1. O ciclismo de estrada e o btt (bicicleta todo terreno)
● Divisão bicicleta/trail numa semana de treino: 30 % de bicicleta e 70 % de trail.
● As vantagens da bicicleta: efetuar quilómetros sem arriscar a ocorrência de ferimentos devido aos impactos.
A bicicleta de estrada é uma excelente maneira de completar o seu programa de treino de trail. Com efeito, dado que praticamos um desporto de endurance, sabemos qual é a importância de preparar o nosso corpo para os esforços longos. Ora, a bicicleta é justamente particularmente interessante pois permite efetuar sessões de treino ao longo do tempo E não traumatizantes para as articulações. Ao praticar este desporto designado de "apoio", o seu corpo não é sujeito aos impactos, como pode suceder em cada passada (e além disso, circulando raramente na estrada, nós, os praticantes de trail, mantemo-nos protegidos nos caminhos percorridos). A prática de ciclismo proporciona-nos, assim, um duplo benefício: trabalhar a nossa resistência fundamental (aumentando o nosso volume de treino), protegendo-nos da ocorrência de lesões.
Além disso, o ciclismo de estrada permite-nos treinar de diferentes formas. Por exemplo, se deseja “ obter maior rendimento ”, dito de outra forma, ter mais resistência, pode optar por efetuar saídas longas (3 horas e mais) em rodagem (ou seja mais de 90 pedaladas por minuto). Isso significa pedalar em prato pequeno, optando por carretos à esquerda (pequenas velocidades). Dessa forma, não é gerada qualquer resistência e vira as pernas "facilmente”… Mas atenção, isso não significa, no entanto, de todo que uma saída de bicicleta seja fácil!
Pelo contrário, pode optar por trabalhar a força (ou seja menos de 70 pedaladas por minuto). Para isso, terá de se posicionar no prato grande e colocar os carretos à direita da cassete (velocidades elevadas). Ao pedalar em resistência, pode também desenvolver a sua força muscular, nomeadamente a nível da coxa, o que pode ser muito útil no sentido de aumentar a sua capacidade de correr em terreno montanhosos em trail.
No que se refere a BTT, os benefícios são exatamente os mesmos que aqueles da bicicleta de estrada, com a diferença que a sua prática (aproximando-se do trail running) é ideal para se familiarizar com a leitura de percursos: uma forma de abordar de forma mais serena os caminhos técnicos e outras descidas perigosas em trail.
Então, pronto(a) a passar para as duas rodas?