A piscina torna-se desportiva

Descubra como transformar a sua piscina exterior num verdadeiro centro desportivo para toda a família! Desfrute dos prazeres da água e das várias possibilidades desportivas que a piscina oferece.

Usar a piscina para o desporto

A piscina é o local onde pode nadar, descontrair e refrescar-se num dia quente de verão. Mas também pode ser usado de muitas outras formas. Que tal transformá-la num centro desportivo? Apresentamos todas as atividades que pode levar a cabo na sua piscina de exterior para manter a forma, fazer exercícios de aquafitness, aprender a nadar, aperfeiçoar a sua técnica ou simplesmente divertir-se com a família!

Usar a piscina para o desporto

Aperfeiçoar a técnica de natação

A piscina provavelmente não é suficientemente grande para fazer voltas adequadas. Isto não deve impedi-lo de praticar natação na sua piscina! Com um elástico de natação estática, pode nadar no local independentemente do tamanho da piscina. Prenda o elástico na cintura ou nos pés dependendo do tipo de exercício e das sensações que pretende.

A natação estática oferece vários benefícios e, ao contrário do que possa pensar, os esforços necessários são tão intensos quanto os da natação clássica.

A natação estática permite-lhe concentrar-se mais nos seus movimentos e, consequentemente, na sua técnica de natação. Já não tem de se focar na contagem do número de voltas ou na execução de uma boa viragem. Para dizer a verdade, já todos nos perdemos nas contas de voltas que fizemos em sessões de treino! Agora pode focar-se inteiramente no seu corpo, nas suas sensações e nos seus movimentos.

Poderá aperfeiçoar os quatro estilos em exercícios específicos. Por exemplo, recomendo que use um tubo de natação para se concentrar nos seus gestos e para trabalhar o alinhamento do seu corpo. Desta forma, já não precisa de se preocupar com os seus movimentos para respirar e pode concentrar-se totalmente na sua técnica de natação. Sugiro também que use palas de natação e barbatanas para trabalhar a sua força e os seus apoios na água. 

O elástico de natação estática oferece inúmeras possibilidades para praticar. Depressa se tornará um novo acessório essencial na sua piscina de exterior. Porque, sim, é possível praticar desporto e fazer exercícios na sua piscina de forma divertida e eficaz!

Usar a piscina para o desporto

A vantagem adicional: O elástico de natação estática pode ser usado por toda a família, independentemente do nível! Os nadadores principiantes e os experientes encontrarão o exercício adequado para si com um elástico de natação. Até as crianças se podem divertir com a natação estática, mas sempre com supervisão de adultos.

O nosso conselho para evitar uma prática monótona. Nade com música! Com o MP3 à prova de água, pode ouvir as suas músicas preferidas enquanto pratica natação. A natação ao som da sua música favorita do momento ajuda a ter mais motivação!

Tonifique-se graças ao aquafitness e ao aquabiking

São vários os exercícios divertidos de aquafitness em que pode mexer o corpo e aproveitar simultaneamente os prazeres da sua piscina. O fortalecimento muscular, a tonificação corporal, o foco em músculos específicos ou os exercícios de cárdio são alguns dos benefícios inegáveis! Então, porque não sugere ao resto da família que participe numa pequena sessão na piscina ao ritmo da sua música favorita?

Para os que se mantêm céticos, lembre que os exercícios na água queimam mais calorias e gastam mais energias do que com exercícios no ar. A resistência da água é 12 a 15 vezes superior à do ar, por isso, prepare a sua playlist e atire-se à piscina!

Pode praticar sem material ou optar por usar acessórios de aquafitness que irão aumentar a resistência da água e tornar as suas sessões mais variadas. O incontornável esparguete de natação é ideal para trabalhar os abdominais e os braços ou para trabalho de cárdio com exercícios específicos. Se quer experimentar algo novo, recomendo os halteres aquáticos PullPush que aumentarão a resistência aquática e, consequentemente, a intensidade dos esforços musculares na parte superior do corpo.

Usar a piscina para o desporto

Procura uma atividade física dinâmica para tonificar e treinar? Porque não o aquarunning ou o aquajogging? Explico-lhe as diferenças entre as duas práticas e os benefícios destas atividades aquáticas.

No aquarunning, pratica numa passadeira aquática. Esta passadeira não tem motor, como tal, acompanha o ritmo dos seus movimentos quer corra ou ande. Pode assim variar os exercícios e a sua intensidade, trabalhar as pernas e os abdominais em profundidade e ainda a parte de cárdio. Este tipo de prática também é muito benéfica para a pele pois os movimentos da pele em contacto com a água proporcionam uma hidromassagem tonificante.

Usar a piscina para o desporto

Já o Aquajogging consiste em correr na água até ao pescoço e sem passadeira. O objetivo é não tocar no fundo, pelo que a piscina deverá ter profundidade suficiente. Ao praticar aquajogging, reproduz o movimento da corrida, seja de forma estática ou em movimento. Pode também recorrer a uma ajuda à flutuação como um cinto de ajuda à flutuabilidade ou aos halteres aquáticos PullStep nos pés que aumentam a resistência. O Aquajogging trabalha todos os músculos do corpo em simultâneo. Ajuda a tonificar as pernas e os glúteos, além dos abdominais e da parte superior do corpo. É, além disso, um bom exercício de cárdio que irá melhorar a sua resistência e o controlo da sua respiração.

O aquarunning e o aquajogging são dois tipos de práticas desportivas sem impactos que protegem as suas articulações permitindo combinar os prazeres da água com os benefícios da corrida! É convidativo para a família toda ou os amigos.

