5 DICAS: O QUE DEVES SABER ANTES DE PRATICAR UM DESPORTO

Praticar um desporto é também treinar corretamente, de acordo com algumas regras essenciais. Damos-te 5 dicas para te ajudar a alcançar os teus objetivos desportivos.

5-dicas-o-que-deve-saber-antes-de-praticar-um-desporto

AQUECER BEM ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA

O aquecimento antes da prática desportiva é indispensável. Permite aquecer os músculos e prepará-los para o esforço.

Fazer alguns exercícios de aquecimento antes de todas as sessões é importante: aumenta as tuas hipóteses de teres um melhor desempenho e, sobretudo, evita eventuais lesões.

ALONGAR BEM DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA

A tua sessão de desporto está a chegar ao fim e a tua cabeça já estás a antecipar as dores musculares do dia seguinte? Existe uma solução para prevenir estas dores musculares: fazer alguns exercícios de alongamento logo a seguir a cada sessão.

Evita assim o arrefecimento dos músculos e limita o aparecimento de lesões, de entorses, de tendinite…

5-dicas-o-que-deve-saber-antes-de-praticar-um-desporto-exo1

CONHECER OS Teus LIMITES

Retomaste a atividade desportiva e estás mais do que pronto a superar-se? Tem cuidado, querer fazer demasiado pode levar-te ao pior! Escuta o teu corpo: este é um mote a seguir.

Lembra-te disto:

• Não é necessário bater recordes: não retomes a atividade física a um ritmo intenso

• Determina a frequência de treino e alterna as sessões: uma vez a cada três dias no início e, depois, em dias alternados

• Não ultrapasses os teus limites, não forces demasiado e não tentes progredir demasiado rápido

• Abranda o ritmo e faz um intervalo à mínima dor

HIDRATAR-tE BEM

A água é o nutriente mais importante para o nosso organismo. Aliás, os músculos têm cerca de 80% de água.

Uma boa hidratação aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento dos músculos e contribui para o processo de recuperação. Como o esforço físico irá fazer-te eliminar muita água, deves hidratar-te corretamente para evitar o aparecimento de lesões, tendinites, cãibras, fadiga, hipertermia ou problemas digestivos.

Irás otimizar ainda mais os teus resultados desportivos e aumentar o teu desempenho.

HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Para praticar um desporto em plena forma, deves adotar um modo de vida saudável! Uma alimentação variada, rica em frutos e legumes contribui para o teu equilíbrio e para uma saúde de ferro. Os açúcares lentos, como o arroz e as massas, irão fornecer a energia necessária antes de ires para a tua sessão de desporto. Adapta a tua alimentação à tua atividade e à respetiva intensidade.

A qualidade do teu sono é fundamental para praticar um desporto. Oferece-te tempos de repouso regularmente para recomeçar com o pé direito!

O sono é reparador: bem repousado, terás um melhor desempenho na tua prática desportiva!

mais conselhos úteis para ti