A caminhada a nível desportivo é praticada a um ritmo mais intenso que a caminhada praticada quando andamos diariamente.
Faz assim trabalhar o fôlego, a resistência e quase todos os músculos do corpo.
Ao contrário da caminhada diária, que se pratica frequentemente de forma inconsciente, a caminhada pratica-se de forma voluntária e a um ritmo acelerado.
Ao contrário da caminhada na natureza, este desporto pratica-se num terreno sem desníveis e prioritariamente em universo urbano: parques, barragens, estádios ou até passadeiras.
A caminhada realiza-se a uma velocidade variável, consoante os objetivos de cada pessoa, por isso a velocidade da caminhada pode variar entre os 5 e os 10 km/hora.
Os praticantes fazem sessões desde 30 minutos a várias horas e a frequência depende também dos objetivos estabelecidos, mas pode chegar a várias vezes por semana.
Dois objetivos principais para os praticantes de caminhada:
• sentir-se bem, manter-se em forma
• melhorar o desempenho
O primeiro objetivo permite que os praticantes cuidem do seu corpo e da sua saúde.
Por isso, se tiveres este objetivo, irás por exemplo, fazer um longo passeio com ritmo moderado ao fim da tarde ou ao domingo, para te oxigenares e manteres a forma.
O segundo objetivo requer uma prática mais intensa, irás caminhar regularmente e a um bom ritmo para queimar calorias, mexeres-te, tonificares o corpo e para ter o orgulho de te superares!
Uma das principais vantagens da caminhada é que pode ser praticada praticamente em todo o lado, com qualquer tempo e requer pouco investimento em material: basta calçado adaptado e pronto!
Se pretendes aumentar o conforto das tuas caminhadas, descobre também como a escolha das meias e das palmilhas são tão importantes!
No que diz respeito ao corpo e à saúde, a caminhada é uma atividade física benéfica porque trabalha muitos músculos do corpo. Tem todas as vantagens de outros, como a corrida ou a bicicleta: prevenção da diabetes e das doenças cardíacas, desgaste de energia…
Com menos inconvenientes e todas as vantagens da caminhada, suave e acessível, mas não só: é efetivamente um dos desportos menos traumatizantes para o corpo e para as articulações, e o risco de lesões é reduzido. Com cerca de 300 calorias queimadas para uma caminhada de uma hora com uma média de 6,5 km/hora, a caminhada permite manter-te em forma, podendo gastar ainda mais calorias em função do teu ritmo: 380 calorias/hora acima de 8 km/hora!
Para teres uma ideia do que isto representa, isto equivale ao número de calorias queimadas numa corrida com o mesmo ritmo ou em 1 hora de dança rápida ou aeróbica no ginásio!
Quando praticas caminhada, o teu pé passa por 3 fases, porque os movimentos são acentuados.
A passada é alongada e o passo é longo e rápido. Quando dás um passo, o ataque necessita de amortecimento para absorver os impactos do calcanhar no solo. Irás observar também um ligeiro movimento de recuo da traseira do pé, devido à velocidade.
De seguida, no desenvolvimento da passada está em contacto permanente com o solo, faz uma espécie de diagonal, do calcanhar até à impulsão para o dedo grande. Logo, é necessária estabilidade ao longo de todo o comprimento da sola do teu calçado.
As necessidades para praticar caminhada são diferentes de outros desportos. Para responder a cada uma das necessidades específicas deste desporto, a Newfeel estudou as necessidades dos praticantes de caminhada, a fim de disponibilizar um calçado inovador, adequado e técnico, bem como proporcionar sensações e prazer durante as sessões de caminhada.