A hidratação durante o exercício físico é bom, mas a hidratação com uma bebida isotónica é ainda melhor! Na realidade, a bebida isotónica fornece ao organismo tudo o que necessita para compensar as perdas de água, hidratos de carbono e minerais associadas ao esforço físico. Mas qual é a composição de uma bebida isotónica? Qual é a natureza dos ingredientes que a compõem? Pedi a Mathilde, engenheira de produto na área da hidratação, que me ajudasse a esclarecer essas questões. Explicamos tudo!
As bebidas isotónicas Aptonia, fabricadas em França, são composta por vários elementos:
- hidratos de carbono complexos (maltodextrina), anteriormente conhecidos como "açúcares lentos".
- hidratos de carbono simples (sacarose e dextrose), anteriormente conhecidos como "açúcares rápidos".
A mistura desses dois tipos de açúcares fornece uma dose ideal de glicose e frutose ao desportista. Por um lado, a ingestão de hidratos de carbono complexos (maltodextrina), consumidos continuamente, permite ter uma quantidade suficiente de açúcar no organismo durante o exercício físico. Por outro lado, a ingestão de hidratos de carbono simples (sacarose e dextrose), assimilados mais rapidamente, dá alguma energia extra em cada gole.
Outras informações: a absorção de frutose (armazenada no fígado) é diferente da absorção de glicose (absorvida no sangue). A absorção de glicose é mais rápida e, por conseguinte, o açúcar é utilizado mais rapidamente pelo organismo. Isso permite que o desportista tenha uma parte dos açúcares assimilada rapidamente e a outra assimilada ao longo do tempo. Assim, terá sempre energia suficiente durante toda a sua sessão de exercício físico.
Os acidificantes fornecem uma "nota" ácida que aumenta e equilibra o sabor.
- Sódio: para uma boa absorção de água e para a recuperação das perdas de sódio associadas à transpiração.
- Cloreto: um sal básico
- Citrato: tem a vantagem de tamponar o pH do sangue e, assim, acidificar menos o organismo durante o exercício físico. Associado ao sódio, também limita o sabor salgado que pode ser encontrado com o cloreto.
- Magnésio: para o bom funcionamento dos músculos, dado ser consumido quando se contraem os músculos.
- Potássio: para compensar as perdas associadas à transpiração.
- Selénio: antioxidante que protege as células contra o stress oxidativo e que entra na composição de determinadas proteínas.
A vitamina B6 ajuda a reduzir a fadiga, enquanto que as vitaminas B1, B2, B6 participam do metabolismo energético sempre que se produz um esforço. As vitaminas têm propriedades antioxidantes e as nossas bebidas ISO contêm vitaminas C e E.
Os aromas naturais, sob a forma de pó, dão o sabor.
Oriundos da cenoura (betacaroteno) ou da beterraba.
Agora já sabe tudo sobre as bebidas isotónicas Aptonia! As bebidas ISO e ISO+ são compostas por ingredientes técnicos minimamente transformados e destinam-se a ajudar os atletas de resistência a manterem-se hidratados e a tirarem o máximo proveito dos seus treinos e competições.