Que tal uma nutrição desportiva orgânica?

Que tal uma nutrição desportiva biológica?

A nossa primeira gama biológica chega às nossas prateleiras. Esta é a oportunidade para fazer um balanço sobre a eficácia da nutrição desportiva biológica. Contamos-lhe tudo!

Antes de começarmos, vamos lançar as bases. O que é a nutrição desportiva? Não é surpresa nenhuma que quando pratica exercício, o seu corpo não tem as mesmas necessidades nutricionais que quando está em repouso. As necessidades especiais exigem uma alimentação especial! Snacks proteicos ou uma maior ingestão de energia, entre outros, a nutrição desportiva existe para satisfazer estas necessidades.

Então, biológico ou não, faz alguma diferença? Vamos dar-lhe umas pistas antes de adiantarmos mais algo de concreto: sim e não. Mas antes de responder à pergunta, eis algumas informações gerais sobre os produtos biológicos e a nossa gama biológia!

A nossa gama de nutrição desportiva biológica

É claro que não lhe estamos a falar de nutrição desportiva biológica completamente por acaso. Em 2021, iremos ter uma gama biológica nas nossas prateleiras. Queremos dizer-lhe o que isso significa para nós.

Mas, antes disso, o que é que esta gama biológica contém?

No menu:

Bio energy fruit. Uma textura entre um gel e uma compota, perfeita para esforços de resistência inferiores a 3 horas.

Pasta de tâmaras orgânicas e sem glúten. Ideal para os entusiastas da resistência e esforços superiores a 3 horas.

Pó isotónico orgânico com limão. Para os entusiastas da resistência e esforços inferiores a 3 horas.

Barra de sementes e amêndoas biológicas sem glúten. Para todos os desportistas de esforços e sessões de treino inferiores a 3 horas.

A nossa gama de nutrição desportiva orgânica

Os nossos produtos bio em poucas palavras: falemos sobre rótulos

Para ser designado como bio, um produto deve cumprir normas europeias rigorosas e precisas. O que são estas normas? O fabrico, embalagem, armazenamento, origem e natureza dos ingredientes. Uma vez validado por estas normas, o produto é rotulado. Não existe uma longa lista exaustiva, apenas a nossa.

As nossas barras de sementes e pasta de tâmaras contam com a certificação bio em todas as fases de produção pela Ecocert® (para nós, que as armazenamos e vendemos) e pela Certifood® (para o nosso fornecedor espanhol, que as fabrica e embala).

A nossa Bio Energy Fruit, com uma textura situada entre um gel e uma compota, também conta com a certificação bio em todas as fases de produção pela Ecocert® (para nós, que a armazenamos e vendemos), e pela Certisys® (para o nosso fornecedor belga, que a fabrica e embala).

Naturalmente, o nosso novo pó bio ISO, concebido na Bretanha, também conta com a certificação biológica através do rótulo Ecocert®, ao longo de toda a sua cadeia de fabrico!

Nutrição desportiva biológica, um compromisso com a sua saúde

Menos impactante para o solo, mas acima de tudo mais saudável para si. É essa a nossa ambição. E é por isso que escolhemos uma gama de produtos de nutrição desportiva feitos a partir de ingredientes cultivados sem pesticidas, porque por detrás dos simpáticos rótulos, é isso que significa o bio.

De facto, esta gama biológica faz parte de uma abordagem global, que aplicamos a todos os nossos produtos, biológicos ou não. Trata-se da sua saúde. E do ambiente. Para nós, os dois estão interligados. O planeta é o recreio dos desportistas, por isso, cuidar dele significa cuidar de si próprio. Temos a certeza disto: vivemos melhor e mais saudáveis num planeta saudável.

Vamos dar-lhe um exemplo. Na nossa gama biológica, reduzimos a embalagem da nossa bebida isotónica. As nossas novas embalagens de 650g são concebidas com 70% menos plástico por embalagem em comparação com as embalagens anteriores. Como não queríamos fazer as coisas pela metade, também o fizemos para as nossas embalagens de 650g de bebidas isotónicas, mesmo as que não são biológicas. E isso encaixa perfeitamente com o compromisso que assumimos em 2015: reduzir o plástico das nossas embalagens.

Biológico ou natural: é parecido, não é?

A naturalidade refere-se a produtos que tenham sido quimicamente processados ou não processados de todo, idealmente com uma lista de ingredientes que não seja demasiado longa. Na realidade, os alimentos biológicos e a naturalidade não são bem a mesma coisa. Um produto pode ser natural sem ser biológico. E vice versa. Mas ambas as abordagens têm frequentemente a mesma intenção: produtos cada vez mais saudáveis.

