Como te organizares quando a tua criança se inicia no futebol? Entre pitões, saco de desporto e bola redonda, damos-te alguns conselhos.
A tua criança está a descobrir a bola redonda? Atividade lúdica e coletiva, o futebol é uma excelente forma de dar o desporto a conhecer à criança, de sociabilizar e de melhorar o desenvolvimento psicomotor.
E quanto a ti?
Se te perguntas como acompanhar o petiz e a bola da melhor forma, damos-te alguns conselhos.
Que equipamento escolher, como o ajudar a encontrar a sua posição e, sobretudo, como te organizares como progenitor? Segue o nosso guia!
Se tiveres transmitido ao teu filho ou filha a tua paixão pela bola redonda, já terás uma pequena ideia do que te espera em termos de equipamento e de material. Se tal não for o caso, ou se quiseres rever os clássicos, explicamos-te tudo.
Bola e baliza
Achas que nos estamos a esquecer de algo? Apesar das bolas serem fornecidas pelo clube para os jogos e treinos, há poucas hipóteses que a tua criança se contente em tocar na bola 1 ou 2 vezes por semana.
Podes pensar numa bola para jogar e driblar no exterior (nos parques, jardins, na praia) e mesmo numa minibaliza se tiveres lugar. Não há idade para começar a chutar!
Treino e jogo
Se a tua criança realmente não tiver descoberto o futebol graças a ti, comecemos pelo básico: a tua criança irá precisar de uns calções de uma camisola.
Em geral, são fornecidos pelo clube para os jogos. Para os treinos, além dos calções e da camisola, podes optar por umas calças e uma camisola de manga comprida. Sobretudo se tiveres frio só de olhar para a tua criança a treinar no inverno.
Além dos calções e da camisola, não há jogo ou treino sem meias altas e sem caneleiras! Estas últimas são mesmo obrigatórias em jogo. E, a menos que a criança aprenda a jogar futebol na praia, deves também pensar em calçado adaptado.
Futebol, lanche e saco de desporto
Agora que a criança tem a sua roupa para as primeiras corridas com bola nos pés, é necessário transportá-la. Escolhe um saco de desporto adaptado ao seu tamanho, mesmo que corras o risco de seres tu a transportá-lo a maior parte das vezes!
Além da roupa de futebol, aqui está uma pequena lista dos objetos úteis de ter no saco de desporto:
- Uma toalha, um gel de duche e chinelos para o duche após o jogo
- Um saco de plástico para separar a roupa limpa e a roupa de futebol suja de lama após os primeiros mergulhos.
- Roupa limpa para não encher o carro com a referida lama.
- Um lanche para recuperar a energia após estes inícios ricos em esforço e emoção. Um exemplo? Pão de especiarias, sumo de fruta ou leite com chocolate.
Flexibilidade e mobilidade
Quando a criança começa a praticar desporto, é também a ocasião para seres ativo(a). Para participar em eventos desportivos, conduzir e acompanhar as crianças durante as deslocações, tens a possibilidade de participar na vida do clube.
Naturalmente, estas atividades organizam-se com os outros pais e rodam em função do tempo e das disponibilidades de cada pessoa.
Mas é, sobretudo, a ocasião de descobrires os progressos da tua criança com a bola nos pés… E, porque não, conhecer outros pais apaixonados pelo desporto.
Fair Play
A prática desportiva da tua criança requer que estejas disponível para a acompanhar, mas também que tenhas fair play!
Quando o teu filho ou filha estão a descobrir um desporto, o objetivo não é o resultado, mas sim a aprendizagem. Nós sabemos, ver a tua progenitura falhar os seus primeiros controlos, ou sofrer os primeiros apitos por falta, origina muitas emoções. Mas as crianças estão ali para se divertirem!
Aplica-te no desporto!
E se o teu papel de apoiante for demasiado duro para os teus nervos, dá um passo extra! Fazeres formação para te tornares treinador ou árbitro voluntário é uma excelente forma de acompanhar a tua criança e de praticar desporto ao mesmo tempo.
Tens agora uma ideai um pouco mais precisa do equipamento necessário para que a tua criança experimente a diversão da bola redonda. Apresentamos-te agora algumas precisões de acordo com a prática. E começamos com as chuteiras:
Futebol
Se a tua criança deseja ar fresco e espaços amplos para jogar, recomendamos a versão clássica do futebol, no exterior e com relva. A aprendizagem começa geralmente pelos 6 ou 7 anos de idade. Quando às chuteiras, a escolha incide nos pitões de enroscar ou moldados.
Futebol de 5
Com o seu formato e a sua prática em interior, o futebol de 5 pode ser praticado a partir dos 3 anos de idade! Se quiseres dar o futebol a descobrir à tua criança desde a mais tenra idade, recomendamos chuteiras com solas Turf, que estão adaptadas à relva sintética curta dos campos de futebol de 5. A bola é mais pequena e mais pesada que uma bola de futebol clássica, para favorecer o jogo curto.
Nas balizas
Guarda-redes é uma posição à parte, sendo frequentemente uma vocação que se constata cedo. Além de equipamento específico (luvas, roupa comprida e reforçada), esta posição requer também uma forma diferente de abordar um jogo. Assim, se a tua criança já se imagina a guardar as balizas, aqui ficam alguns conselhos".
Futsal
O Futsal pratica-se a partir dos 4 anos de idade, também em interior (sem surpresa, o nome indica que é em sala). Permite que as crianças desenvolvam o seu sentido tático desde os 6 ou 7 anos. Também aqui a bola de futsal favorece o contacto com a bola e minimiza os ressaltos. Quanto ao calçado, as sapatilhas de futsal permitem mais aderência no parquet dos campos de futsal. Se desejas mais informações, vem por aqui".