DESCOBRe A CAMINHADA: UM DESPORTO SIMPLES E EFICAZ

A Caminhada a nível desportivo é praticada a um ritmo mais intenso que a Caminhada praticada quando andamos diariamente.

Caminhada Desportiva: Um desporto simples e eficaz

Faz assim trabalhar o fôlego, a resistência e quase todos os músculos do corpo. 
Ao contrário da Caminhda Diária, que se pratica frequentemente de forma inconsciente, a Caminhada pratica-se de forma voluntária e a um ritmo acelerado.

UM DESPORTO DE RESISTÊNCIA EM QUE TODOS FICAM SATISFEITOS!

Ao contrário da Caminhada na natureza, este desporto pratica-se num terreno sem desníveis e prioritariamente em universo urbano: parques, barragens, estádios ou até passadeiras. 
A Caminhada realiza-se a uma velocidade variável, consoante os objetivos de cada pessoa, por isso a velocidade da Caminhada pode variar entre os 5 e os 10 km/hora. 

Os praticantes fazem sessões desde 30 minutos a várias horas e a frequência depende também dos objetivos estabelecidos, mas pode chegar a várias vezes por semana.

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Caminhada Desportiva: Um desporto simples e eficaz

PORQUÊ PRATICAR A CAMINHADA?

Dois objetivos principais para os praticantes de Caminhada:

• sentir-se bem, manter-se em forma.
• melhorar o desempenho.

O primeiro objetivo permite que os praticantes  cuidem do seu corpo e da sua saúde. 
Por isso, se tiveres este objetivo, irás por exemplo, fazer um longo passeio com ritmo moderado ao fim da tarde ou ao domingo, para te oxigenares e manteres a forma.

O segundo objetivo requer uma prática mais intensa, irás Caminhar regularmente e a um bom ritmo para queimar calorias, mexeres-te, musculares o corpo e para ter o orgulho de te superares!

quAiS as VANTAGENS DA CAMINHADA?

Uma das principais vantagens da Caminhada é que pode ser praticada praticamente em todo o lado, com qualquer tempo e requer pouco investimento em material: basta calçado adaptado e pronto!

No que diz respeito ao corpo e à saúde, a Caminhada é uma atividade física benéfica porque trabalha muitos músculos do corpo. Tem todas as vantagens de outros, como a corrida ou a bicicleta: prevenção da diabetes e das doenças cardíacas, desgaste de energia… 

Com menos inconvenientes e todas as vantagens da Caminhada, suave e acessível, mas não só: é efetivamente um dos desportos menos traumatizantes para o corpo e as articulações, e o risco de lesões é reduzido. Com cerca de 300 calorias queimadas para uma Caminhada de uma hora com uma média de 6,5 km/hora, a Caminhada permite manter-te em forma, podendo gastar ainda mais calorias em função do teu ritmo: 380 calorias/hora acima de 8 km/hora!

Para teres uma ideia do que isto representa, isto equivale ao número de calorias queimadas numa corrida com o mesmo ritmo ou em 1 hora de dança rápida ou aeróbica no ginásio!

Caminhada Desportiva: Um desporto simples e eficaz
Caminhada Desportiva: Um desporto simples e eficaz

EQUIPA-te BEM PARA A CAMINHADA

Quando praticas Caminhada, o teu pé passa por 3 fases, porque os os movimentos são acentuados.

A passada é alongada e o passo é longo e rápido. Quando dás um passo, o ataque necessita de amortecimento para absorver os impactos do calcanhar no solo. Irás observar também um ligeiro movimento de recuo da traseira do pé, devido à velocidade. 

De seguida, no desenvolvimento da passada está em contacto permanente com o solo, faz uma espécie de diagonal, do calcanhar até à impulsão para o dedo grande. Logo, precisa de estabilidade ao longo de todo o comprimento da sola do seu calçado.

As necessidades para praticar Caminhada são diferentes de outros desportos. Para responder a cada uma das necessidades específicas deste desporto, a Newfeel estudou as necessidades dos praticantes de Caminhada, a fim de disponibilizar um calçado inovador, adequado e técnico, bem como proporcionar sensações e prazer durante as sessões de Caminhada.

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