos vermelhos. É um verdadeiro treino para o teu coração ao mesmo tempo que te divertes!
- Um exercício de equilíbrio e de coordenação: aguentares-te em cima de uma pá ou de uma trotinete de neve não é assim tão fácil e exige concentração, equilíbrio e coordenação para os adultos. Nas crianças é quase inato, mas os adultos perdem muitas vezes as suas capacidades de equilíbrio e de coordenação. Para trabalhar estes elementos, experimenta virar no trenó, vais ter de equilibrar o corpo sem cair.
Nada fácil!
Contámos-te tudo!
Sentes-te pronto/a para deslizar as pistas com um trenó?
Não hesites em consultar os nossos conselhos se precisares de mais informações!
Equipa de comunicação Wedze, apaixonada pelo Trenó e pela montanha!