QUAL É O BENEFÍCIO DOS ROLOS DE MASSAGEM NA RECUPERAÇÃO?

Foam roller, rolo de massagem, ouve falar deles cada vez mais, mas conhece realmente os benefícios deste acessório de massagem e de que modo utilizá-lo corretamente na recuperação?

De facto, o rolo de massagem tornou-se um elemento indispensável para promover a recuperação após o desporto. Porque e como utilizá-lo? Dizemos-lhe tudo neste artigo!

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A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO ATRAVÉS DA MASSAGEM 

A recuperação constitui um elemento essencial na evolução do desportista, devendo fazer parte do treino e tornar-se num hábito que ajuda o corpo a regenerar-se e a ter um melhor desempenho. Um dos meios para uma boa recuperação é a massagem.

De facto, a massagem de recuperação desportiva permite relaxar os músculos, diminuir os pontos rígidos e devolver a flexibilidade aos músculos. Permite também melhorar o início das cicatrizações das microlesões das fibras musculares causadas pelo esforço, estimulando a circulação sanguínea e promovendo a eliminação das toxinas. Tudo isto para uma melhor recuperação.

E não é tudo: em função da localização e da forma da massagem, pode devolver a flexibilidade aos tendões, promover o retorno venoso e ter um efeito antálgico com a diminuição da sensação de dor.

Todos sabemos que massajar-se sozinho não é fácil, e é aí que entra o rolo de massagem. É o acessório ideal para automassajar-se, um aliado importante para otimizar a recuperação!

O QUE É UM ROLO DE MASSAGEM

Um rolo de massagem, foam roller em inglês, é um rolo em espuma de densidade mais ou menos dura que permite efetuar massagens profundas graças ao peso do corpo. Por exemplo, pode colocar o rolo de massagem debaixo das costas quando estiver deitado e fazer movimentos de vaivém para que o rolo deslize nas costas. Da mesma forma, se quiser massajar a barriga das pernas, as coxas ou os glúteos, coloque o rolo na zona a massajar e faça-o deslizar.

É o peso do corpo que vai efetuar pressão sobre os músculos, a massagem vai relaxar os músculos em profundidade. Comece suavemente para, de seguida, aumentar a pressão.

Se sentir uma zona de tensão, um ponto mais doloroso (trigger point), não hesite em insistir nesse ponto.

OS DIFERENTES TIPOS DE ROLO DE MASSAGEM 

Os rolos de massagem estão disponíveis em diferentes comprimentos e diâmetros, com dureza mais ou menos significativa para adequação às necessidades individuais:

  - Para uma massagem suave, optar por um foam roller com espuma lisa e confortável.

  - Para uma massagem mais intensa, escolher um rolo de massagem com espuma dura e estruturada.

  - Para uma massagem com eficácia aumentada, optar pelo rolo de massagem eletrónico, pois as suas vibrações proporcionam ainda mais descontração aos músculos, fazendo menos esforço.

  - Se pretende um produto para levar consigo para os treinos e as competições, estão disponíveis rolos de massagem pequenos, muito práticos.

COMO UTILIZAR O ROLO DE MASSAGEM 

Quando o tiver na mão, nem sempre é fácil saber como utilizar o rolo de massagem. Siga estes conselhos de ajuda na automassagem:

  - Fazer um movimento de vaivém para que role na parte do corpo que pretende massajar (costas, coxas, barriga das pernas, etc.).

  - Utilizar o rolo de massagem no chão ou em cima de uma mesa.

  - Para a máxima eficácia, recomendamos que a massagem seja feita durante 5 minutos por cada grupo de músculos.

Veja neste vídeo o modo de utilização do rolo de massagem hard e todas as possibilidades oferecidas:

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Charlotte

Apaixonada por desporto, pratiquei dança durante muito tempo antes de descobrir o triatlo, que se tornou um vício desde a minha primeira prova! Fã das distâncias Sprint e Olímpica, adoro a variedade proporcionada por este desporto, tanto ao nível da prática como do ambiente no qual evoluo. O triatlo proporciona sempre bons desafios com muita diversão!

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