Casal a caminhar junto a uma lagoa

5 Trilhos obrigatórios em portugal

Descobre paisagens e vê a natureza no seu estado puro nos percursos pedestres de norte a sul do país.
Destacamos 5 trilhos em Portugal continental e deixamos mais algumas sugestões nas ilhas e em outros locais, para que possas explorar o melhor do nosso país!

Trilho dos Pescadores (Rota Vicentina)

"Provavelmente um dos melhores trilhos costeiros do mundo" e nós concordamos! Com um total de 226,km divididos em 13 etapas, o Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina é um dos percursos mais aclamados da costa de Portugal. Sempre junto ao mar e praias, conta com mais de 200km ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, sendo um percurso bastante exigente fisicamente com grande parte do trilho percorrido em areia.
Para fazer exclusivamente a pé, é um desafio ao contacto com a natureza em estado puro e à rudeza da paisagem costeira.

Tipo de percurso: Linear | Distância: 226,6km  | Duração: Vários dias | Dificuldade: Difícil

Sete Vales Suspensos (Algarve)

No concelho de Lagoa, existe um dos trilhos mais bonitos do Algarve, já eleito até como um dos melhores da Europa! Tem início na Praia da Marinha e percorre toda a arriba costeira até à Praia de Vale Centianes. Ao longo do percurso podemos observar inúmeras arribas, grutas, formações rochosas e praias paradisíacas tão características da região.
Apesar de ser linear, pode ser feito também de forma circular e aproveitar cada recanto do litoral algarvio.

Tipo de percurso: Linear (possível ser feito de forma circular) | Distância: 6km (12km ida e volta) | Duração: 3h (6h ida e volta) | Dificuldade: Moderado

Fisgas de Ermelo (Mondim de Basto)

O PR3 - Fisgas de Ermelo faz parte da rede de percursos pedestres de Mondim de Basto e atravessa o coração da Serra do Alvão, sendo um dos percursos mais emblemáticos da zona e até de Portugal! É um trilho difícil, que apesar de curto tem um elevado desnível acumulado, mas onde cada paisagem vale cada quilómetro percorrido. 
Passa por várias Cascatas do Rio Olo e a Cascata de Fisgas de Ermelo é uma das cascatas mais altas de Portugal, com 200m de altura.

Pode ser visitado em qualquer altura do ano, mas o início da primavera e o verão são as melhores alturas para a visita, permitindo alguns mergulhos nas lagoas (Piocas de Cima e Piocas de Baixo).

Tipo de percurso: Circular | Distância: 12,4km | Duração: 4h30m | Dificuldade: Difícil

Caminho do Xisto de Gondramaz (Lousã)

A região da Lousã é rica em natureza e paisagens, com um sem fim de percursos pedestres disponíveis para conhecer a região!
Sugerimos o Caminho de Xisto de Gondramaz, que pode ser percorrido numa vertente mais exigente ou acessível, dependendo da forma física e disponibilidade.

O  "Caminho do Xisto de Gondramaz - Nos passos do moleiro - PR2 MCV" é um percurso pedestre linear considerado difícil e que pode ser feito em diferentes sentidos e com variações para passar por locais mais emblemáticos. A Cascata e Penedo dos Corvos, Cascata do Castelo do Espinho, moinhos de água e lavadouros são alguns pontos de interesse que podem ser contemplatos durante o percurso.

Quem quiser, pode optar pela variação do percurso "Caminho do Xisto Acessível do Gondramaz - PR1 MCV" com apenas 450 m de extensão (900 m, ida e volta), de formato linear e percorre as áreas circundantes à aldeia de xisto.

Garganta de Loriga (Serra da Estrela)

O PR5 SEI - Rota da Garganta de Loriga, passa pelos vales encantados da Serra da Estrela, com uma paisagem montanhosa e repleta de fauna e flora característica da região. Faz a ligação entre o planalto superior da Serra da Estrela e a vila de Loriga, tão conhecida pela sua praia fluvial. Ao longo do percurso é possível passar por locais ainda hoje percorridos por pastores e rebanhos, observar o Vale Glaciar, o Covão do Meio, Covão da Nave e um sem fim de paisagens de cortar a respiração.

Tipo de percurso: Linear | Distância: 8,7km | Duração: 3h30m | Dificuldade: Difícil

E nas ilhas?

Deixamos ainda mais algumas sugestões de nomes de alguns dos trilhos imperdíveis a fazer para quem visita os Açores ou a Madeira.

5 Trilhos obrigatórios em Portugal

AÇORES

Salto do Prego (São Miguel)
Chá Gorreana (São Miguel)
Caldeirão (Corvo)
Montanha do Pico (Pico)
Serra do Topo -  Fajã dos Cubres (São Jorge)

MADEIRA

Ponta de São Lourenço
Levada das 25 Fontes e Levada do Risco
Levada dos Balcões
Vereda Pico Areeiro - Pico Ruivo
Levada do Caldeirão Verde

Não te esqueças do essencial!

pessoas a caminhar de bastões

Utilizar corretamente e ajustar os bastões de caminhada

Sabias que os bastões reduzem em 25% o impacto da mochila e da carga transportada em caminhada sobre as articulações, em particular as dos joelhos!

Lista de itens essenciais para preparar a mochila - teaser

O que levar na mochila de caminhada

Com a ajuda dos seus parceiros Acompanhantes em Montanha, a Quechua propõe-lhe uma lista dos itens indispensáveis a colocar na mochila.

duas mulheres e dois homens a fazer uma caminhada na montanha

O que vestir para caminhar?

Gostas de passar tempo ao ar livre e fazer caminhadas? Então segue os nossos conselhos para encontrares a roupa certa, seja para o verão ou para o inverno.

Como hidratar durante uma caminhada? decathlon

Como hidratar durante uma caminhada?

A caminhada é uma atividade de descoberta que exige muita energia e isso pode originar desidratação. Hidratares-te é essencial para poderes usufruir ao máximo da tua caminhada!