TOUCA, ÓCULOS, E TOCA A NADAR!
Hoje, a Nabaiji vai combinar exercícios técnicos com material para os braços para lhe apresentar um treino da parte de cima do corpo o mais completo possível. Técnica, propulsão, hoje vamos aprofundar tudo isto!
Para nadar cada vez melhor e cada vez mais rápido graças à técnica de braços na natação, não há segredos: o trabalho e o rigor são o cocktail perfeito!
Uma vez que os braços são os membros mais importantes para nos deslocarmos na natação, é fundamental treiná-los para ganharem potência muscular e para nadar nos dar cada vez mais prazer.
Aqueça durante uns vinte minutos para despertar todas as suas articulações, músculos e frequência cardíaca. O aquecimento é uma etapa importante antes de começar a utilizar o material auxiliar.
12 x 50 metros:
• 2 x 50m de crol
• 2 x 50m (25m crol com um só braço com prancha / 25m crol com a prancha entre as pernas)
TOTAL: 600 metros
Os exercícios aqui propostos, com e sem material, favorecem a tomada de consciência dos apoios na água e permitem corrigir o movimento e automatizar a técnica correta.
8 x 200 metros:
• 2 x 200m crol (1. com palas / 2. crol com punho fechado)
• 2 x 200m crol (1. com palas e pull buoy / 2. crol com os braços esticados)
• 2 x 200m crol (1. com pull buoy / 2. crol em "catch up")
• 2 x 200m crol (1. com pull buoy, palas, elástico/ 2. crol regular)
Não se esqueça de se manter hidratado durante os tempos de repouso, ou arrisca ter cãibras!
TOTAL: 1 600 metros
O regresso à calma será sempre feita em movimento para que o corpo recupere o seu ritmo normal aos poucos. Dê prioridade à descontração dos músculos, concentre-se na sua técnica de nado e sinta o deslize.
200 metros crol (50m crol superfície / 50m crol)
TOTAL: 200 metros
TOTAL SESSÃO: 2 400 metros
Parabéns! O treino chegou finalmente ao fim! Mais de dois quilómetros em 1h, é de se lhe tirar a "touca"! Se este treino de natação não for suficiente, adapte-o às suas necessidades/desejos.
Este tipo de treino de natação centrado no trabalho de braços é muito eficaz para aumentar a potência e melhorar a sua técnica de nado. Experimente, ficará orgulhoso de si!
Finalmente, não se esqueça de alongar e de se hidratar para evitar dores musculares no dia seguinte. Não hesite em tomar um duche bem frio para ativar a circulação e ajudar a recuperação.
Imprima o treino (e coloque-o numa bolsa plastificada para o levar consigo para as piscinas)
Vemo-nos em breve num novo treino de natação!