Exercícios para a segurança das crianças na água
- Propulsão: Em termos práticos, a propulsão é desenvolvida na piscina dos bebés, onde as crianças se podem levantar, jogando à apanhada. É isso mesmo, correndo atrás delas!
- Equilíbrio: Marie sublinha que a criança deve gradualmente "transitar da posição vertical para a horizontal ao mesmo tempo que pratica a manutenção de uma posição estática. Devem primeiro encontrar o equilíbrio, depois prosseguir para o deslocamento na horizontal, realizando movimentos simultâneos de braços e pernas." Também conhecido por "nado à cão" ;) "O crol e os movimentos alternados virão mais tarde. Geralmente, começam a desenvolver a coordenação a partir dos 5 anos."
- Respiração: Podem agarrar-se à borda da piscina e deitar-se de costas. Segure-as à superfície, colocando a sua mão por trás das costas. Assim, conseguem flutuar com a sua ajuda. A partir daqui, podem também começar a tentar os seus primeiros movimentos de natação. Quando se sentirem preparadas, convide-as a virarem-se, com a cabeça imersa, com a sua ajuda. Para as ajudar a deslocarem-se para a frente debaixo de água, segure a cabeça e acompanhe os seus movimentos. Desta forma, a criança poderá começar a aprender a respirar debaixo de água.