Antes de entrares na água
Quer seja para uma competição ou para uma sessão de treino em águas abertas, os nadadores devem levar algum tempo antes de partirem para analisar o seu próximo campo de jogo.
É essencial visualizar e memorizar o percurso que pretendes seguir, assim como a localização, exata, forma e cor das boias. Este passo é primordial, quer tenhas decidido nadar dentro da área de natação designada ou fora dela.
Para além de localizar as boias, procura também marcos que sejam altos e visíveis à distância ( torre, árvore, edifício, etc.). Isto é particularmente importante se estiveres a nadar no mar, por causa da altura das ondas. De facto, uma vez que estás a vários metros da costa, estas tendem a bloquear a tua visão da linha costeira e, portanto, dos teus pontos de referência.
E quanto às ondas, a melhor solução é torná-las tuas amigas! Usa-as para ganhar altura e descobrir onde te encontras mais facilmente.
A memorização destes pontos de referência chave ajudar-te-ão subconscientemente, e sem precisares necessariamente de levantar a cabeça a cada dez metros, a , manter a consistência do teu caminho.
Se fores então capaz de combinar a tua perceção espacial com uma boa técnica de respiração, serás uma bússola da vida real!