Descobrir a caminhada na neve

A montanha no inverno e as suas paisagens cobertas de neve fazem-no sonhar? Descubra a caminhada na neve, para aproveitar sem limites!

snowhiking

Acessível a todos, a caminhada na neve é um excelente método para descobrir a montanha no inverno de forma desportiva. Pequenos ou grandes, com raquetes ou simplesmente com calçado adaptado, a caminhada na neve abre-lhe as portas de espaços naturais impressionantes. Passeie com toda a segurança e explore este "terreno de jogo" que é a montanha descobrindo a caminhada na neve, as suas regras e os benefícios para o seu corpo e para o seu espírito.  
Seduzido pela aventura de uma caminhada na neve este inverno? Não hesite mais, siga o caminho da natureza, siga as sinalizações e partilhe conosco a sua experiência!

O que é a caminhada na neve?

A caminhada na neve é uma forma de caminhar na montanha no inverno, seguindo um itinerário e de forma desportiva.

Um pouco de história

Desde sempre o Homem praticou caminhada como forma de se deslocar em distâncias de maior ou menor comprimento. Mas foi no século XIX que nasceu a caminhada tal como a conhecemos como atividade desportiva e recreativa. A caminhada passou a ser vista como forma de lazer, associada à contemplação de paisagens e da natureza, diferenciando-se da caminhada como meio de locomoção, onde o objetivo é o ponto de chegada e não o trajeto em si.

Falou em caminhada?

No sentido lato, a caminhada pratica-se em qualquer terreno, na floresta, campo, deserto, montanha… Mas supõe de qualquer forma uma certa intensidade física, se não estamos apenas a falar de passeio.

A caminhada na neve pode ser praticada em qualquer lugar na montanha no inverno, sem correr riscos obviamente! Em terreno plano, em subida e em descida, na floresta, em caminhos sinalizados ou fora dos trilhos, o princípio da caminhada na montanha é aproveitar a montanha em total liberdade, longe da confusão das pistas, da velocidade dos esquiadores, do barulho dos meios mecânicos.
Para maior variedade de sensações e em função dos locais onde vai praticar, poderá caminhar com calçado de caminhada de inverno ou equipar-se com umas raquetes para a neve.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

As regras da caminhada na neve

Se apenas precisa de saber andar para praticar a caminhada na neve, a montanha exige que conheça as regras de segurança para aproveitar a natureza com total liberdade.

 

Uma regra de ouro: a preparação.

Na montanha, deve preparar-se com antecedência : verificar a meteorologia, preparar o itinerário e equipar-se com uma mochila contendo água e um lanche para poder aproveitar o seu passeio e ter energia suficiente durante toda a caminhada. E se as condições meteorológicas não lhe parecerem as melhores, não hesite em adiar a sua saída, a montanha espera por si !

 

Respeite as regras na montanha

Sair sempre acompanhado e seguir os itinerários sinalizados são duas regras simples e básicas na montanha, que garantem que este meio ambiente preservado se torne num terreno de jogo mágico durante as suas caminhadas.

 

Um equipamento adaptado para que a caminhada seja um sucesso

Fixação da raquete solta, bastão sem anilha, calças sem polainas que deixam entrar a neve no calçado… Uma caminhada pode rapidamente ficar estragada com um equipamento defeituoso ou não apropriado. O segredo é verificar o material na véspera antes de cada saída, e repará-lo ou substituí-lo assim que sentir necessário.

A melhor garantia para o sucesso da sua saída na montanha é estar acompanhado por um profissional. Com os seus conhecimentos sobre fauna e flora, sabem como tornar uma caminhada num momento de descoberta da natureza envolvente. Apaixonante!

A caminhada na neve, que benefícios?

Uma grande lufada de ar puro fresco, tranquilidade e sol: a caminhada na neve é revigorante tanto para o corpo como para o espírito.   A contemplação da natureza é uma fonte infinita de tranquilidade e de bem-estar. E quando esta natureza está recoberta de um manto de neve fresca e cintilante, o efeito é verdadeiramente extraordinário. Um deslumbramento incomparável, que o deixa contemplativo e acalma o turbilhão dos seus pensamentos quotidianos. Praticar caminhada na neve, é um pouco como fazer uma sessão de meditação num enquadramento excecional. E para ser ainda mais perfeito, a caminhada na neve permite-lhe praticar um desporto suave e intenso ao mesmo tempo, pouco exigente para as articulações e excelente para o coração.

A caminhada na neve adapta-se a si?

A caminhada na neve é o desporto perfeito para todas as idades desde que saiba andar.

De fácil acesso e adaptada a todas as condições físicas pela escolha de itinerários, a caminhada na neve é um momento desportivo que podemos partilhar em família ou entre amigos,divertido e que dá prazer com a condição de não querer ir muito depressa e demasiado longe.

Uma vez o ritmo de cada pessoa encontrado, podemos caminhar até ao fim do mundo, qualquer que seja a idade!

