O badminton é um desporto técnico. Encontre no nosso léxico o vocabulário usado pelos praticantes bem como a respetiva definição.
Veja a seguir todos os termos técnicos do Badminton explicados detalhadamente.
O jogador está posicionado no fundo do court e vem bater o volante acima da cabeça para que caia no espaço junto à rede.
Marca especializada de badminton (exclusiva da Decathlon) que disponibiliza panóplias completas para todas as utilizações do nível principiante ao experiente.
Federação internacional de badminton que dita as regras do desporto ao nível mundial. Organiza o World tour que é o circuito principal dos torneios internacionais.
Ataque na rede.
Joga-se com uma raquete e um volante, em ambientes interiores ou ao ar livre. Trata-se de fazer cair no campo do adversário dentro dos limites definidos no chão. O objetivo é marcar mais pontos do que o adversário.
Existem 2 tipos de corredor no campo de badminton. Os corredores laterais que se usam nas duplas (no serviço e durante o jogo) e os corredores do fundo do court.
Pancada que é jogada na rede e jogada de novo logo atrás da rede.
O badminton é atualmente praticado ao nível mundial por 150 países agrupados no seio da BWF (Badminton word federation). Este desporto vive agora ao ritmo das grandes competições como os Jogos Olímpicos, os campeonatos do mundo e os grandes torneios internacionais. As competições internacionais de badminton em França acontecem todos os anos em Paris no estádio Pierre de Coubertin.
O court de badminton mede 13,40 m de comprimento por 5,20 m de largura no simples e 6,10 m na dupla. O court está dividido em 2 por uma rede estendida acima do solo a 1,55 m de altura. É composto por 2 corredores laterais que se usam nas duplas (no serviço e durante o jogo) e um corredor do fundo do court.
É importante usar calçado concebido especificamente para a prática de badminton e que não tem as mesmas características que o calçado de outros desportos de raquete. Este calçado possui uma sola larga e fina que permite ficar junto ao chão. Possui também uma aderência máxima nas superfícies indoor (piso de madeira, pvc, etc.), com uma sola de borracha natural flexível que não marca.
É uma pancada efetuada com a face da raquete que corresponde à palma da mão.
Pancada longa e dinâmica por cima da rede com uma trajetória horizontal.
Pancada realizada para devolver um smash. Pode ser curta, longa, direita ou cruzada.
No badminton, os jogadores deslocam-se geralmente em passo chassé, passo cruzado ou passo corrido para alcançar o volante.
Preparação do batimento colocando a raquete de uma certa forma para dar uma informação incorreta ao adversário quanto à pancada que se vai efetuar. (por exemplo:posiciono a minha raquete para bater o volante em contra amorti cruzado e, no último momento, faço um lob direito).
A rede divide o campo em 2. Deve ser fixada nos postes de cada lado do campo a 1,55 m de altura e mede no centro 1,524 m. O comprimento é de 6,10 m.
Federação Francesa de Badminton, define as regras e garante o desenvolvimento do badminton ao nível nacional.
Diz-se que há falta se:
Geralmente num lob ou um clear bastante baixo, o jogador bate o volante antes do final da sua trajetória.
Pancada que é efetuada junto à rede cujo objetivo é lançar o volante para o fundo do court passando por cima do adversário conseguindo desta forma tempo para se deslocar para o meio do campo.
Durante o treino, o jogos temáticos são organizados pelo treinador. No geral, têm caráter lúdico e as regras clássicas do badminton são alteradas. (por ex.: uma parte do campo é excluída, os pontos são a dobrar, é obrigatório realizar um determinado batimento, etc.).
O treinador distribui os volantes uns a seguir aos outros num ritmo mais ou menos rápido para trabalhar melhor um gesto ou um aspeto em particular.
O volante está OUT quando cai fora dos limites do campo. Se toca na linha exterior do campo, o volante é válido.
Encontram-se em cada lado do campo e permitem manter a rede a 1,55 m. A base está colocada na linha exterior do campo.
É uma pancada efetuada com a face oposta da raquete que corresponde às costas da mão.
Um desvio impulsionado efetuado imediatamente antes da pancada do adversário que permite uma melhor reatividade para se deslocar em direção ao volante.
Pancada para devolver o serviço do adversário. É muito importante nas duplas pois se for bem executado permite obter vantagem ou marcar o ponto muito rapidamente.
É o equipamento indispensável para jogar badminton. É composta por uma área de encordoamento com uma corda, uma haste e um cabo. O tamanho de uma raquete de criança varia em função do seu tamanho e do seu nível de jogo. Para o adulto, existe apenas um tamanho único. O peso varia entre 76 e 110g, consoante a composição da raquete (aço, alumínio ou grafite). Para mais informações, consulte a ficha como escolher.
É uma pancada que inicia a troca e que pode ser curta ou longa e efetuada em pancada de direita ou de esquerda. Deve cumprir as regras do serviços entre as quais, incontornáveis, a realização do serviço abaixo de 1,15m e com a cabeça da raquete abaixo da mão. O volante deve ser lançado na diagonal e deve, pelo menos, ultrapassar a primeira linha de serviço curto. Em dupla, o corredor do fundo do court não conta enquanto os corredores laterais são válidos.
É uma pancada efetuada no fundo do court por cima da cabeça e que cai no espaço junto à rede. Ao contrário do amorti que é batido ao nível plano, o objetivo do slice é roçar no volante para lhe conferir uma trajetória descendente e mais rápida.
É uma pancada efetuada junto à rede cujo objetivo é fazer girar o volante para o colocar logo atrás da rede e dificultar a resposta do adversário.
Efetuado no fundo do court, é uma pancada potente descendente, batida ao nível plano por cima da cabeça para tentar marcar o ponto.
É o espaço situado entre os 2 parceiros numa dupla. Esta zona pode criar dúvidas entre os jogadores sobre qual deve bater o volante.