Deixe-se guiar para acompanhar o seu filho o melhor possível na sua descoberta da água.

A PEDAGOGIA DO PROFESSOR DE NATAÇÃO

pedagogia da aprendizagem aquática divide-se em três etapas, "Descobrir a água", "Descobrir a natação" e, por fim, "Descobrir a imersão". Quando a criança aborda uma destas etapas, depois de progredir, deve fazê-lo a divertir-se!

No que diz respeito à descoberta da água, o seu filho pode começar desde cedo, a partir dos 6 meses. Consoante a sua idade e as suas capacidades motoras, os exercícios lúdicos propostos e o material utilizado serão diferentes.

Qualquer que seja a sua idade, para evitar que a criança perca marcas de referência muito importantes, o objetivo desta etapa é de a fazer descobrir este novo meio, permitindo-lhe manter uma posição vertical, cabeça fora da água, como em terra.

Para aumentar a sua confiança, a presença de um adulto que saiba nadar com a criança, na água, é indispensável.

DESCOBRIR A ÁGUA PARA OS MAIS PEQUENOS

Nesta idade, a criança sustenta-se com dificuldade, o seu tónus ainda não está desenvolvido e muito menos a sua coordenação. Para que beneficie em pleno dos prazeres da água, deve estar bem apoiada. Nesta fase, mesmo um contacto parcial com a água será suficiente para se habituar e para a iniciação.

As boias-cadeiras de bebé e as plataformas de iniciação aquática cumprem esta missão e são perfeitas para a descoberta dos mais pequenos. A sua utilização necessita de um contacto com o equipamento e uma grande proximidade com a criança.

As boias-cadeiras de bebé permitem uma descoberta da água com toda a segurança mas limitam os movimentos do bebé. Esta segurança pode ser vantajosa se tem várias crianças à sua volta mas o bebé pode sentir a necessidade de se movimentar. As plataformas de iniciação aquática permitem uma grande liberdade de movimentos à criança, permitindo-lhe explorar as suas capacidades e de jogar com toda a liberdade num espaço parcialmente restrito. A sua utilização necessita de uma vigilância acrescida.

Se estiver muito angustiado em levar o seu filho para a água tão cedo, pode também utilizar uma pequena piscina. Fará uma transição ideal para familiarizar o seu filho com a água, antes de ele entrar no "banho grande".

descobrir-a-água-para-os-mais-pequenos

DESCOBRIR A ÁGUA PARA OS MAIORES DE 3 ANOS

A criança tem agora suficiente tónus para suportar os seus ombros e manter o equilíbrio. Mesmo se estiver a dar os seus primeiros passos aquáticos, esqueça as boias-cadeiras ou as plataformas. Ela necessita de flutuabilidade para se sentir confiante mas um contacto mais relevante com a água poderá ser iniciado.

boia redonda permite-lhe descobrir a água  com muita lucidez e com a parte de cima do corpo fora de água, o que é favorável à iniciação mas que apresenta um interesse pedagógico limitado.

Para descobrir a água e as primeiras sensações aquáticas, as braçadeiras de natação permitem à criança entrar totalmente dentro de água. Irá manter facilmente a posição vertical e a cabeça fora da água. Se o suporte dos ombros é um pouco difícil no início, determinadas braçadeiras de evolução oferecem uma flutuabilidade ventral modulável na qual a criança pode apoiar-se até ficar mais à vontade apenas com as braçadeiras.

descobrir-a-água-para-os-maiores-de-3-anos

Ai está, agora que já sabe como escolher o material adequado ao seu filho para que ele descubra a água com toda a segurança, convido-o agora a descobrir abaixo os nossos artigos que lhe podem interessar.

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE