remada com banco de musculação

6 Exercícios com um banco de musculação

Queres fortalecer os músculos da parte superior do corpo? Peitorais, costas, tríceps e bíceps, em casa ou no ginásio, descobre todos os exercícios que podes fazer com um banco de musculação.

Com 6 exercícios simples e eficazes, este guia vai permitir-te fortalecer facilmente os músculos graças a um aparelho indispensável: o banco de musculação.

Porquê utilizar um banco de musculação?

O banco de musculação é indispensável na prática de musculação. É um bom complemento no treino em ginásio.

É um equipamento eficaz para definir o corpo, desenvolver a força e o volume muscular, levantando cargas com a ajuda de uma barra de musculação, discos em ferro, que podem ser carregados manualmente, ou halteres. Normalmente ocupam pouco espaço, pois os modelos são quase todos dobráveis e compactos.

Permite realizar diversos exercícios para isolar os grupos musculares, incluindo os mais comuns: o levantamento de supino (peitorais), a elevação de tronco (abdominais), a extensão de pernas (quadríceps-isquiotibiais), a tração do peito ou da nuca (costas) e o curl (bíceps).

Uma sessão de musculação pode ir de 30 minutos a 1h30. Para habituares o corpo a realizar novos exercícios, aumenta gradualmente a duração dos treinos. Do mesmo modo, não sobrestimes o peso das cargas no início. Cumpre ao máximo o teu programa de musculação para veres resultados a longo prazo. Por último, não negligencies os alongamentos após o treino.

Fortalecer os músculos peitorais

Vê os exercícios para fortalecer os músculos peitorais

Exercício 1: levantamento de supino com halteres

Embora não vás conseguir levantar tanto peso como na barra, o levantamento de supino permite trabalhar os peitorais de forma diferente, graças a uma melhor amplitude e a um movimento mais natural.

• Equipamento necessário: banco de musculação, 2 halteres.

•Principais músculos visados: peitorais, ombros, tríceps.

• Execução do exercício: deita-te no banco de musculação, curva ligeiramente as costas e coloca os pés no chão. Segura uma haltere em cada mão. Estica os braços verticalmente, aproximando os halteres. Puxa os ombros para trás e contrai os abdominais. Desta posição alta, desce lentamente os halteres de cada lado do tronco. Sem ressalto, contrai os peitorais e levanta (empurra) os halteres para cima, aproximando-os durante a subida (os halteres devem tocar-se no fim do movimento = movimento convergente).

• Respiração: inspira ao desceres os halteres, expira ao empurrá-los para cima (segues o movimento da caixa torácica).

• Recomendação de segurança: a cabeça, os ombros e os glúteos devem permanecer apoiados no banco. Permitem fazer o "bloco". Sem essa estabilidade, não tens força. Durante a descida dos halteres, mantém os cotovelos alinhados com o eixo dos ombros. Na posição alta, não bloqueies os cotovelos, para não lesionares a articulação do cotovelo.

Exercício 2: levantamento inclinado com halteres

Este exercício com halteres permite um movimento mais natural, mas também mais completo, do que com a barra. Vai ser-te útil como complemento do levantamento de supino para reequilibrar os músculos peitorais, uma vez que a parte superior é a mais trabalhada.


• Equipamento necessário: banco de musculação, 2 halteres.
•Principais músculos visados: peitorais, ombros, tríceps.
• Execução do exercício: deita-te no banco de musculação, inclinado entre 15° e 45°. Curva ligeiramente as costas e coloca os pés no chão. Segura uma haltere em cada mão. Estica os braços verticalmente, aproximando os halteres. Puxa os ombros para trás e contrai os abdominais. Desta posição alta, inspira e desce lentamente os halteres de cada lado do tronco. Sem ressalto, contrai os peitorais e levanta (empurra) os halteres para cima, aproximando-os durante a subida (os halteres devem tocar-se no fim do movimento = movimento convergente).
• Respiração: inspira ao desceres os halteres, expira na contração.
• Recomendações de segurança: a cabeça, os ombros e os glúteos devem permanecer apoiados no banco. Permitem fazer o "bloco". Sem essa estabilidade, não tens força. Durante a descida dos halteres, mantém os cotovelos alinhados com o eixo dos ombros. Na posição alta, não bloqueies os cotovelos, para não lesionares a articulação do cotovelo.

Exercício 3: pull over com haltere

Embora não vás conseguir levantar tanto peso como na barra, o levantamento de supino permite trabalhar os peitorais de forma diferente, graças a uma melhor amplitude e a um movimento mais natural.



Equipamento necessário: banco de musculação, haltere.

Principais músculos visados: o peitoral maior, a cabeça longa do tríceps, o peitoral maior redondo, o peitoral maior dorsal.

Execução do exercício: deita-te no banco de musculação. Segura um haltere com as duas mãos e estica os braços por cima da cabeça. Inspira profundamente e desce o haltere para trás da cabeça, fletindo ligeiramente os cotovelos. Expira ao voltares à posição inicial.

Respiração: inspira ao desceres o haltere para trás da cabeça, expira no fim do movimento (voltando à posição alta).

Recomendações de segurança: a cabeça, os ombros e os glúteos devem permanecer apoiados no banco.

Fortalecer os músculos das costas

Vê os exercícios para fortalecer os músculos das costas

remada no banco de musculação

Exercício 4: remada com halteres

• Equipamento necessário: banco de musculação, haltere.

•Principais músculos visados: o peitoral maior dorsal, o peitoral maior redondo, o deltóide posterior (parte de trás dos ombros), o braquiorradial (supinador longo).

• Execução do exercício: de pé, coloca-te ao lado do banco de musculação. Pousa um joelho no banco, o outro pé fica no chão. Segura um haltere com uma mão e apoia-te no banco com a outra mão. Contrai as costas e põe o cotovelo para trás, o mais alto possível, de forma a subires o haltere.

• Respiração: inspira na posição baixa e bloqueia a respiração durante a contração (até subires o haltere). Expira ao desceres o haltere.

• Recomendações de segurança: para protegeres os músculos lombares, mantém as costas direitas durante o exercício. Em cada repetição, sobe o haltere sem movimentos bruscos.

Fortalecer os tríceps

Vê os exercícios para fortalecer os tríceps

Exercício 5: tríceps com barra à testa

Equipamento necessário: um banco de musculação, uma barra direita (ou EZ)

Principais músculos visados: tríceps.

Execução do exercício: deita-te no banco de musculação, com os pés bem assentes no chão. Segura a barra em supinação (palmas da mão viradas para o rosto) ou em pronação (mais acessível para os principiantes), com a preensão à largura dos ombros. Sem bloquear os cotovelos, flete os antebraços para elevares a barra acima da cabeça. A partir desta posição, estende os antebraços para elevar a barra acima da cabeça.

Respiração: inspira na posição baixa, expira ao subires a barra.

Recomendações de segurança: controla a descida da barra, dobrando os antebraços. Não afastes demasiado os cotovelos, para desceres a barra ao nível da testa.

Fortalecer os bíceps

Vê os exercícios para fortalecer os bíceps

curl com halteres no banco de musculação

Exercício 6: curl concentrado (flexão do antebraço em concentração)

• Equipamento necessário: banco de musculação, haltere.

•Principais músculos visados: bíceps braquial, braquial (situado no bíceps).

• Execução do exercício: senta-te no banco de musculação, com as pernas afastadas e os pés bem assentes no chão. Segura um haltere com a mão direita, preensão em supinação (palma da mão virada para cima). Com as costas direitas, inclina-te ligeiramente para a frente, flete ligeiramente o cotovelo e coloca-o na coxa direita. A outra mão fica apoiada na coxa esquerda. Inspira profundamente e sobe o haltere à altura do peito. Depois expira ao voltares à posição inicial. Faz as repetições ao teu ritmo e depois muda de lado.

• Respiração: inspira na posição inicial, quando o cotovelo está ligeiramente fletido. Expira durante a contração.

• Recomendações de segurança: sobe a carga, mantendo-te concentrado(a) no bíceps, sem mexeres a parte superior do corpo e as pernas. Controla o movimento durante a descida do haltere.

app de coaching
app de coaching

Precisas da orientação de um treinador durante as tuas sessões?

Segue os nossos conselhos & programas de coaching gratuitos na aplicação DECATHLON COACH!

Um programa especialmente dedicado à musculação está à tua espera na aplicação

Precisas de um banco de musculação?

precisas de um banco de musculação?

Banco de musculação
dobrável

precisas de um banco de musculação?

Banco de supino plano inclinado dobrável

banco de musculação decathlon

Banco de musculação
900

Descobre a nossa seleção de conselhos para progredires na musculação

homem a montar um haltere de rosca do kit de musculação de 20kg

GINÁSIO EM CASA: Guia para montares o teu "Home Gym"

Estás a pensar em como podes montar um ginásio em casa? Quais os melhores equipamentos para os treinos de musculação? Explicamos tudo!
Elevação com colete de pesos

COMO FAZER ELEVAÇÕES? | FAZ O MOVIMENTO CORRETO

O que é uma tração? Como efetuar trações? Como progredir? Que músculos são trabalhados nas trações? Procuras informações sobre as trações? O nosso treinador Chady explica-te tudo o que deves saber sobre este movimento de musculação.
os-movimentos-de-base-da-musculação

OS MOVIMENTOS BASE DA MUSCULAÇÃO

Vem descobrir os movimentos base da musculação!