5 CONSELHOS PARA RECUPERAr DEPOIS DA CAMINHADA

Já que se fala do repouso do guerreiro, porque não falar do repouso do Caminhante?
Para aproveitar todos os benefícios da sessão de Caminhada, não deves negligenciar a recuperação. Seguindo estes conselhos, vais carregar corretamente todas as baterias essenciais para o próximo treino!

casal a fazer alongamentos

HIDRATAr CORRETAMENTE

A maior parte das vezes não nos hidratamos o suficiente antes ou durante uma sessão de Caminhada. Mesmo estando alerta a este tema, muitas vezes a quantidade de água não é suficiente para compensar a que se perde durante o esforço físico.

É por isso que é essencial fazer uma hidratação abundante e regular depois da Caminhada. Por exemplo, no regresso a casa, podes até abrir uma garrafa de água grande, com o objetivo de a beberes toda até ao fim do dia.
Aceitas o desafio?

casal a caminhar na cidade
casal a alongar

FAZER ALONGAMENTOS

Se o esforço foi ligeiro durante a sessão de Caminhada, faz o alongamento dos músculos imediatamente após a sessão. Caso contrário, mais vale fazê-lo após várias horas, ou até no dia seguinte, para favorecer uma melhor recuperação.

Trata-se de dar o sinal aos músculos de que podem descontrair-se e ficar em repouso, para que a transição seja suave. Os alongamentos ajudam a recuperar física e mentalmente, graças a um regresso à tranquilidade geral.

COMER CORRETAMENTE

É normal que o esforço físico relacionado com a caminhada esgote as reservas de energia, por isso é muito importante conseguirmos que sejam repostas.

Para começar, podes beber uma bebida com muito açúcar após a sessão, para repor as reservas de açúcar nas pernas e no fígado.

Para a refeição após a prática desportiva, o ideal é consumir um prato alcalino, com efeito «antiácido», para compensar a acidez dos músculos e dos tendões provocada pelo esforço.

Sugestão de ementa: sopa e compota de fruta!

rapaz a alongar depois do treino
exercicio de alongamento nas pernas

DORMIR E DESCANSAR

Costuma dizer-se que a noite é boa conselheira, inclusive para melhorar os desempenhos na próxima sessão de Caminhada. Concordas?

Durante a noite, o corpo trabalha ativamente para nos ajudar a recuperar de um esforço intenso, nomeadamente ao segregar hormonas específicas (hormona de crescimento, testosterona, etc). Seria pena não a aproveitares!

RELAXAR A TENSÃO

Mimar o corpo é bom, cuidar do espírito também. 
Nada de novo: o espírito mental contribui amplamente para a realização de desempenhos desportivos, por isso se pretendes manter a moral em cima de uma sessão para a outra, aprende a descontrair depois do esforço. 

O teu corpo vai agradecer, por isso pensa em respirar profundamente e não hesites em praticar exercícios de relaxamento.

casal a fazer alongamentos na rua

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