5 PONTOS-CHAVE PARA COMPREENDER O JOGO EM PARES

Disciplina olímpica desde 1996, o misto tem um lugar cada vez mais importante no plano internacional e é realizado particularmente nos seus clubes.Como o nome indica, o par da dupla é composto por um homem e uma mulher.

Não é percetível à primeira vista mas é um jogo muito técnico.Vamos realçar alguns pontos importantes da dupla mista de modo a aperfeiçoar a sua técnica mas também para desfrutar de partilhar esta modalidade com os seus parceiros.

jogo em pares misto

Técnicas do serviço

O serviço, ou por outras palavras, a entrada em jogo, é muito importante no jogo em pares misto. Permite começar a partida. Aqui, encontra a situação onde o homem serve de lado ímpar.

A mulher deve estar o mais próximo possível dele. Inclinar-se ligeiramente e estar em posição na rede (raquete levantada) assim que o serviço for feito. 

Se o jogador fizer um serviço curto, a jogadora permanece na rede.Se o jogador fizer um serviço comprido, então uma colocação defensiva é obrigatória. Os jogadores recuam no caso de uma colocação defensiva após um serviço LONGO).

SERVIÇO
serviço

TIPOS DE SERVIÇO

Como no caso anterior, se o serviço é curto, a jogadora permanece à frente da rede, raquete elevada.

Se ela fizer um serviço comprido, deve recuar em posição de defesa mas do lado direito se ela serviu em par e do lado esquerdo se ela serviu em ímpar.

Técnicas de devolução do serviço

Veja aqui o exemplo da mulher que recebe o serviço oposto. Os dois jogadores estão colocados perto da linha da frente. Não hesite em estar perto desta linha quando espera o serviço, terá mais chances de produzir uma jogada ofensiva.

· Se a mulher se elevar na devolução do serviço, como nos casos anteriores, a posição de defesa é segundo o lado onde ela se encontra.

· Se a mulher realizar um contra-amorti por exemplo e se tal obrigar o adversário a se elevar, então o jogador vai para a parte de trás do terreno e a jogadora permanece na parte da frente do terreno a cobrir a rede

dupla mista
ataque

Técnicas de ataque 

Os nossos jogadores estão aqui posicionados em posição de ataque. O jogador está no fundo e realiza uma jogada ofensiva.A jogadora está sempre na rede, à espera da possibilidade de cortar uma trajetória passante.

O jogador está em posição de smash e realiza a jogada. Pode ver que a jogadora está posicionada do mesmo lado que o seu parceiro quando ele realiza o smash. Porquê? A probabilidade do adversário realizar uma defesa cruzada é pequena; deslocar-se do mesmo lado que o seu parceiro permite antecipar uma possível defesa curta/ meio curta do adversário.

Estas mesmas posições devem ser adotadas se o jogador está a realizar um smash do lado ímpar. A jogadora deve ser dinâmica e seguir as jogadas do seu parceiro.

Técnicas de defesa

A posição de defesa deve ser adotada quando os jogadores não têm a escolha de elevar o seu volante. Quer seja o jogador ou a jogadora, os dois devem colocar-se em posição de defesa.

O jogador deve acompanhar os movimentos da sua parceira. Esta última não vê o seu parceiro pois ele está sempre atrás dela. Por isso ela não consegue ver as suas deslocações.Se ela deve adotar uma posição de defesa, deve fazê-lo por instinto.Se ela se encontra mais à esquerda, então ela irá recuar em defesa à esquerda.

O jogador não é colocado numa distância igual à da sua parceira nem sequer paralelamente. Ele aproxima-se dela para ajudar se ela estiver com dificuldades na defesa e permitir retomar a vantagem.

DEFESA

E se o meu par está bloqueado no fundo pelo jogador adversário?

Situação que se encontra frequentemente durante um jogo, os homens tentam sempre empurrar as suas adversárias (as jogadoras) para o fundo, estrategicamente, que permite prevalecer. De facto, uma jogadora bloqueada no fundo do terreno de jogo coloca em perigo a dupla mista.Porquê? A jogadora não tem força suficiente e os seus volantes não partem do fundo com força suficiente para incomodar o adversário, fazendo com que este último assuma o ataque rapidamente. Tirando um golpe mágico, é raro que a jogadora conseguisse retomar o ataque, salvo erro do adversário.

O que fazer?

A jogadora deve pensar numa jogada que lhe permita voltar novamente à rede, sem dar uma oportunidade ao adversário para recuperar o ataque. Uma única jogada permite fazer estas duas coisas: o amortecimento.Se a jogadora tem potência suficiente e está bloqueada no fundo, certamente pode fazer um ou dois movimentos e depois realizar a opção de amortecimento. A esta tacada junta-se uma deslocação para a frente. Assim que a jogadora decidir fazer o amortecimento, deve seguir o seu volante e ir rapidamente para se colocar à frente da rede. A sua parceira deve ser receptiva, não hesite em dizer-lhe que quando decide fazer o amortecimento para voltar ao seu lugar na rede para que o seu parceiro assuma rapidamente o revezamento e salve desta situação desconfortável.

Conhece agora as bases do jogo em pares misto. Vá até aos courts para praticar!

Conclusão

MAIS CONSELHOS DE BADMINTON