Para quem prefere a bicicleta, também é possível praticar dentro de água graças ao aquabiking.

Pedalar na água permite preservar os músculos e as articulações durante a prática. Este tipo de prática foca-se essencialmente na parte inferior do corpo, tonificando as ancas e os músculos ísquio-tibiais, modelando também os músculos dos glúteos. O aquabiking também é ótimo para aumentar a resistência e tonificar a pele. A drenagem linfática dos seus movimentos aquando do contacto com a água reduz a celulite ou a pele casca de laranja.

Então, vista o fato de banho, monte na bicicleta e usufrua dos benefícios da bicicleta na água!

Usar a piscina para o desporto
Usar a piscina para o desporto

Das atividades aqui apresentadas, o trampolim aquático é, sem dúvida, a mais divertida! Estes trampolins redondos são muito semelhantes aos trampolins convencionais em todos os aspetos, mas em vez de serem instalados no fundo do jardim, são colocados no fundo da piscina. Podem ser utilizados para uma prática puramente lúdica ou também para sessões de treino ou de reeducação. É uma forma original e divertida de melhorar a sua coordenação e o seu equilíbrio!

Ajudar o bebé na sua iniciação aquática

Os jovens pais podem perceber que o bebé adora estar na água e querem iniciá-lo na descoberta dos prazeres da piscina. Juntos, vamos saber como ajudar o bebé a iniciar-se no meio aquático.

À chegada dos dias de verão, é tempo de aproveitar ao máximo a piscina exterior. O bebé ficará encantado por dar os primeiros passos aquáticos ao seu lado, num ambiente seguro e lúdico.

No primeiro contacto da criança com o meio aquático, é essencial tornar este novo ambiente o mais acolhedor e tranquilizador possível. Todos os sentidos do bebé estão a despertar e é importante que o bebé partilhe estas novas sensações consigo. Este acompanhamento da criança na sua iniciação aquática também irá criar muitas memórias felizes para toda a família! Mantenha-se sempre por perto para tranquilizar o bebé deixando-o também familiarizar-se com este novo ambiente e descobrir experiências novas. O seu sorriso e a sua benevolência serão um grande apoio enquanto o bebé descobre gradualmente o meio aquático.

Quanto ao material, nas primeiras etapas da iniciação da criança recomendo que use uma boia com assento. A boia com assento permite ao bebé descobrir as primeiras sensações na piscina de forma confortável e com a ajuda do pai e da mãe. Para as crianças que já se sintam mais confiantes, recomendo a utilização de braçadeiras. As braçadeiras proporcionam uma maior liberdade de movimentos e uma flutuabilidade ideal.

Usar a piscina para o desporto

Depois de a criança estar familiarizada com o meio aquático, é tempo de passar para a descoberta da natação e as imersões! Nesta fase, o jogo é o maior aliado. Use a sua imaginação e a do seu filho e seja criativo para despertar a sua curiosidade. A utilização de material como pranchas, cintos de natação ou mesmo pequenos escorregas é ideal para ajudar a criança a desfrutar de novas experiências de forma totalmente segura. O objetivo desta fase de descoberta é ensinar à criança como evoluir na piscina tanto à superfície como debaixo de água. É um novo terreno de jogo onde há tanto por descobrir!

Usar a piscina para o desporto

Depois de a criança adotar os gestos corretos e se tornar autónoma no meio aquático, pode organizar jogos como caças ao tesouro com argolas e arcos aquáticos. Estes acessórios são ideais para criar circuitos na água que são simultaneamente lúdicos e educativos. Garanto que até os adultos se divertirão a passar sob os arcos colocados no fundo da piscina.

Divirta-se com estes jogos coletivos

Nada melhor do que jogos aquáticos para se divertir e exercitar em casa e em conjunto!

Já experimentou polo aquático? Forme duas equipas, selecione os guarda-redes e atire-se à água. Este desporto técnico e lúdico é uma excelente forma de praticar algum exercício enquanto se diverte na água. Só precisa de uma bola e de duas balizas insufláveis. Se quer jogar de acordo com as regras, saiba que uma partida conta com quatro períodos de 8 minutos e que a equipa que somar mais pontos vence o jogo. É uma ótima forma de incluir toda a família num desporto divertido tanto para adultos como para crianças!

Usar a piscina para o desporto

Se gosta de desportos com bolas, recomendo também o basquetebol ou o voleibol aquáticos. Para jogar basquetebol aquático, precisa de uma bola insuflável e de uma tabela de grandes dimensões. Teste o seu lançamento e tente obter o máximo de pontos possível, em equipa ou individualmente. Para jogar voleibol aquático, precisa de uma bola insuflável e de uma rede de voleibol para piscina. Acredite, este desporto não é tão fácil como parece! Sempre que a bola toca na água, a equipa adversária ganha um ponto. Então, preparar, a postos, partir!

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Quer melhorar a sua técnica de lançamento ou simplesmente divertir-se a jogar um jogo de precisão? Então o alvo aquático Kulbuto é para si! Insuflável e equipado com uma rede, este alvo balança sempre que recebe uma bola. Pode organizar um pequeno torneio com a família em que o melhor atirador ganha um prémio! Garanto que os jogadores ficam muito mais motivados quando há um prémio em jogo.

As nossas sugestões de produtos

Ficar em forma, treinar, fortalecer os músculos, reeducação, diversão, bem-estar, etc. A sua piscina é o espaço ideal para a prática de inúmeras atividades desportivas com amigos ou a família. Toca a mergulhar!