Unselected
Sabia que:Os nadadores têm hipermobilidade

Sabias que:os nadadores têm hipermobilidade

Unselected

A hipermobilidade é uma característica que pode apresentar inúmeros inconvenientes na vida, mas na natação, mais do que em qualquer outro lugar, é um bem inegável. Porquê? Não te preocupes, a Nabaiji irá contorcer-se para te explicar!

Os nadadores  distinguem-se geralmente por terem uma morfologia muito específica: grandes, atléticos e com as costas em V, com os ombros largos, uma grande envergadura, e com pés compridos e grandes mãos.

Uma minoria de nadadores, e é o caso muitas vezes para os nadadores de elite, têm ainda uma qualidade suplementar: a hipermobilidade.

Unselected

1/ A hipermobilidade

A hipermobilidade carateriza-se por uma grande elasticidade das articulações, músculos e outros tecidos. As pessoas com hipermobilidade são por vezes capazes de contorcionar  algumas partes do corpo mais do que os indivíduos "normais".

Algumas pessoas com “hipermobilidade” podem torcer algumas partes do corpo permanecendo num nível de “normalidade”, e outros têm uma flexibilidade articular muito desenvolvida, parecendo por vezes um boneco de borracha!

A hipermobilidade tem infelizmente muitas desvantagens no dia-a-dia. As pessoas com hipermobilidade são frequentemente mais propensos a deslocações, tendinites, problemas articulares e dores.

Felizmente para os nadadores com hipermobilidade, vamos poder ver que não existem apenas inconvenientes!

Unselected

2/ Os nadadores e a hipermobilidade

É importante notar que a natação não provoca hipermobilidade. É mais um desporto escolhido por pessoas com hipermobilidade para evitar o impacto de outros desportos ao nível das articulações(corrida, desportos de combate…). De facto, para pessoas com “hipermobilidade”, uma torção do tornozelo ou do punho pode ocorrer rapidamente.

Os nadadores com hipermobilidade são também frequentemente motivados pela sua facilidade dentro de água e pela sua capacidade de atuar rapidamente contra os seus concorrentes. Esta predisposição morfológica é favorável à prática de natação, o que geralmente facilita a sua distinção e, portanto, a escolha do caminho da natação de competição.

A questão que não nos sai da cabeça agora é: de que forma a hipermobilidade pode ser uma vantagem para os nadadores?

Resposta...

Unselected

3/ A hipermobilidade uma vantagem real

A hipermobilidade permite a alguns nadadores serem mais “flexíveis” ao nível das articulações e utilizar essa flexibilidade em seu benefício.

A flexibilidade dos ombros não permite forçosamente nadar mais rápido mas nadar menos lentamente (nuance). Com efeito, essa mobilidade ajuda o nadador a libertar mais facilmente os ombros da água e de lhes permitir uma rotação mais "centrada" que provoca menor resistência na água. Graças à flexibilidade dos braços a amplitude do movimento de natação também aumentará.

Para além disso, num mergulho em ondulação na natação, as pernas não devem ser a única parte ativa, a ondulação tem origem ao nível do tronco. Esta técnica é muito mais fácil de realizar (ver instintiva) para uma pessoa com hipermobilidade onde o tronco, costas, bacia e joelhos descrevem uma ondulação fluída, reduzindo o atrito e aumentando a propulsão.

Finalmente, a flexibilidade does tornozelos é uma vantagem crucial em natação. O exemplo mais marcante pode ser observado na técnica do campeão Michael Phelps (uma das primeiras morfologias que foi passada a pente fino). Para além de calçar o tamanho 48, os seus tornozelos têm a capacidade de se dobrarem mais 15 graus do que os das outras pessoas. Isto permite-lhe nomeadamente chicotear a água como seria o caso de verdadeiras barbatanas naturais. Isto pode parecer mínimo, mas desta forma a força da propulsão aumenta mais de 10%.

Para as pessoas com uma predisposição natural para a natação, a hipermobilidade é uma característica corrente. Associado a este fator, um físico longilíneo permite o acesso a uma ondulação ampla e um movimento dinâmico e potente.

De forma clara, se acha que tem flexibilidade e que o contorcionismo não é o seu melhor amigo, experimente a natação!

Unselected
Sabia que:Os nadadores têm hipermobilidade

Régis

Nadador Nacional & Dialogue Leader

Unselected

Descubra a nossa seleção de conselhos

Natação: Como fazer um bom aquecimento?

NATAÇÃO: Como fazer um bom aquecimento?

Saiba os conselhos dos nossos nadadores experientes para fazer um bom aquecimento na natação antes de treinar.