O equipamento necessário para praticar a caminhada na neve

Tal como todas as atividade no exterior, em plena natureza, e para além disso no inverno, a caminhada na neve exige um equipamento adaptado para se sentir em segurança e aproveitar o seu dia sem constrangimentos.

CALÇADO

É o acessório base do praticante de caminhada.Calçado sim, mas não qualquer um. É necessário um calçado de caminhada de inverno, equipado com uma sola adaptada à neve com entalhes específicos e que envolva o tornozelo, para minimizar o risco de lesão. O calçado estará perfeitamente adaptado a caminhadas em terreno com neve dura, ou à colocação de raquetes para neve solta.   Pode também utilizar umas botas-galochas. Muitas vezes mais confortáveis que o calçado, nomeadamente relativamente ao fornecimento de calor e proteção contra o frio, são menos eficazes relativamente ao suporte do pé. As botas-galochas devem ser utilizadas em neve solta ou transformada, quando não se utilizam as raquetes.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

AS RAQUETES

Mesmo que não sejam indispensáveis para caminhar sobre a neve, são de qualquer forma práticas quando se caminha em neve solta, e nada melhor que uma descida com raquetes em modo "deslize", para um regresso após um dia cansativo mas fantástico e mágico na montanha.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

OS BASTÕES

Com ou sem raquetes, não se caminha sem bastões. Equipados com anilhas largas para não se enfiarem na neve fresca, são indispensáveis para um bom equilíbrio, permitem evitar quedas, facilitam algumas passagens difíceis ou escarpadas e fazem trabalhar a parte superior do corpo para uma silhueta perfeita!

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

AS 3 CAMADAS

Sistema associando 3 camadas de roupa proporcionando calor, eliminação da humidade e isolamento / impermeabilidade. É importante escolher bem as diferentes camadas para se sentir à vontade, quente e seco. E sobretudo, é essencial na caminhada na neve de poder tapar-se ou destapar-se em função da intensidade da atividade, para nunca sentir demasiado calor ou frio.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

CALÇAS E POLAINAS

Não há nada mais irritante que a neve a entrar no calçado. O melhor método para evitar este problema: as polainas. Ou as suas calças já vêm equipadas com polainas ou pode acrescentar umas por cima das suas calças, o importante mais uma vez é impedir que a neve entre e que se mantenha seco.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

AS LUVAS

De preferência leves, deve privilegiar os materiais corta-vento e, eventualmente ter um par sobresselente seco na mochila. Podemos tirá-las se as condições o permitirem, mas nunca devemos sair sem elas.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

OS ÓCULOS DE SOL

Adaptados à luminosidade na montanha, são indispensáveis mesmo que não haja sol, para proteger contra a reverberação.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

A MOCHILA

O seu equipamento de sobrevivência deve acompanhá-lo para todo o lado sem ocupar demasiado espaço: o cantil, um lanche, uma manta de sobrevivência e um estojo de primeiros socorros, protetor solar… tudo bem arrumado na mochila! Também pode guardar os seus bastões e as camadas de roupa que for tirando. 

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve

E PARA OS PRATICANTES DE NÍVEL EXPERIENTE: O MATERIAL DE SEGURANÇA

Para aqueles que têm por hábito sair dos trilhos sinalizados, para além de um bom equipamento de caminhada, deve equipar-se com um material de segurança indispensável: DVA, mochila, pá, sonda.

O DVA

O DVA é um aparelho de deteção de vítimas de avalanche, que possui um modo de receção e um modo de emissão de ondas. Quando sair, coloque o aparelho em modo emissão, e se alguém for apanhado por uma avalanche, coloque-o em modo receção para permitir a localização da pessoa soterrada. Este aparelho permite protegê-lo a si e às pessoas que o acompanham. Atenção, é necessário ter formação e treino para poder utilizar este equipamento. Nas estações de ski existem inúmeros "parques DVA" que lhe permitem treinar! Aconselhe-se junto dos responsáveis de pistas.

O TRIO: MOCHILA, PÁ, SONDA

É o mínimo que deve levar em qualquer caso. A mochila permite transportar o material de segurança, mas também água, lanche, estojo de primeiros socorros, eventualmente luvas sobresselentes...a pá e a sonda podem salvar a vida de uma eventual vítima de avalanche, permitindo retirar a neve que a soterrou. Mais uma vez recomendamos que tenha formação para a utilização do material de segurança junto de organismos especializados.

Para os mais experientes, não se esqueça a regra de ouro na montanha será sempre preparar bem a sua saída e, sobretudo saber abdicar caso as condições não sejam as ideais.

Descobrir todas as informações sobre caminhada na neve
Descubra a caminhada na neve com a Quechua by Decathlon

Jessica

Equipa de comunicação Quechua   Apaixonada pela montanha, amante de caminhada com e sem raquetes, entusiasta dos grandes espaços abertos, lagos e montanhas, praticante de escalada.

Descubra os nossos melhores conselhos