E essa também é a nossa intenção. Já estamos a aplicar naturalidade aos nossos produtos, reduzindo a lista de ingredientes, removendo aditivos sempre que possível ou utilizando mais ingredientes naturais. As nossas referências: um documento fornecido pela União Europeia que enumera os aditivos autorizados, mas também, e sobretudo, a especialidade do Aube, o nosso engenheiro de ingredientes, cuja função é estudar cada ingrediente e verificar que o mesmo não é controverso do ponto de vista da saúde.

Para nós, conceber a nossa gama bio com uma abordagem natural faz todo o sentido. É por isso que as nossas receitas bio são ainda mais curtas e feitas de ingredientes exclusivamente naturais. Dizemos-lhe mais:

A nossa pasta de tâmaras contém 72,5% de fruta, ou seja, 68% de pasta de tâmaras e 4,5% de pó de mirtilo liofilizado.

A nossa Bio Energy Fruit é feita de apenas 5 ingredientes!

Eis outro exemplo, para fazer o nosso pó bio ISO, optámos por um ingrediente totalmente novo: o açúcar de beterraba é proveniente da Alemanha, mas também da França, uma vez que os campos franceses acabam de completar a sua transição para a agricultura biológica.

Finalmente, a baga de acerola substitui a vitamina C pura, que é proibida nos produtos biológicos.

Nutrição desportiva biológica a um preço justo: um verdadeiro desafio

Conceber produtos bio: sim. Rejeitar o nosso objetivo, ou seja, tornar o desporto acessível ao maior número de pessoas possível: não. E a acessibilidade, especialmente a produtos desportivos, passa pelo preço certo. Mas o que é o preço certo? Um produto de qualidade ao melhor preço. Porque uma coisa é certa: as nossas equipas de designers e engenheiros não comprometem a qualidade.

Sim, bio é mais caro. Provavelmente não precisamos de lhe dizer isto novamente. Basta um olhar para as prateleiras das lojas, e não apenas para as nossas, e irá rapidamente perceber isso mesmo. Custa mais para si como consumidor, mas também para nós como designers. Simplesmente porque o preço das matérias primas que entram nos nossos produtos não é o mesmo. Um exemplo: ao substituir a vitamina C pura pela baga de acerola, acresce um custo.

Portanto, uma gama bio ao preço certo é um verdadeiro desafio. Os nossos engenheiros conseguiram fazê-lo, após longas horas de trabalho. Demos uma vista de olhos pelas prateleiras biológicas. E, em termos de preço, pensamos que estamos numa situação bastante boa!

Finalmente, a nutrição desportiva bio é eficaz?

Em geral, sim, com algumas pequenas subtilezas. Como dissemos na introdução, a nutrição desportiva responde a necessidades nutricionais específicas. Estas necessidades dependem da duração do seu esforço. Sim, não se usa a mesma quantidade de energia para uma corrida de uma hora como se usa para uma caminhada de várias horas. Nós explicamos.

Para esforços de 3 horas ou menos, nada muda, os produtos de nutrição desportiva bio são tão eficazes como os não bio.

Para esforços superiores a 3 horas, existem algumas diferenças, porque o seu corpo necessita de mais vitaminas e minerais. No entanto, alguns deles são proibidos pelo setor biológico. Mas porquê? Porque são considerados supérfluos. É o caso da vitamina C, por exemplo. O seu papel num snack nutricional consiste em otimizar um produto que não é naturalmente tão rico em nutrientes. O setor biológico acredita que esta transformação do produto, através da adição de vitaminas, é supérflua.

Mas então, será a nutrição desportiva biológica inútil para a minha próxima longa caminhada? Não se pode dizer isso! Para compensar a remoção da vitamina C, foi adicionada acerola em pó a todos os nossos produtos biológicos. É uma fonte natural de vitamina C, um antioxidante que ajuda a proteger as suas células do stress oxidativo e também contribui para um metabolismo energético normal.

Vamos fazer um resumo para concluir. A nutrição desportiva bio não faz muita diferença para o desporto. Mas pode fazer a diferença para a sua saúde e para a saúde do planeta. Antes de mais, queremos dizer-vos que adotar ou não a nutrição desportiva bio é uma questão de escolha. Não estamos aqui para ditar a sua. Por outro lado, queremos garantir que o desportista que quer consumir produtos bio encontrará o que procura nas nossas prateleiras.