Porquê e como usar bastões de caminhada

Assim que os experimentares, já não poderás passar sem os teus bastões de caminhada.A Quechua dá-te algumas dicas para que possas tirar o melhor partido dos teus bastões!

Utilizar corretamente e regular os bastões de caminhada

Sabias que os bastões de caminhada reduzem até 25 % o impacto do peso da mochila sobre as tuas articulações, e em particular sobre os joelhos? Ajudam-te também a manter o equilíbrio e a reduzir o risco de escorregar, primeira causa de acidentes em caminhada. É por isso que, mesmo que pareça difícil, estranho ou pouco natural no início caminhar com bastões, assim que aprenderes a utilizá-los corretamente, já não poderás passar sem eles.Para o ajudar a dar os primeiros passos, veja como regular corretamente e utilizar os bastões de caminhada.Antes de começar, se te perguntares quais são as vantagens dos bastões de caminhada, aconselhamos-te a leitura deste artigo: Porquê caminhar com bastões?

>> Como utilizar bastões de caminhada?

quando caminhas num terreno plano, tens duas opções:
 - Utilizar os bastões para te deslocares ao teu ritmo, pousando os bastões um após o outro, o bastão esquerdo avança ao mesmo tempo que a perna direita, e vice-versa.
- Não os utilizares e colocá-los na mochila, ou atá-los com a correia de punho exterior dos bastões.

Na descida, os bastões ajudam-te a reter. Podes utilizá-los alternadamente, tal como num terreno plano, ou avançar os bastões ao mesmo tempo e colocá-los à tua frente, sem incomodar os pés. Esta última opção é a mais recomendada, nomeadamente, se for uma descida com uma inclinação muito acentuada. Pouco importa a inclinação da descida, o importante é aumentares o comprimento dos bastões cerca de 5 cm para compensar a descida e para maior conforto.

Ao subires, aconselhamos-te a encurtar os bastões cerca de 5 cm, em função do declive da encosta.Na subida, coloca os dois bastões à tua frente e apoia-te sobre eles para dar impulso, ou também os podes utilizar de forma alternada.

Uma última dica : manter o tronco numa posição mais vertical ajuda a repartir o esforço entre os braços e as pernas, e a abrir corretamente o peito.Isto pode ajudar-te a melhorar a respiração e a velocidade da marcha.

>> O que são as correias de punho e como colocá-las?

As correias de punho ajudam-te a impulsionar-te quando te apoias nos bastões para caminhar, em particular nas subidas.Para além disso, reduzem o cansaço aliviando a mão. Se não as utilizares, terás que apertar com mais força o cabo do bastão e logo o cansaço será maior.
Para uma boa utilização, recomendamos-te que enfies a mão na correia de punho por baixo, colocar a parte superior da fita entre o polegar e o indicador e voltar a fechar a mão sobre o cabo, tal como apresentado no vídeo em baixo.

Na descida, é preferível retirar a correia. Se apesar dos bastões caíres,
poderás atirá-los mais rapidamente se não estiveres a usar as correias de punho e evitar assim que os pés fiquem presos neles.

>> Posso caminhar com apenas um bastão ou são necessários os dois?

Para caminhadas curtas em terreno plano, podes utilizar apenas um bastão, com a condição de ir alternando as mãos regularmente.Para caminhadas mais longas, recomendamos a utilização dos dois bastões, uma vez que melhoram o equilíbrio, a estabilidade e o impacto sobre os músculos.

Boa caminhada!E se não sabes bem que bastão escolher, podes ler o nosso artigo: 

Utilizar corretamente e regular os bastões de caminhada

E na descida? 

Que tamanho de bastão? Escolhe os que preferires, o importante é evitar que os bastões sejam demasiado compridos pois podem provocar dores nos músculos elevatórios dos ombros.

Em prática, existem 2 possibilidades:

Utilizar corretamente e regular os bastões de caminhada

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