Sabias que atualmente, apenas um em cada dois praticantes de caminhada estão equipados com bastões? E no entanto, tal como o capacete é fundamental para a prática de ski ou de bicicleta, vários estudos mostram a importância e a eficácia de caminhar com bastões.
Irás perceber graças a este artigo, que se os bastões são indissociáveis da prática de caminhada, é sobretudo por uma questão de segurança e de protecção das articulações.
OS BASTÕES EXISTEM PARA FACILITAR A TUA CAMINHADA E PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE QUEDAS OU DE LESÕES.
DESCOBRE AS PRINCIPAIS VANTAGENS!
Os bastões de caminhada proporcionam uma certa estabilidade e mais confiança.
São um bom suporte para ultrapassar obstáculos ou ainda para caminhar em terrenos pouco estáveis (neve, gelo, rocha, argila ou pequena profundidade de água).
Na caminhada, a primeira causa de acidentes é o facto de escorregarmos com facilidade, por isso, ao utilizares bastões diminuis esse risco.
Repartir o impacto e a carga entre os braços e as pernas.
Na descida, os bastões servem de amortecedores aos joelhos, tornozelos, ancas e coluna vertebral. Foi aliás provado que a utilização de bastões diminui em cerca de 25 % o impacto sobre os joelhos.
Os bastões são igualmente úteis nas subidas, onde aliviam os quadricípedes e os músculos ísquio-tibiais.
Repartindo o esforço entre os braços e as pernas, aliviamos assim estas últimas, sobretudo nas subidas.
- Para além disso, utilizando os bastões, a tua marcha será mais regular, e este ritmo vai contribuir também para reduzir o cansaço sentido.
Sobretudo em subidas onde podes utilizar os braços para puxar o corpo e dessa forma reduzir o cansaço muscular e baixar o ritmo cardíaco.